[REPORTAGEM]: James Blunt | Coliseu dos Recreios | 16 Outubro 2011



Meio intimista, acolhedor, alegre, festivo, foi assim o concerto de James Blunt ontem na sala do Coliseu dos Recreios. Aliás, a sala não poderia ter sido a melhor, pois esta consegue ter a capacidade de aproximar os fãs dos artistas de uma maneira que nenhuma outra consegue.

James apareceu vindo do fundo, não, não foi do fundo do palco, mas no fundo da sala. Passando pelo meio do público, com apenas um foco de luz a incidir sobre ele, James Blunt subiu ao palco, sem atrasos, gerando desde logo uma enorme euforia por parte de todos os fãs – uma sala longe de estar esgotada, mas que se encontrava muito bem composta, recebeu esta tour Some Kind of Trouble, nome do seu último trabalho editado em 2010.

“So Far Gone”, o segundo single de Some Kind of Trouble, deu início a um espectáculo que previa ser estrondoso. O cantor e a sua banda fizeram-se acompanhar por inúmeros ecrãs e leds que ao longo do concerto foram passando imagens relacionadas com cada um dos temas. Um aparato que não esperavamos de um James Blunt, mas que encaixou na perfeição. Se muitos sentiram um arrepio na espinha em certos temas? - Acreditamos mesmo que sim. A voz afinada e única de James, a sua simpatia, juntamente com as melodias que tocam no coração, fizeram uma brilhante junção.

Não muito comunicativo, mas o suficiente para que o considerássemos simpático, James lançou um “Olá Lisboa. Boa noite”, pedindo desculpa pelo seu mau português. Claro que desculpamos, mesmo sabendo que no chão se encontrava um papel com tradução de meia dúzia de expressões para português - valeu o esforço. Mas assim que ele disse em sotaque espanhol “falo um pouquito espanhol” o público aí sim, lançou uns sons de desagrado. Mas sem rancor, o concerto continuou e nós continuámos também a bater o pé, tema após tema.
Mesmo com os seus 37 anos de vida, James mostrou ter uma genica enorme em palco, ora subindo para cima do piano ora lançando-se para o público, tal qual banda de punk-rock.

James trouxe a Lisboa uma playlist recheada de sucessos, que foram desde temas como “Wiseman” do seu primeiro álbum Back to Bedlam, a “Carry You Home” do segundo trabalho All The Lost Souls passando por temas do terceiro e último disco.
Os seus sete anos de carreira estão marcados por grandes hits, que de uma maneira ou de outra, quer seja fã ou não, todos conhecem e sabem cantarolar. E foram nesses hits que o público mais se manifestou, batendo palmas e pulando. Em uníssono cantaram temas como “Goodbye my Lover”, “High”, “Same Mistake”, e a que James dedicou a Lisboa, “You’re Beautiful”.

Uma primeira saída do palco esperava-se curta, não fossem os pés dos presentes baterem com toda a intensidade no chão do Coliseu dos Recreios, como que pedindo ao cantor que voltasse e não acabasse com aquele momento.
“Stay The Night”, o primeiro single de Some Kind of Trouble trouxe de novo James a palco, acabando a noite ao som de “1973”, outro dos seus êxitos.
Despediu-se de todos, não sem antes tirar uma fotografia à plateia e não sem antes receber das mãos de um fã uma bandeira de Portugal.

Às 20h45, como primeira parte deste concerto, subiu ao palco um grupo de três jovens que fizeram as delícias de uma sala ainda pouco composta. Os Jukebox the Ghost, conseguiram surpreender aqueles que não os conheciam. Com apenas três elementos, Ben Thornewill, Tommy Siegel e Jesse Kristin, tocaram temas como “Schizophrenia”, “Summer Sun” e “Somebody”, sempre muito aplaudidos pelo público.
Despediram-se dizendo que iriam estar "lá por fora" e quem quisesse ir ter com eles, "seria um prazer". E assim foi! Mesmo no final do concerto de James Blunt, os elementos andavam a vaguear pela sala, ora distribuindo beijos ora pousando com os fãs para a foto.

Alinhamento:
So Far Gone
Dangerous
Billy
Wiseman
Carry you Home
These are the Words
I'll Take Everything
Out of my Mind
Goodbye my Lover
High
Same Mistake
If Time is All I Have
Turn Me On
Superstar
You're Beautiful
So Long Jimmy
I'll Be Your Man
~ENCORE~
Stay the Night
1973




Para visualizar as galerias, deverá ter instalada a última versão do Adobe Flash Player



Voltar ao início


Fotografia: José Reboca
Texto: Cátia Santos
Agradecimentos: PEV Entertainment
Músico: James Blunt
Local: Coliseu dos Recreios, Lisboa
Data: 16 de Outubro de 2011

0 comentários:

Enviar um comentário