[REPORTAGEM]: Reggae Blast | Campo Pequeno | 23 de Março de 2012



Foi na passada sexta-feira que aconteceu o primeiro de dois dias da primeira edição do Reggae Blast, o primeiro festival de reggae que no mesmo fim-de-semana se realiza em Lisboa e no Porto, respetivamente.

O Campo Pequeno foi o palco escolhido na capital portuguesa e uma vez mais recebeu grandes nomes do reggae internacional, como o consagrado Omar Perry, que actuou pela segunda vez em Portugal, Bushman pela primeira vez no nosso país, um nome já há muito aguardado pelos fãs do reggae e os cabeça de cartaz Dub Inc, banda esta já habitual no nosso país.

Fernando Cabral, o produtor do concerto, em entrevista à Tribo da Luz, fez referência ao reggae como um estilo musical em que toda a gente ouve e esperava pessoas de todas as idades, o que realmente aconteceu. Um Campo Pequeno muito bem composto com pessoas de todas as idades.

O primeiro a actuar foi o jamaicano Omar Perry & The Homegrown Band, um concerto que contou com muita energia, sem nunca esquecer todos que estavam presentes para o ver não só a ele como às restantes bandas. O público delirou assim que o cantor de 44 anos soltou as suas rastas pedindo para os portugueses acenderem os seus isqueiros.
O público presente parece ter aderido ainda mais, quando o filho de Lee Scratch Perry questionou "Who smoke ganja? And who smoke weed?".
Com um Campo Pequeno cada vez mais cheio, Perry tinha o público nas suas mãos e pediu várias vezes para todos os presentes cantarem e dançarem com ele, com os já conhecidos "jump up".
O saxofone e o famoso som do baixo no reggae prevalecem na banda de Omar Perry. Não deixando de estar presentes, nem quando o cantor saiu de palco indicando que se ia embora.
O que não aconteceu. O artista voltou passado alguns segundos com músicas como "Out Of Space", de Peter Tosh e a sua versão de "Welcome To Jamrock", de Damian Marley, sendo mesmo as músicas mais ovacionadas pelo público presente, com as habituais mensagens pelo meio "We gonna change together".
Um dos momentos mais altos do concerto de Omar Perry foi quando referiu que Portugal está no seu coração e que era um prazer estar em Lisboa, batendo palmas a todos os fãs.
Como introdução à sua última atuação da noite "Rasta Meditation", deixou a mensagem que não era preciso terem "dreadlocks", as famosas rastas, na cabeça, mas sim no coração.
Um concerto de uma hora, com muito movimento, muita alegria e muito paz e amor.

Bushman apareceu em palco de óculos escuros e gorro, 15 minutos depois da saída do seu compatriota.
Sem quase nunca parar entre as suas músicas e já sem óculos e gorro, com as suas famosas rastas ao descoberto, Dwight Duncan fez também uma enorme referência ao "roots", às raízes do reggae.
Não deixando de cantar alguns dos seus temas mais famosos "Downtown" e "Legalize It", um dos momentos mais altos da actuação do jamaicano de 39 anos foi quando se aproximou do público e pediu para lhe darem uma "ganja" o que aconteceu de imediato.
Da mesma forma que aconteceu com Perry, o concerto de Bushman & No More Babylon terminou aproximadamente uma hora depois do seu início, com todos os presentes a aguardarem pela famosa banda francesa Dub Inc.

O que não demorou, a banda francesa de reggae Dub Incorporation liderada pelos cantores Hakim "Bouchkour" Meridja e Aurélien "Komlan" Zohou, com as suas vozes incofundíveis, desde logo agarraram o público português.
Um Campo Pequeno, agora sim lotado, viu uma das bandas mais famosas de reggae francês a cantar todos os seus temas mais conhecidos e de maior êxito como "Day After Day", "Murderer" e "Rudeboy". No entanto, o maior momento da noite terá sido com o tema "Jump Up", que levou todo o público a saltar, sem ninguém ficar indiferente. Meridja com a sua habitual indumentária falou várias vezes em português e pediu a todos para o acompanharem para a esquerda e para a direita o que levou a loucura total.
Zohou e Meridja aproveitaram a disponibilidade de todos os fãs e sentaram-se no palco, pedindo que todos os presentes fizesssem o mesmo, terminando num salto geral.
A noite já ia longa quando os Dub Inc se despediram do público agradecendo a todos os presentes, relembrando que na sua actuação no Porto, dia 24, as 3 bandas iriam repetir com a mesma energia as suas atuações.

A noite, ainda assim, continuou no antigo espaço Abs(Absoluto), anteriormente discoteca lisboeta, agora com o nome de Room 5, um espaço para atuações de algumas bandas.













Voltar ao início


Fotografia: Joana Sousa
Texto: Bruno Santos
Agradecimentos: Let's Start a Fire
Evento: Reggae Blast
Local: Campo Pequeno, Lisboa
Data: 23 de Março de 2012

0 comentários:

Enviar um comentário