[REPORTAGEM]: Gotan Project | Jardins Palácio Cristal | 28 Agosto 2011



Se o cheiro a orvalho se fazia estender na névoa que embarcava lá no céu naquela noite, não era o motivo para aquecer o corpo e a alma das pessoas que pairavam na fila na expectativa de pisarem o solo dos jardins do Palácio de Cristal da cidade do Porto.

A melodia que se esperava entoar nas gotículas de ar, solidificando numa porção mágica o que há de mais tradicional em Buenos Aires – o tango – juntamente com a música electrónica, provocado por um trio de fazer arrepiar, Philippe Solal, Eduardo Makaroff e Christopher Muller.
“Cuesta Abajo” pronuncia o chamamento envolvendo‐se no tema “Epoca”, onde a voz de uma figura feminina bem apresentável, com um vestido que transportava o aroma a tango, aos olhos de quem a olhava, de repente se fez ouvir ‐ Claudia Pannone.
A cantora principal das melhores casas de tango em Buenos Aires – Esquina Carlos Gardel e Esquina Homero Manz – acompanha desta vez os Gotan Project e a restante banda nesta tour.

O som latejante que envolvia o espaço ia enaltecendo os movimentos corporais que cada um libertava, nem que fosse somente um ligeiro abanar de pé ou de cabeça.
Alcançava‐se o sentimento profundo com os olhos fechados, ou simplesmente a contemplar a mise‐en‐scène de projecções onde o estilo dos Gotan se fazia sentir.
E se temos uma alma sedutora, partimos do princípio que o palco da plateia será nosso por aquela noite, e as asas dançantes deixam‐se guiar por entre os casais apaixonados, em “Divan”.
Segue‐se “Rayuela” como homenagem ao escritor Julio Cortázar, em que o refrão despojado por um coro de crianças faz‐se ouvir pelas vozes do público que ia discretamente sussurrando.
De “De Hombre A Hombre”, onde a projecção mostra o quanto é possível tornar‐se um tango meramente feminino, contradizendo o seu título, revelando pedaço de sensualidade.
As confissões do álbum Lunático estavam lançadas com o tema “Mi Confesion”, onde as ovações se penetravam por ali, acudindo o orgulho dos Gotan Project.
É lançado um dos temas mais conhecidos do seu mais recente álbum – “Tango 3.0” – com a contribuição vocal de um dos comentadores de futebol, Victor Hugo Morales, onde a troca silábica constrói‐se a partir de goal para gotan.
De volta ao palco, Claudia Pannone deixa‐se levar por “Diferente”, oferecendo‐nos um momento de nostalgia, levando‐nos de Paris a Buenos Aires. E de tango em tango, edifica‐se uma noite belíssima, acompanhada desta vez por “El Mensajero”, apurando os acordes de cada instrumento, como se tratasse de um monte de especiarias acabadas de se juntar e a transformar o nosso paladar numa explosão de sensações, num misto de “Panamericana” e “Triptico”.
A noite prolongava‐se para um encore onde um megafone projectava a única voz feminina em “Mil Millones”, seguindo‐se de “Peligro” e a tão esperada “Santa Maria (Del Buen Ayre)”.
As vénias e os agradecimentos de Gotan Project perante uma plateia imensa que preenchia uma parte daquele recinto, decidem terminar a noite com a melodia “Inmigrante”.

Alinhamento:
Cuesta Abajo 
Epoca 
Divan 
Rayuela 
Una Musica Brutal 
De Hombre A Hombre 
Toda Mi Vida 
Mi Confesion 
La Gloria 
Diferente 
La Musica De Siempre 
El Mensajero 
Panamericana/ Triptico/ Panamericana 
Mil Milones 
Peligro 
Santa Maria (Del Buen Ayre) 
Inmigrante 



Para visualizar as galerias, deverá ter instalada a última versão do Adobe Flash Player



Voltar ao início


Fotos: Carina Guilherme
Texto: Maria Manuel
Agradecimentos: PEV Entertainment
Grupo: Gotan Project
Local: Jardins do Palácio de Cristal, Porto
Data: 28 Agosto de 2011

0 comentários:

Enviar um comentário