Xavier Rudd | Aula Magna | 14 Novembro 2010


Xavier Rudd | Aula Magna | 14 Novembro 2010

Os ritmos e nuances dos antípodas vieram mais uma vez a Lisboa, desta vez num Domingo frio de Novembro, e numa Aula Magna praticamente esgotada, para acolher o regresso de Xavier Rudd a palcos portugueses.

A primeira parte ficou a cargo de um excelente Ben Howard, que apresentou uma sonoridade intimista, e um registo vocal notável, que rapidamente conquistou a empatia do público presente, com temas do EP These Waters, editado recentemente. De notar também a interessante abordagem de Ben Howard à guitarra, instrumento que divide o palco apenas com um violoncelo. O cantor utiliza a guitarra simultaneamente como instrumento de cordas, e de percussão, numa combinação apelativa, que não deixa saudades de uma secção rítmica a acompanhar os temas apresentados. Uma primeira parte que deixou o público mais que preparado para a atracção principal.

Xavier Rudd tocou durante cerca de duas horas, percorrendo o seu repertório, tocando temas como "Messages", "Energy Song", "Message Stick", e também temas do seu último LP de originais, Koonyum Sun, como "Set Me Free" e "The Reasons We Were Blessed". De notar também a forma como o autor se multiplica numa quantidade de estilos e instrumentos diferentes, desde guitarra, slide guitar, gaita de beiço, a percussão, acústica e electrónica, passando claro pelo seu já característico set de didjeridoos, os conhecidos e característicos instrumentos de origem australiana, que ecoaram poderosamente pelo recinto da Aula Magna.

De notar, aliás, a mais-valia que o já clássico recinto lisboeta ofereceu às sonoridades de tanto Ben Howard como Xavier Rudd, proporcionando uma acústica particularmente adequada ao tipo de som produzido esta noite por ambos os artistas. A percepção de cada instrumento era notável, e contribuiu significativamente para a qualidade do espectáculo.

Um concerto cheio de energia e boa disposição, que levantou a plateia sentada da Aula Magna ao terceiro tema, tornando o recinto numa verdadeira festa durante todo o espectáculo, excepto um ou outro tema mais intimista. O público esteve sempre activo na hora de aplaudir e acolher o cantor australiano, que em mais de uma ocasião devolveu a boa disposição à plateia que encheu o recinto da Cidade Universitária, em Lisboa.

Tempo ainda para um encore, de três temas, entre eles um cântico de origens aborígenes, apropriadamente intitulado "Chant", e a fechar com chave de ouro, com o conhecido tema "Let Me Be", que terminou com uma invulgar e divertida invasão de palco, a convite do próprio Rudd, por parte de alguns membros do público. Uma capacidade notável musical e humana, tanto de Rudd como dos músicos de que se fez acompanhar, tornaram a noite de domingo numa noite memorável para quem assistiu ao seu regresso a terras lusas.


Setlist:
Messages
Better People
Fortune Teller
The Mother
Message Stick
Set me Free
Fresh Green Freedom
Koonyum Sun
The Reasons We Were Blessed
Energy Song
Yandi
To Let
Footprint
~Encore~
Whirlpool
Chant
Let me be






































































Fotos: João Roda
Texto: João Cartaxo
Agradecimentos: Everything is New
Cantor: Xavier Rudd
Local: Aula Magna, Lisboa
Data: 14 de Novembro 2010
Site Oficial do cantor: www.xavierrudd.com

0 comentários:

Enviar um comentário