[CRÍTICA]: :PAPERCUTZ | THE BLUR BETWEEN US



Como não dar atenção a uma banda — formada em Portugal — que já foi aprovada por um júri constituído por Tom Waits e Robert Smith? Aconteceu em 2009, graças a um dos temas que elencava o primeiro álbum «Lylac». Já em 2008, são distinguidos pelo radialista Henrique Amaro, seguindo-se uma participação na compilação Novos Talentos Fnac. Em 2010 lançam «Do Outro Lado do Espellho» e atuam no eclético festival SXSW. E já em 2012, os Papercutz são selecionados para participar na Red Bull Music Academy, entre quatro mil candidaturas provenientes de 93 países.

Mas foi em 2011 que começou mais uma importante etapa na carreira dos Papercutz. A banda liderada por Bruno Miguel ruma a Nova Iorque e recruta o produtor Chris Coady — que já trabalhara com Beach House, Tv on The Radio e Yeah Yeah Yeahs — para as gravações do novo álbum «The Blur Between Us».

O principal motor da inspiração de Bruno Miguel, o principal compositor da banda e que toca praticamente todos os instrumentos neste álbum, dificilmente seria mais inesperada. Como lidamos com a morte ao atingirmos a maioridade? É essa a história que conta este disco. Um disco onde descobrimos uns Papercutz senhores de uma dream pop ambiciosa e desenhada com melodias simples, capaz até de nos provocar arrepios.

Melissa Veras, a musa de serviço e expressiva cantora norte-americana, fala-nos da morte como se de sonho se tratasse. Não deve ser por acaso que a palavra blur figura no título do álbum. Não, não estou a falar da banda britânica, mas sim daquela sensação de desfoque das imagens que temos quando estamos a sonhar. Ou será porque os fantasma também surgem desfocados no nosso imaginário visual?

Os Papercutz são uma banda pop, mas a base de instrumentos é habitualmente eletrónica. Este é um facto que direciona este álbum não para as pistas de dança, mas sim, quem sabe, para ouvir deitado na relva de um parque urbano, com uns bons headphones.

Para escutar em soundcloud.com/papercutz, o single que antecede a «The Blur Between Us», que tem lançamento marcado para 24 de setembro.


01. Into the Storm
02. Before the Day Reigns
03. Rivers
04. The Fourth Wall
05. Echoed
06. Redenção
07. Silent Passenger
08. In
09. Between
10. Porcelain Beauty
11. Redenção (Reprise)
12. Where Beasts Die

Voltar ao início


Nota: 6/10
Crítica por: João Marques
Banda: :Papercutz
Álbum: The Blur Between Us

0 comentários:

Enviar um comentário