[REPORTAGEM]: Keane | Hipódromo Manuel Possolo | 16 Julho 2012



Numa segunda-feira difícil para quem ainda não conseguiu ressuscitar do Optimus Alive, os Keane voltam a Portugal para abrir as hostes do Cascais Music Festival. Depois de um mui aclamado «Hopes & Fears», o álbum de estreia que atingiu níveis de sucesso bastante consideráveis, os Keane decidiram manter-se no mesmo registo pós-britpop, assegurando-se nas mesmas melodias easy-listening e nos mesmos truques que fizeram de “Everydoby's Changing” um dos singles mais marcantes dos primeiros anos da última década. Apesar de uma atenção agora menor por parte do público, os Keane continuam a ser uma banda muito acarinhada em terras lusas.

Ao cair da noite, o fumo invade o palco que se prepara para receber Tom Chaplin e os seus companheiros de banda. Uma banda rock, onde as guitarras eléctricas são trocadas por um energético piano electrónico, tal como os Morphine faziam com os seus saxofones. É na ausência de guitarras que o som dos Keane se torna único, fundando até um sub-estilo de rock, que há quem ouse chamar piano-rock. O concerto começa morno, com uma visita rápida a um dos temas que figura no último álbum de originais, antecedendo a um quase segundo começo do concerto, com “Bend & Break”, uma faixa do debutante «Hopes & Fears», cantada vigorosamente pelo público que timidamente dançava sobre um relvado ainda pouco moldado a festivais de música. “It's a relief to know that you're enjoying the new songs”, diz Tim ao público, depois de mais alguns temas de «Strangeland», o último registo discográfico, que viu a luz do dia já em 2012. O público exige, os Keane tocam ainda mais sucessos antigos, sem vergonha de saber que os seus tempos de glória provavelmente nunca se irão repetir, mas que serão sempre bons de recordar.

E assim foi o concerto de Keane em Cascais: uma agradável viagem no tempo, com amigos que já não víamos, ou ouvíamos, há alguns anos. Uma noite de Verão, invadida por temperaturas quentes e calções de ganga curtos, que abre caminho a um festival marcado por um cartaz capaz de agradar a gregos e a troianos. Hoje, é noite de dançar ao som dos Scissor Sisters.




Para visualizar as galerias, deverá ter instalada a última versão do Adobe Flash Player



Voltar ao início


Fotografia: José Reboca
Texto: João Marques
Agradecimentos: Everything is New
Festival: Cascais Music Festival
Banda: Keane
Local: Hipódromo Manuel Possolo, Cascais
Data: 16 de julho de 2012

0 comentários:

Enviar um comentário