[REPORTAGEM]: Guano Apes | Coliseu dos Recreios | 16 de Fevereiro de 2012



Com um registo um tanto ou quanto diferente, foi com grande curiosidade que Lisboa voltou a receber os Guano Apes. A banda alemã regressou a Portugal, depois de ter sido obrigada a cancelar os concertos marcados para Outubro do ano passado.

Para muitos, «Bel Air» ficou aquém das expectativas, mas nem assim, o Coliseu dos Recreios deixou de encher. A plateia na sua maioria composta por jovens adultos, mostrou-se bastante receptiva a um alinhamento que, para os fãs mais antigos, poderia deixar muito a desejar.
“Quietly” do álbum «Walking on a Thin Line», editado ainda antes do hiatus de quatro anos, foi o tema escolhido para abrir o concerto. A noite seguiu com o primeiro single de «Bel Air», ”Oh What a Night”. Daí para a frente, tirando temas como “You Can’t Stop Me” ou “Pretty in Scarlet”, todo o alinhamento baseou-se neste último trabalho.

Notou-se algum desconhecimento perante o mais recente álbum da banda, que foge um pouco àquilo que eram os Guano Apes de «Proud Like a God», mas a energia não se perdeu. Se estavam habituados a uma Sandra Nasic com um ar descontraído, com calças largas e ténis, então desabituem-se. O estilo mudou, mas a simpatia e a presença em palco contínua lá. E aí, superou a expectativas daqueles que se dirigiram ao Coliseu, com o “feeling” de que o ambiente iria ser diferente de há uns anos atrás. Tanto não foi, como conseguiram, com toda a certeza, fazer muitos daqueles que não conheciam «Bel Air», correr a uma loja para o comprar.

Um jogo de luzes conjugado na perfeição com o ritmo dos temas, puxaram ainda mais pelo público, que mesmo nas músicas menos conhecidas, abanavam a cabeça e lançavam os braços ao ar. Quanto ao som, por vezes os instrumentos sobrepunham-se ao da voz de Sandra. Foram muitos os momentos em que, mal se ouvia a vocalista, que já não berra como berrava há uns anos atrás.

Simpáticos e comunicativos, foram interagindo com a plateia, contando histórias por detrás dos temas, ou simplesmente, metendo-se com os fãs: “gosto da tua camisola. Deftones, boa banda”.
E para surpreender ainda mais, depois de uma fantástica actuação ao som de “Big in Japan” dos Alphaville, pediram uns instantes para irem atrás do palco, “combinar o que se vai passar a seguir”.
Surgiram então, mascarados, gerando a risota na sala. ”Comprámos estas roupas baratas, numa loja barata”, e assim, entraram no espírito carnavalesco, despedindo-se à grande, com “Lords of The Boards”.

Valeu a pena Lisboa esperar vários anos, e ainda, ter levado com um cancelamento de última hora. Os Guano Apes, mais uma vez, admitiram gostar de nós. E nós admitimos, quantas vezes eles quiserem, que também gostamos deles.

Alinhamento:
Quietly
Oh What a Night
You Can’t Stop Me
Open Your Eyes
Sunday Lover
Pretty in Scarlet
Fire in Your Eyes
She’s a Killer
Tiger
All I Wanna Do
When the Ships Arrive
Fanman
This Time
~ENCORE~
Instrumental - Plastic Mouth
Staring at the Sun
Big in Japan (Alphaville cover)
Lords of the Boards




Para visualizar as galerias, deverá ter instalada a última versão do Adobe Flash Player




Voltar ao início


Fotografia: José Reboca
Texto: Cátia Santos
Agradecimentos: Pev Entertainmen
Banda: Guano Apes
Local: Coliseu dos Recreios, Lisboa
Data: 16 de Fevereiro de 2012

0 comentários:

Enviar um comentário