Carlos do Carmo | Pavilhão Atlântico | 10 Novembro 2010


Carlos do Carmo | Pavilhão Atlântico | 10 Novembro 2010

Foi na noite de 10 de Novembro que, pela segunda vez em 2 anos, Carlos do Carmo subiu ao palco com a grande Count Basie Orchestra. A primeira vez, em 2008, resultou de um convite que a banda de jazz norte-americana fez a várias vozes da música portuguesa, entre elas Carlos do Carmo, para um concerto único. Em 2010, o fadista foi de novo convidado, tendo-lhe sido dada a oportunidade de prestar uma homenagem muito pessoal a uma das suas maiores referências, um ídolo, Frank Sinatra, que tantas vezes colaborou com a Count Basie Orchestra, nos anos 50 e 60.

Foi no Pavilhão Atlântico, perante uma plateia composta, que Carlos do Carmo interpretou 15 temas do vasto repertório de Sinatra, entre eles alguns clássicos como "Cheek to Cheek", "Fly Me To The Moon" ou "I've Got You Under My Skin”. O espectáculo contou ainda com outras canções, não tão popularizadas, mas que estavam “…dentro daquele espírito daquela big band, dentro daquele tempo de Sinatra…”, segundo o cantor. No entanto, o concerto não se centrou exclusivamente na actuação do fadista, pelo que o público pode apreciar 5 temas interpretados apenas pela banda, entre eles “Lil’ Darlin’” e “The Heat’s On”, canção que deu início ao espectáculo

Quando, no final do segundo tema, Carlos do Carmo entra em palco, o cantor é apresentado como “the greatest singer in the world”, por Dennis Mackrel, que actualmente dirige a banda. Durante todo o espectáculo, Carlos do Carmo mostrou-se visivelmente divertido e era evidente o sentimento de admiração do fadista para com a banda e Dennis Makrel, referindo-se a este como “a delightful musician”. Nos intervalos entre canções, o cantor aproveitou ainda para comunicar com o público, expressando a gratidão profunda que tem para com Frank Sinatra, afirmando que a sua existência teve mais influência na sua vontade de entrar no mundo do espectáculo que sua mãe, Lucília do Carmo, também ela uma grande fadista. Partilhou, também, que foi aos 12 anos que o ouviu cantar pela primeira vez (com o tema “The Tender Trap”, que o próprio fadista mais tarde interpretara), tornando-se, para além do seu segundo professor de inglês, numa das suas maiores referências musicais. O cantor diz ainda “Está aqui um portuga que lhe deve muito”.

O publicou reagiu de uma forma muito positiva, aplaudindo sempre no final de cada canção e de cada performance individual dos elementos da banda. A reacção justifica-se pelo belíssimo espectáculo proporcionado, mas talvez também pelo prazer contagiante com que Carlos do Carmo interpretava cada tema. Com 70 anos de idade e 47 de carreira, Carlos do Carmo afirma que este concerto é a materialização de um sonho e agradece ao público dizendo “vocês são tão malucos como eu por virem aqui ouvir um fadista cantar umas sinatradas”.

Setlist:
The Heat’s On
Blues In Hoss Flat
Come Fly With Me
Pennies From Heaven
The Shadow Of Your Smile
Learning The Blues
Cheek To Cheek
The Tender Trap
My Kind Of Town
Shiny Stockings
Lil’ Darlin’
I’ve Got You Under My Skin
Makin’ Whoopee
Fly Me To The Moon
How About You
Nice “N” Easy
Something’s Gotta Give
You Make Me Feel So Young
The Lady Is A Tramp
One O’Clock Jump






















































Fotos: Rodrigo Vargas
Texto: Filipa Leite Rosa
Agradecimentos: Oficina da Ilusão
Fadista: Carlos do Carmo
Local: Pavilhão Atlântico, Lisboa
Data: 10 de Novembro 2010
Site Oficial do fadista: www.carlosdocarmo.com

0 comentários:

Enviar um comentário