[REPORTAGEM]: Rock in Rio Lisboa (Dia 2) | Parque Bela Vista | 26 de Maio 2012



Estamos no segundo dia desta 5ª edição do Rock in Rio Lisboa e se no dia anterior a casa esteve a meio gás, hoje o cenário alterou-se. Cerca de 83 mil pessoas passaram pela Cidade do Rock para voltar aos anos 90, e recordar quatro bandas dos velhos tempos.

A abrir o dia, e ainda antes dos Limp Bizkit no Palco Mundo, Rita Red Shoes presenteou o público com um dueto com Moreno Veloso (filho de Caetano Veloso) no Palco Sunset.
Abrir um dia de festival deixa sempre um grande peso nas mãos de quem o faz – há que cativar o público que aproveita o silêncio do Palco Mundo para visitar o recinto e todos os seus entretenimentos. No entanto Rita Red Shoes conseguiu prender os poucos presentes no recinto do Sunset

Mas porque neste dia as atrações viraram-se todas para o Palco Mundo, passavam poucos minutos das 19h00 quando os norte americanos Limp Bizkit pisaram o palco para uma plateia bastante bem composta.
Fred Dust nos seus 41 anos de idade, aparentou ter ainda os 23 quando da formação da banda. O tempo parece que não lhe passou pelo corpo nem pela voz. A energia continua a mesma, e a simpatia cativou os portugueses.
Digamos que a setlist também foi muito bem escolhida. Estes que estão prestes a lançar um novo álbum «Stampede of the Disco Elephants», aproveitaram para relembrar o porquê da sua fama e o porquê do público ainda cantar os seus temas do início ao fim. Canções como “My Generation”, “My Way” ou “Behind Blue Eyes” foram cantados em uníssono por todos os fãs.
«Chocolate Starfish and Hot Dog Flavored Water» de 2000 foi o álbum de eleição para esta noite, tendo acabado a sua atuação com “Rollin”. No ar ficou um “até breve”, talvez numa próxima edição de Rock in Rio Lisboa.

A noite ainda era uma criança, e no Palco Sunset os Xutos e Pontapés juntamente com os Titãs davam música para os poucos que não estavam presos ao Palco Mundo. Xutos e Pontapés, que já são bem conhecidos do público do Rock in Rio Lisboa, voltam no entanto à Cidade do Rock, para um concerto a solo no palco principal.

Enquanto isso, mais uma banda de renome pisava o Palco Mundo. The Offspring, que contam com 29 anos de carreira, vieram novamente ao Rock in Rio Lisboa, tal como em 2008 para um preview do novo álbum.
«Days Go By» será lançado em junho deste ano, e a banda apresentou o novo single ontem no Parque da Bela Vista. Apesar do normal silêncio que se faz, sempre que uma banda entoa um novo tema, os presentes não pararam de bater palmas ou de fazer o já habitual circle pit.
A voz de Dexter já não é a mesma, e a falta de energia também se começa a notar. Mesmo assim, a setlist foi feita para cativar aqueles fãs do «Americana», que pareceram não notar qualquer falha de voz e de instrumentos, vindos do palco.
Pouco comunicativos, o concerto foi “sempre a abrir”, com poucas pausas entre os temas.
The Offspring acabaram em grande, com “Self Esteem” do álbum «Smash».

Ninguém arredou pé do lugar. Verdade seja dita, que quem conhece a primeira banda, conhece a segunda, a terceira e quarta. O cartaz de dia 26 foi muito bem escolhido, para todos aqueles que quiseram recordar grandes bandas de há 20 anos atrás. Foi quase um “best of” da adolescência de muitos dos presentes.

Linkin Park, um pouco menos “velhotes”, mas com 16 anos de carreira, mostraram que ainda conseguem ter uma imensidão de fãs, que vão desde os mais jovens aos mais velhos. Por trás de nós, gritos histéricos saiam das bocas de jovens, que aparentavam ter menos de 16 anos. Como uma banda com tantos anos consegue ter fãs com idades tão distintas? É o segredo dos Linkin Park.
“Lies Greed Misery” e “Burn It Down” do álbum «Living Things» (que será lançado este ano), foram entoadas por todos os fãs, que já sabiam as letras de trás para a frete. Mas os clássicos “Numb”, “Crawling” ou “In the End”, levaram o público à euforia.
Ainda houve tempo para um momento hilariante, protagonizado por Chester Bennington, quando este ingenuamente deixou que lhe colocassem um cachecol do Futebol Clube do Porto ao pescoço. Entre gritos e assobios, Chester ainda brincou com a situação, levantando o cachecol, dizendo “não sei se isto vai deixar as pessoas felizes ou furiosas”.
“One Steper Closer” fechou um concerto que, para muitos, deveria ter sido o último da noite.

Esta troca de alinhamento entre Linkin Park e Smashing Pumkins não agradou a todos. E isso notou-se no final do concerto de Linkin Park, quando mais de metade do público que estava em frente ao palco, decidiu sair do recinto ou aproveitar as diversões enquanto ainda era tempo.

Smashing Pumkins, que vieram pela primeira vez ao Rock in Rio Lisboa, voltaram ao nosso país, apenas 5 meses depois dos concertos no Campo Pequeno. E tal como nessa altura, nem todos ficaram contentes com o alinhamento. No entanto, e mesmo depois de Billy Corgan ter afirmado que não queria ser reconhecido pelos clássicos, desta vez houve oportunidade para ouvir as conhecidas “Zero”, “Today”, “Tonight”, “Ava Adore” e “1979”. Na bagagem, e tal como as três bandas anteriores, trouxeram um novo álbum, «Oceania», que sairá para o mercado no dia 18 de junho.
Um concerto que se tornou um tanto ou quanto maçador, devido à longa duração de alguns temas. Talvez por isso, ouvimos comentários como “Deviam ter aberto a noite”, “Se Limp Bizkit tivessem a tocar agora, acredito que estava tudo aos saltos”.
Uma coisa é certa, se Smashing Pumpkins têm uma carreira de 25 anos, não é à toa. E o carinho que têm por Portugal também é visível, pois a contar com esta noite, já é a nona vez que a banda atua no nosso país.

A Rock in Rio Lisboa vai agora descansar por cinco dias, e regressa dia 1 de junho com a atuação de Expensive Soul, Ivete Sangalo, Manroon 5 e Lenny Kravitz.


Actuações 26 de Maio de 2012
PALCO MUNDO
Smashing Pumpkins
Linkin Park
The Offspring
Limp Bizkit

PALCO SUNSET ROCK IN RIO
Xutos & Titãs
Mafalda Veiga & Marcelo Jeneci
Rita Redshoes & Moreno Veloso


REPORTAGEM ROCK IN RIO LISBOA 2012:
1º Dia (25 Maio 2012)
2º Dia (26 Maio 2012)
3º Dia (1 Junho 2012)
4º Dia (2 Junho 2012)
5º Dia (3 Junho 2012)




PALCO MUNDO


PALCO SUNSET

Para visualizar as galerias, deverá ter instalada a última versão do Adobe Flash Player


Voltar ao início


Fotos: José Reboca e Agência Zero
Texto: Cátia Santos
Agradecimentos: Rock in Rio Lisboa
Festival: Rock in Rio Lisboa
Local: Parque da Bela Vista, Lisboa
Data: 26 de Maio 2012 (2º dia do festival)

0 comentários:

Enviar um comentário