[REPORTAGEM]: Festas do Mar (2º Dia) | Cascais | 20 Agosto 2011



O segundo dia das Festas do Mar em Cascais foi abençoado por São Pedro. Se a manhã começou bem chuvosa, a noite tornou-se bastante calma e calorenta.
No entanto, e devido às “condições meteorológicas” os concertos marcados para este dia tiveram algum atraso.
A primeira parte do espectáculo ficou a cargo de Manuel Guerra. Mas o público queria era ver uma das bandas revelação deste ano no panorama musical português, os Amor Electro.

O recinto estava visivelmente menos composto em relação ao dia anterior, mas nem assim deixou de albergar uma imensidão de gente que veio ver a banda de Mariza Liz. No entanto, o concerto estava marcado para as 22h00 e começou com um atraso de quarenta e cinco minutos, devido a um ”problema técnico que nada teve a ver com a banda”.
O público, esse, reagiu com assobios e alguns comentários menos agradáveis à organização, no entanto, ninguém arredou pé, na esperança de mais minuto menos minutos a banda subir ao palco.

Às 22h45 um a um os elementos da banda subiram ao palco ao som de Bem Vindo ao Passado, acabando o tema agradecendo a todos por terem esperado e que ”coisas destas acontecem, mas vamos pensar na parte boa, estamos juntos, não há ventinho e o que importa é a música. Nós somos os Amor Electro, disse Mariza Liz.
Verdade seja dita, apesar de muitos dos seus temas serem covers de outras bandas, ou seja, já bastantes conhecidos pelo público, foi em A Máquina que a assistência mais vibrou. Esse tema que tanto tem passado pelas rádios e televisões portuguesas já conquistou o coração de todos. O que não deixa de ser um motivo de orgulho para a banda, quando vê as suas músicas a serem cantadas do início ao fim por uma multidão que os tem acolhido calorosamente.

Mariza Liz não parou um segundo em palco. De um lado para o outro ou apenas dançando ao som dos temas, a cantora mostrou-se bastante expressiva, dando 100% de si em cada uma das canções.
”Está tudo a correr bem desse lado? Ninguém tem nada a dizer? Nós temos. Nós tentámos fazer isto ontem e correu tão bem que vamos tentar fazer de novo. Em vez de pensarmos nas coisas más, vamos pensar nas coisas boas. Dêem um abraço à pessoa que está ao vosso lado” e o público aderiu em massa. Para qualquer lado que olhávamos estavam pessoas aos abraços e outras aos beijos. Objectivo conseguido!
Sete Mares dos Sétima Legião foi muito provavelmente o segundo tema mais acarinhado pelos presentes, que cantaram o refrão e bateram palmas a pedido dos músicos.
Sempre muito comunicativa, mais uma vez agradeceu a todos, ”que bom, é tão bom gostar tanto de fazer uma coisa e fazê-la , e que isso faça bem a alguém.”, confessou Mariza um tanto ou quanto emocionada.

Capitão Romance, Rosa Sangue e Barco Negro finalizaram uma hora de espectáculo. ”Estou a curtir tanto, tanto, que vocês não têm noção. Vocês estão lá! Está tudo vivo? Nós estamos a chegar ao final do nosso concerto.” e ao nosso lado ouve-se alguém a dizer ”Vieste tarde e a más horas e já vais embora?”. Muito provavelmente não saberá quem são os Amor Electro nem tão pouco que têm apenas um álbum com onze temas. Não podemos exigir muito mais de uma banda que começou a florescer agora. Aliás, a própria cantora confessou terem um ”disco muito pequenino, mas já estamos a pensar no próximo. Mas primeiro temos que curtir o Cai o Carmo e a Trindade”. Nós compreendemos e até agradecemos que passem mais vezes por cidades vizinhas para podermos ver uma hora de entrega por parte de uma banda que gosta daquilo que faz e que vibra cada vez que sobe ao palco.

Uma despedida que não durou mais que um minuto, fez regressar Tiago Pais Dias, Ricardo Vasconcelos, Rui Rechena, Lito Pedreira e Mariza Liz ao palco para cantarem Amanhecer.
Mais uma vez A Máquina fez-se ecoar, dedicando a todos e a alguns dos presentes que faziam anos naquele dia. “E como eu acho que vocês, se não tiveram, deveriam ter estado numa garagem de algum de vocês a ensaiar”, pediu a todos para cantar o tema com ela, tornando este o momento alto da noite, deixando Mariza completamente emocionada.
“Vamos estar na Fnac, entrem no nosso Facebook, falem connosco”, foi assim que se despediram.

Hoje a noite é dedicada ao Fado, com a presença de Carminho que subirá ao palco por volta das 22h00. A primeira parte ficará a cargo de Ana Lains às 20h30.

Alinhamento:
Bem Vindo ao Passado
Estrela da Tarde
A Máquina
Foram Cardos, Foram Prosas
Sete Mares
Onde Tu Me Quiseres
Capitão Romance
Rosa Sangue
Barco Negro
~ENCORE~
Amanhecer
A Máquina


REPORTAGEM FESTAS DO MAR 2011:
1º Dia | James (19 Agosto 2011)
2º Dia | Amor Electro (20 Agosto 2011)
3º Dia | Carminho (21 Agosto 2011)
4º Dia | Deolinda (22 Agosto 2011)
5º Dia | Zeca Sempre (23 Agosto 2011)
6º Dia | Aurea (24 Agosto 2011)
7º Dia | Vanessa da Mata (25 Agosto 2011)
8º Dia | Susana Félix (26 Agosto 2011)
9º Dia | Luís Represas (27 Agosto 2011)
10º Dia | Homenagem a Tozé Brito (28 Agosto 2011)




Voltar ao início


Fotos: José Reboca
Texto: Cátia Santos
Agradecimentos: Câmara Municipal de Cascais
Banda: Amor Electro
Local: Baía de Cascais, Cascais
Data: 20 Agosto 2011 (2º dia do festival)

0 comentários:

Enviar um comentário