[REPORTAGEM]: Moonspell | Incrível Almadense | 31 Outubro 2011



Como já manda a tradição, esta foi mais uma noite de Halloween na companhia dos Moonspell, desta vez no Incrível Almadense, um regresso à mítica sala onde por lá já passaram inúmeras bandas de metal. Num espectáculo em que o álbum de estreia Wolfheart foi tocado na íntegra, esta foi a oportunidade perfeita para os verdadeiros fãs da banda presenciarem uma actuação com temas que raramente são tocados ao vivo, aludindo a um regresso às origens com este álbum lançado a 4 de Janeiro de 1995, de sonoridade black metal com contornos góticos e com uns toques de folk lusitano à mistura.

As portas do recinto abriram às 20.30, estando já pessoas à porta à espera para entrar e até à espera de comprar bilhetes, estando já o concerto esgotado. No interior do Incrível Almadense enquanto se esperava na sala, numa cortina que tapava o palco, eram projectadas fotos da banda no seu início de carreira, dos quais permanecem, Fernando Ribeiro, Ricardo Amorim, Mike Gaspar e Pedro Paixão, e ainda imagens relacionadas com o álbum Wolfheart. Após longa espera, o espectáculo começou com cerca de quarenta minutos de atraso, mas não foi o que impediu o público de vibrar com o primeiro tema “Wolfshade”.

Tal como prometido a primeira parte foi preenchida com os temas do Wolfheart, com destaque para "Trebaruna" e "Ataegina", em que Fernando Ribeiro mencionou como música própria para beber copos em Portugal e nas quais o público dançou e festejou. O vocalista agradeceu a presença dos fãs, relembrando o valor e a mística daquela sala e dos tempos passados em que lá actuaram. Com Fernando Ribeiro sempre comunicativo com o público, que tanto vibrava neste ambiente quente, próprio da sala em questão, o concerto seguiu com temas já bem conhecidos do público como "Vampiria" e "Alma Mater". Em noite especial os Moonspell não se ficariam apenas pelo álbum Wolfheart, a segunda parte do concerto seguiu-se com temas do álbum Under the Moonspell tais como "Opus Diabolicum", e "Tenebrarum Oratorium", este último na presença de três dançarinas intituladas Ignis Fatuus Luna, que enriqueceram o espectáculo com a sua dança do ventre adaptada à sonoridade deste tema. A última parte do espectáculo ficou reservada para músicas do álbum Irreligious, arrancando em força com "Opium" e terminando sobre o feitiço da lua ao som de um dos grandes hinos da banda, "Full Moon Madness".

Deixando a audiência com vontade de mais, a banda despede-se com a notícia de que terão um novo álbum pela altura da primavera de 2012.
O final da noite ficou a cargo dos Opus Diabolicum, no Cine Incrível, um after-show com um tributo de cordas e percursão aos Moonspell.

Alinhamento:
Wolfshade (A Werewolf Masquerade)
Love Crimes
... Of Dreams and Drama
Lua D'Inverno
Trebaruna
Ataegina
Vampiria
An Erotic Alchemy
Alma Mater
Tenebrarum Oratorium
Opus Diabolicum
Goat on Fire
Opium
Awake!
Mephisto
Full Moon Madness



Para visualizar a galeria, deverá ter instalada a última versão do Adobe Flash Player



Voltar ao início


Fotografia: Paulo Tavares
Texto: Ana David
Agradecimentos: INIT4DAMUSIC
Banda: Moonspell
Local: Incrível Almadense, Lisboa
Data: 31 de Outubro de 2011

0 comentários:

Enviar um comentário