[REPORTAGEM]: Festas do Mar (10º Dia) | Cascais | 28 Agosto 2011



Em grande! Foi assim que terminaram as Festas do Mar em Cascais, com uma homenagem a Tozé Brito, músico, cantor, compositor e promotor, que tanto contribuiu para a música portuguesa. Uma noite que contou não só com música, mas com histórias, conversas, piadas e emoções.

O primeiro a subir ao palco foi mesmo o homenageado que confessou estar muito honrado e feliz, começando por cantar "20 Anos", um dos grandes êxitos do seu ex-colega e amigo, José Cid.
Mas a noite, apesar de ser dedicada a Tozé Brito, também contou com a presença de variados artistas do panorama musical português, que de uma maneira ou outra passaram pela vida de Tozé. Entre eles, Francisco Mendes, o "mestre de cerimónias da festa" que apresentou este espectáculo, apesar dos muitos problemas técnicos com o som.

Quarteto 1111 formado em 1967, aquando da sua vinda para Lisboa, foram os primeiros a pisar o palco neste dia das Festas do Mar, para cantar "Lenda De El Rei D. Sebastião" e "Doce e Fácil Reino do Blá Blá Blá".
E a história da vida de Tozé continuava a ser contada por Francisco Medes. Estávamos na época de setenta, mais precisamente em 1976 quando Tozé forma o grupo Gemini, o primeiro a conseguir um disco de ouro em Portugal, na altura com 50 mil cópias vendidas (ironicamente comparado, por Francisco Mendes, com os tempos de hoje, onde são apenas necessárias 10 mil cópias vendidas para um disco se tornar ouro em Portugal). Dos Gemini soou na baía o tema "Pensar em Ti" brilhantemente apresentada pela banda residente, que acompanhou maior parte dos temas que se seguiram.

Vitor Espadinha foi convidado a pisar o palco para cantar o tema "Recordar é Viver", escrito nos anos 70.
E porque não podemos falar dos anos 80 sem recordar aquela que foi a girlsband mais famosa de Portugal, as Doce, foi a vez de ouvir "Amanhã de Manhã" e "Bem Bom", pela voz de Lena Coelho (ex-Doce) e das Doce Mania, que, aliás, foram dois temas que contaram com a participação em massa de todo o público presente, que cantou e aplaudiu do início ao fim.

Em 1980, com o tema "À Tua Espera", Simone de Oliveira participou no Festival OTI. Se naquela altura conseguiu um aplauso bastante calorento, neste dia de Festas do Mar o mesmo aconteceu. O público fez a maior ovação da noite e atrevo-me a dizer, a maior ovação das Festas do Mar. A cantora/actriz não teve palavras para agradecer tamanho carinho (quase nos pareceu o dia em que ganhou um Globo de Ouro Mérito e Excelência).

Porque a história continuava e ainda estávamos nos anos 80, foi a fez de chamar ao palco Paulo de Carvalho que em acústico cantou "Mãe Negra" e "Os Meninos do Huambo", chamando posteriormente Tozé Brito para com este cantar o tema "Olá, Então Como Vais?".
Se a noite já nos transmitia um misto de concerto e festa particular entre amigos, "A Cor do Teu Baton" foi cantada pela voz de Herman José, que aproveitou para contar umas quantas piadas, ora sobre a velhice e sobre a próstata, ora sobre José Castelo Branco.

Quem não conhecia muito da história de Tozé Brito ficou com a sensação que todas as letras escritas pelo compositor, tiveram um enorme sucesso, tanto que muitas delas ganharam o Festival da Canção. Adelaide Ferreira começou a sua actuação com "Penso em Ti, Eu Sei", escrita por Tozé em 1985, mas o público queria ouvir outro grande êxito da cantora, "Papel Principal" arrepiou e encantou todos os presentes. Mesmo depois de vários anos da origem deste tema, Adelaide Ferreira continua a cantá-lo com alma e paixão.

Um salto foi dado, e depois de Pedro Vaz ter cantado "Memo", tema comemorativo dos vinte anos do Quarteto 1111, foi a vez de dar lugar aos mais jovens, e aqueles que se atreveram a bater à porta de Tozé Brito na altura que criou a sua promotora discográfica, MAR. Lucia Moniz, Francisco Mendes, Pedro Vaz, Anjos e Marta Plantier acabaram uma noite que marcará com certeza o historial das Festas do Mar em Cascais.

"Vocês deixam-me sem palavras, é muita emoção. Foi uma noite fantástica" agradeceu Tozé Brito. E para acabar em beleza, antes do fogo de artifício da despedida, Tozé e todos os convidados subiram ao palco para cantar, mais uma vez, "20 anos".

Para o ano esperamos contar com mais uma edição das Festas do Mar que tanto animam as noites de verão de Cascais.


Alinhamento:
20 Anos (Tozé Brito)
Lenda De El Rei D. Sebastião (Quarteto 1111)
Doce e Fácil Reino do Blá Blá Blá (Quarteto 1111)
Pensar em Ti (Banda)
Recordar é Viver (Vitor Espadinha)
Amanhã de Manhã (Lena Coelho + Doce Mania)
Bem Bom (Doce Mania)
À Tua Espera (Simone de Oliveira)
Olá, Então Como Vais? (Paulo de Carvalho + Tozé Brito)
A Cor do Teu Baton (Herman José)
Penso em Ti, Eu Sei (Adelaide Ferreira)
Papel Principal (Adelaide Ferreira)
Memo (Banda)
Dizer Que Não (Lúcia Moniz)
A Vida Segue Lá Fora (Lúcia Moniz)
Dá-me Luz (Francisco Mendes)
Remédio Santo (Marta Plantier)
Tinhas Razão (Pedro Vaz)
Virar a Página (Anjos)
20 anos (Tozé Brito + Todos os convidados)



REPORTAGEM FESTAS DO MAR 2011:
1º Dia | James (19 Agosto 2011)
2º Dia | Amor Electro (20 Agosto 2011)
3º Dia | Carminho (21 Agosto 2011)
4º Dia | Deolinda (22 Agosto 2011)
5º Dia | Zeca Sempre (23 Agosto 2011)
6º Dia | Aurea (24 Agosto 2011)
7º Dia | Vanessa da Mata (25 Agosto 2011)
8º Dia | Susana Félix (26 Agosto 2011)
9º Dia | Luís Represas (27 Agosto 2011)
10º Dia | Homenagem a Tozé Brito (28 Agosto 2011)




Voltar ao início


Fotos: José Reboca
Texto: Cátia Santos
Agradecimentos: Câmara Municipal de Cascais
Banda: Homenagem a Tozé Brito
Local: Baía de Cascais, Cascais
Data: 28 Agosto 2011 (10º dia do festival)

0 comentários:

Enviar um comentário