[REPORTAGEM]: Festas do Mar (1º Dia) | Cascais | 19 Agosto 2011



Ontem começou mais uma edição das Festas do Mar organizada pela Câmara Municipal de Cascais. O cenário, a já habitual Baía de Cascais.

Às 20h30 foi a vez dos portugueses Klepht subir ao palco para aquecer uma noite que se esperava chuvosa, mas muito pelo contrário, a noite tornou-se absurdamente quente, e a humidade pairava no ar.
Temas como Idade da Estupidez, Tudo de Novo e Por Uma Noite, foram cantarolados pelo público que tão bem começam a conhecer esta banda que apesar de contar com 10 anos de carreira, só há bem pouco tempo é que começou a dar nas vistas. Muito se deve à presença da música Embora Doa do primeiro álbum Klepht, numa novela juvenil, que contou com uma pequena participação também dos elementos da banda.
Com a edição do seu segundo álbum Hipocondria, os Klepht são já presença em grandes espectáculos, tendo feito a primeira parte do concerto dos Bon Jovi em Portugal.

Se a baía se encontrava pouco composta no início da noite, quando chegou a hora de James subirem ao palco, era praticamente impossível encontrar um lugar vazio: baía, praia, muralha estavam lotados de fãs e pequenos curiosos que aproveitaram uma calorosa noite para sair à rua e ouvir um sonzinho.
Se esperávamos uma entrada habitual estávamos bem enganados. Das colunas começou a surgir os primeiros acordes de Lose Control, mas no palco não encontrámos nem um músico. Quem se encontrava mais afastado do palco questionava-se, se o vocalista estaria atrás do palco a cantar, ou se seria apenas uma introdução ao concerto. Errado, a música estava a ser cantada ao vivo por Tim Booth, o vocalista de James que se fazia acompanhar de outros elementos da banda, num pequeno barco que vinha do mar, fazendo as delicias daqueles que estavam na praia.
Seguiram-se temas como Come Home e Seven, no entanto o público continuava morno, muito provavelmente por conhecerem apenas os clássicos da banda. Não podemos exigir muito de um público quando este vai a passar na rua e por ali fica a ver um concerto que até é gratuito.
No entanto, Born of Frustration fez acordar os presentes até então adormecidos. Atrás de nós encontrava-se um dos poucos "verdadeiro fã" de James, cantarolando as músicas do início ao fim. Em uníssono toda a baía cantou "Wooooowooooo" trazendo um ambiente mais festivo que continuou durante as canções seguintes.
Dream Thrum, e Government Walls deram de seguida lugar a mais um tema bastante aplaudido pelos presentes, Say Something.
Apesar de pouco comunicador no início do concerto, para o meio foi elogiando o festival e até brincando com o facto de ser um festival gratuito, o que é muito apelativo à participação do público. Muito sorriu e por muitas vezes desceu o palco para junto dos fãs da primeira fila, que carinhosamente lhe agarravam a mão enquanto este cantava.
"É lindo, muito obrigado" agradeceu Tim depois de finalizar o tema Tomorrow e mesmo assim o público continuar a cantar e a bater palmas - sem dúvida, um dos momentos altos da noite. Seguiu-se Getting Away With It (All Messed Up) e em jeito de despedida, os elementos da banda sentaram-se no palco para cantar Sit Down.

Como em todos os concertos tem que haver encore, este não foi excepção. Os James regressaram ao palco para cantar mais quatro temas.
I Want To Go Home, e Sound trouxe-nos de volta um Tim bastante energético, com as suas danças características, quase como se tivesse sido possuído (não por um demónio, mas por algo bom). Do palco a energia fazia-se sentir e o público vibrou quando ouviu Sometimes. Mais uma vez os portugueses presentearam a banda cantando o refrão da música - no mínimo arrepiante.
Mas não ficávamos por aqui, e a festa acabou ao som da tão famosa Laid com muito do público das primeiras filas em cima do palco a dançar e a cantar com a banda.

Hoje segue-se o concerto de Amor Electro e esperemos que a chuva não estrague o ambiente que se fez sentir neste primeiro dia.

Alinhamento:
Lose Control
Come Home
Seven
Waterfall
Ring The Bells
Born of Frustration
Dream Thrum
Government Walls
Say Something
Waltzing Along
White Boy
Honest Joe
Stutter From One Man Clapping
Destiny Calling
Tomorrow
Getting Away With It
Sit Down
~ENCORE~
I wanna go home
Sound
Sometimes
Laid


REPORTAGEM FESTAS DO MAR 2011:
1º Dia | James (19 Agosto 2011)
2º Dia | Amor Electro (20 Agosto 2011)
3º Dia | Carminho (21 Agosto 2011)
4º Dia | Deolinda (22 Agosto 2011)
5º Dia | Zeca Sempre (23 Agosto 2011)
6º Dia | Aurea (24 Agosto 2011)
7º Dia | Vanessa da Mata (25 Agosto 2011)
8º Dia | Susana Félix (26 Agosto 2011)
9º Dia | Luís Represas (27 Agosto 2011)
10º Dia | Homenagem a Tozé Brito (28 Agosto 2011)




Voltar ao início


Fotos: José Reboca
Texto: Cátia Santos
Agradecimentos: Câmara Municipal de Cascais
Banda: James
Local: Baía de Cascais, Cascais
Data: 19 Agosto 2011 (1º dia do festival)

0 comentários:

Enviar um comentário