[REPORTAGEM]: Xutos & Pontapés | Campo Pequeno | 11 Dezembro 2011



Se falarmos de uma banda portuguesa que move fãs de norte a sul, sabemos logo de quem estamos a falar. Com mais de 30 anos de carreira, os Xutos & Pontapés conseguem arrastar multidões e encher as maiores salas de Portugal.
Desta vez, o Campo Pequeno foi palco para dois concertos da banda de Zé Pedro, Tim, Kalú, Gui e João Cabeleira. Se um dia foi pouco, os portugueses tiveram direito a dois dias de espectáculo, que contaram com casa praticamente cheia tanto no dia 10 como no dia 11.

À chegada conseguimos logo caracterizar o ambiente: familiar. Imensas crianças acompanhadas pelos seus pais, vestidas com camisolas da banda ou com um lenço vermelho no pulso – provavelmente para muitos deles, seria a primeira vez que iam a um concerto, e isso tornou tudo ainda mais emocionante para a pequenada.

Um alinhamento que contou com vinte e sete temas, começou com “Sémen”, passando logo para êxitos como “Ai Se Ele Cai”, “À Minha Maneira” e “Não Sou o Único”. Escusado será dizer que, quem se encontrava nas bancadas (que estavam lotadas), não aguentou ficar sentado. Todo o Campo Pequeno cantou e pulou até ao último segundo – sempre pedindo por mais. E quando os fãs pedem, as bandas não dizem que não.

“Enquanto a Noite Cai” deu andamento para uma pequena falha técnica que prontamente foi resolvida e encarada com descontracção, dando lugar a um “Superjacto” de rock que continuou pela tarde/noite dentro.
“Boa tarde, bem vindos ao Campo Pequeno. Eu e o Zé Pedro vamos aqui fazer uma musiquinha dos Xutos”, disse Kalú, que deixou a sua bateria, para se dirigir à frente do palco apenas com uma pandeireta na mão. Juntamente com Zé Pedro, cantou o tema “Tonto”.
Também Kalú protagonizou um momento hilariante, quando no final do espectáculo agradeceu ao “Coliseu”, gerando risos por toda a plateia e por toda a banda.
“Circo de Feras” e “Contentores”, fecharem em grande esta primeira parte de concerto, levando todos os presentes a cantar em uníssono com Tim, “adeus aos meus amores que me vou”, mas não por muito tempo.

Segundos depois Zé Pedro regressava ao palco para, como habitual, fazer os agradecimentos da praxe e para informar que se estava a dar muito bem com o seu fígado novo. “Vou continuar aqui por muitos e muitos anos”, disse. Assim o desejamos, até porque, “qualquer banda gostaria de ter o público que os Xutos & Pontapés têm”, e como tal, queremos que a banda dure muitos mais anos, para que possam continuar a dar o prazer aos portugueses de assistir a um bom concerto de rock, cantado em português.
Um encore de luxo, com “Quem É Quem”, “O Homem do Leme”, “Maria” e “A Minha Casinha” deu lugar a um segundo encore, despedindo-se ao som de “Para Sempre”. Apesar dos "só mais uma" pedidos pelo público, a noite teve que acabar por volta das 21h, não tivesse a criançada que acordar cedo no dia seguinte, para mais um dia de escola.

Ainda na primeira parte, estiveram os João Só e Abandonados, que conseguiram, e muito bem, cativar o público presente. Se pelo meio puxavam pelo mesmo gritando “Xutos & Pontapés”, não era sequer necessário recorrer ao nome da banda principal para que os presentes lançassem aplausos efusivos.
Já no final, ainda cantaram com a banda, um dos seus temas mais conhecidos, “A Marte”, mostrando que, não são meros desconhecidos e até já têm um lugar no coração dos portugueses. Aliás, Zé Pedro mostrou o interesse pela existência de novas bandas, o “novo sangue” na música portuguesa.

Alinhamento:
Sémen
Ai Se Ele Cai
À Minha Maneira
Não Sou o Único
O Mundo ao Contrário
Gritos Mudos
Enquanto a Noite Cai
Superjacto
Perfeito Vazio
Prisão em Si
Ave Maria
Tonto
Esta Cidade
Conta-me Histórias
Vossa Excelência (dos Titãs)
Jogo do Empurra
Alta Rotação
Dados Viciados
Dia de S. Receber
Chuva Dissolvente
Circo de Feras
Contentores
~ ENCORE I ~
Quem É Quem
O Homem do Leme
Para Ti Maria
A Minha Casinha
~ENCORE II ~
Para Sempre




Para visualizar as galerias, deverá ter instalada a última versão do Adobe Flash Player



Voltar ao início


Fotografia: José Reboca
Texto: Cátia Santos
Agradecimentos: Inha, Paula e Maria Luís
Banda: Xutos & Pontapés
Local: Campo Pequeno, Lisboa
Data: 11 Dezembro de 2011

0 comentários:

Enviar um comentário