[CRÍTICA]: SOFA SURFERS | SUPERLUMINAL



Não. Não estamos em 2002, nem eu estou no Lux a beber um café, horas antes da pista de dança abrir. Mas foi aí que ficou o meu imaginário, quando se fala de Sofa Surfers. Estamos a falar da banda que terá provavelmente inspirado o conceito de couch surfing e que é considerada um dos mais importantes projetos musicais do eclético som de Viena. Movimento esse que coloca na mesma linha nomes como Kruder & Dorfmeister, Tosca ou Dzihan & Kamien.

Embora acredite que todo o movimento que inspirou a invasão de coletâneas de chill-out do princípio da década passada seja completamente datado, há nomes que irão perdurar no tempo. E os Sofa Surfers são um pleno exemplo disso.

Formados ainda nos anos 90, mais precisamente em 1996, o projeto do qual fazem parte músicos com nomes praticamente impronunciáveis para quem não domina as línguas germânicas vêm mostrar que em 2012 continuam vivos e de boa saúde, recriando a sua essência de sempre no álbum «Superluminal».

A banda de “Can I Get a Witness” - um tal hit que em tantas coletâneas já referidas brilhou - faz-nos testemunhar que a sua fórmula criativa continua a fazer sentido, mesmo após tantos anos de ter sido utilizada pela primeira vez. As texturas downtempo misturam-se com vozes envolventes, que neste caso ficaram a cargo de Mani Obeya e Jonny Sass, dois músicos com fortes raízes africanas que mostram toda a sua alma, ou se preferirem, o seu soul.

Destaque para o single "Word in a Matchbox", talvez a faixa mais inesperada e interventiva do álbum, que apresenta um lado mais rock dos Sofa Surfers. Embora em «Superluminal» as guitarras assumam um lugar quase primordial para a maior parte das canções, a fazer lembrar melodias à Radiohead ou Massive Attack, como se pode ouvir em "Edgelands" ou "Begin (The Shadow Line)".

Depois de sete álbuns editados, o novo registo dos Sofa Surfers é lançado oficialmente a 14 de setembro. Excelente companhia para esperar pelo final feliz de mais um verão, acompanhado por um Martini sem grandes agitações.



01. Out, Damn Light
02. Valid Without Photo
03. Word in a Matchbox
04. Edgelands
05. Broken Together
06. In Vain
07. Begin (The Shadow Line)
08. Bound
09. Superluminal
10. Glitches, Crashes & Ashes


Voltar ao início


Nota: 7/10
Crítica por: João Marques
Banda: Sofa Surfers
Álbum: Superluminal

0 comentários:

Enviar um comentário