[REPORTAGEM]: The Smashing Pumpkins | Campo Pequeno | 9 Dezembro 2011



Fã que é fã, fica sempre satisfeito quando vai a um concerto de uma das suas bandas preferidas, mas fã que conhece apenas os grandes êxitos da banda, por vezes sai do espectáculo com uma certa desilusão estampada no rosto.
Apesar do grande número de verdadeiros fãs que se encontravam em frente ao palco, e que não pararam um segundo de pular e cantar, o Campo Pequeno recebeu muitos outros que apenas conheciam os hits dos Smashing Pumpkins.

A histeria instalou-se na sala quando Billy Corgan, o único elemento da formação original da banda, subiu ao palco juntamente com os seus outros três companheiros (Mike Byrne, Jeff Schroeder e Nicole, que na noite anterior sentiu-se menos bem disposta, tendo mesmo que abandonar o palco no encore). Aplausos e gritos deram as boas vindas a esta banda que conta com mais de vinte anos de carreira e com um historial de grandes sucessos que, de uma maneira ou de outra, já todos nós ouvimos por aí.

No entanto, essa euforia perdeu-se lá para o meio do concerto – as músicas tornaram-se maçadoras para quem não as conhecia; a pouca interacção com o público afastou emocionalmente os músicos da plateia; os minutos de instrumentais, quebraram o clima existente; as palmas tornaram-se cada vez menores ou com menos intensidade; muitos abriam a boca; mas nada disto desmotivou o público presente.
Billy, que já garantiu não querer que os Smashing Pumpkins se tornem numa banda nostálgica, veio a Portugal revelar um pouco daquilo que vai ser o novo trabalho, «Oceania», a ser lançado no início de 2012.
O som estava tão alto que por vezes as guitarradas tornavam-se uma tortura para os nossos ouvidos – não estando com isto a criticar a prestação dos músicos, muito pelo contrário, mas a acústica do Campo Pequeno deixa muito a desejar.

Apesar da frieza entre os músicos e a plateia, o público português decidiu mostrar que estavam ali, que estavam a gostar e que queriam mais, e todos os presentes começaram a aplaudir a banda - Billy agradeceu com gestos, apontando para o peito, sempre sem dirigir uma única palavra aos presentes. A primeira vez que decidiu comunicar com os fãs, foi já no encore, para dizer um “Muito obrigado! Obrigado”.

A setlist foi feita para agradar a gregos e a troianos (ok, talvez mais a uns do que a outros), e se muitos pensam que faltaram temas como “Today”, “1979”, “Ava Adore”, “Perfect” ou “Stand Inside Your Love”, também tivemos direito a ouvir clássicos como “Cherub Rock”, “Tonight, Tonight”, “Zero” e “Bullet with Butterfly Wings”, que levaram à euforia dos presentes.
Todo o Campo Pequeno cantou, pulou e até tentou iniciar um pequeno moshe, que foi interrompido pela preocupação dos seguranças que se encontravam em frente ao palco (sejamos sinceros meus senhores, se a banda tem um som forte, se o público esteve mais de uma hora à espera de temas como estes, deixem lá a malta curtir à sua maneira).

Também no encore e, para nosso espanto, Billy brincou com os presentes, perguntando quem era de Lisboa, e quem era do Porto, fazendo com que houvesse uma pequena competição de gritos e braços no ar entre lisboetas e portuenses. Um momento descontraído, que deu andamento para um final bastante emotivo, onde Billy sozinho em palco, apenas com a sua guitarra, cantou “Disarm”.

Uma setlist bastante inteligente, passou por trabalhos antigos como «Gish», «Siamese Dream» ou « Mellon Collie and the Infinite Sadness». No entanto, notou-se da parte dos presentes um certo descontentamento com este alinhamento. Mas, se a analisarmos bem, a banda trouxe diversidade nos temas, passando por álbuns de 1991 até 2009 e conseguiu mostrar aquilo que era o principal objectivo desta tournée, ou seja, presentear os fãs com temas daquele que será o próximo trabalho dos Smashing Pumpkins.


Alinhamento:
Frail and Bedazzled
Silverfuck
Starla
Muzzle
Geek U.S.A.
Soma
Siva
Thru The Eyes of Ruby
Cherub Rock
Tonight, Tonight
For Martha
Oceania
Quasar
Pinwheels
Pale Horse
Zero
Bullet with Butterfly Wings
~ENCORE~
A Song For a Son
I Am One
Disarm



Para visualizar as galerias, deverá ter instalada a última versão do Adobe Flash Player



Voltar ao início


Fotografia: José Reboca
Texto: Cátia Santos
Agradecimentos: Everything is New
Banda: The Smashing Pumpkins
Local: Campo Pequeno, Lisboa
Data: 9 Dezembro de 2011

1 comentários:

Anónimo disse...

Sou um fã que fica sempre satisfeito quando vai a um concerto das minhas bandas favoritas, dito isto, amei o concerto no dia 8!!!

Pedro R.

Enviar um comentário