[CRÍTICA]: RINGO STARR | RINGO 2012



Se na história dos The Fab Four houve episódios de boa disposição e de bom humor, talvez Ringo Starr tenha participado neles quase sempre como personagem principal.

O Beatle que se escondia atrás do bombo assumia-se como o bobo da corte e já nos longínquos anos 60 da década passada se aventurava a trocar as baquetas pelas cordas vocais. Exemplo maior dessa sua ousadia é a prestação em «Yellow Submarine», com o seu tom de voz grave e radiofónico.

Dar de caras com este álbum nas prateleiras das lojas de discos ou na homepage da iTunes Store pode ser uma surpresa algo estranha. É provável que o comum dos mortais pense que Ringo não precise de trabalhar mais. O que não deve fugir muito à realidade. Mas, na verdade, ele continua a tocar e a gravar, e «Ringo 2012» é já o seu 17º álbum. Neste registo, o rock n'roll mais clássico e o blues surgem como a base para um trabalho que apresenta como primeiro single "Wings", uma faixa com uma base mais reggae, que Ringo revelou ter escrito em conjunto com Vinnie Poncia. E que curiosamente já figurava no álbum «Ringo the 4th», de 1977. Porquê esta escolha? Porque Ringo Starr se pode dar a esse luxo. E porque se pode dar ao luxo também de lançar um péssimo álbum, o que ajuda a tornar a obra dos Beatles em algo ainda mais nobre para o mundo da música, distanciada em proporções galácticas das carreiras pouco criativas dos seus membros históricos.

Para a história de Ringo Starr, fica mais um álbum que nos faz rir. Pena que seja um riso irónico e certamente saudoso de o ver apenas como o baterista dos Beatles. Porque nisso ele era bom. E será sempre lembrado como tal.

Deixo aqui o meu pedido aos outros septuagenários milionários de Inglaterra: por favor convidem Ringo Starr mais vezes para ir jogar golfe. O rock já não é para ele.


ALINHAMENTO
01. Anthem
02. Wings
03. Think It Over
04. Samba
05. Rock Island Line
06. Step Lightly
07. Wonderful
08. In Liverpool
09. Slow Down


Voltar ao início


Nota: 3/10
Crítica por: João Marques
Cantor: Ringo Starr
Álbum: Ringo 2012
Editora: Universal

0 comentários:

Enviar um comentário