[REPORTAGEM]: Dead Combo | Hard Club | 14 Outubro 2011



Quase um ano depois de terem passado pela Casa da Música os Dead Combo regressaram ao Porto para um concerto de Outono, numa noite quente, tanto na rua como também dentro da sala 2 do Hard Club. Desta vez sem a Royal Orquestra das Caveiras, o duo composto por Tó Trips e Pedro Gonçalves trouxe à Invicta a Lisboa Mulata.

E foi mesmo com o Lisboa Mulata, o tema que dá nome ao mais recente álbum que abriram a actuação. O diálogo de guitarras com cheiro a África continuou até decidirem fazer inversão de marcha até ao primeiro álbum de originais. “Rumbero” deu luz verde para a subida de temperatura na sala. Pedro Gonçalves assume o contrabaixo e aparecem os primeiros sinais de fumo regados a whiskey por Tó Trips.

Mais uma sequência de temas apenas intervalado por “Sopa de Cavalo Cansado”, tema de Lusitania Playboys. Desta série o destaque vai para “Cowboy's Cure for Jah” que recupera o lado mais western dos Dead Combo.

Com o termómetro já no vermelho pausa para uma homenagem a Amália Rodrigues. “Esse Olhar Que Era Só Teu” é um fado instrumental que a dada altura recupera uma melodia a fazer lembrar “Povo Que Lavas No Rio”.

Antes do encore houve ainda tempo para uma versão de “Temptation”, de Tom Waits, com Pedro Gonçalves a substituir as linhas de voz com um kazoo. Soltam-se os acordes da “Marchinha de Santo António Descambado”, a loop station gravou-os e enquanto o duo se retira do palco continua em fade out até o público exigir que voltem.

Pedro Gonçalves agradece à plateia e Tó Trips agradece a Pedro Gonçalves por lhe ter oferecido naquele dia uma guitarra caixa de charutos. Alguém pediu para ver a guitarra, Trips fez a vontade e fez questão de mostrar com alguns acordes que o instrumento não servia só para guardar cubanos.

Encerram com dois temas dos dois primeiros álbuns “Mr Estwood” e “Cacto”, tocados com a agressividade que é conhecida a Tó Trips no seu desempenho. O ritmo é marcado com a sola do sapato e com uns safanões na guitarra que prolongam as notas e as suspendem.

Do último trabalho só não tocaram as duas últimas músicas. De fora ficou Guitars From Nothing, álbum gravado apenas por Tó Trips em 2002, editado em 2007.

Alinhamento:
Lisboa Mulata
Cachupa Man
Anadamastor
Rumbero
Aurora em Lisboa
Cowboy's Cure For Jah
Sopa de Cavalo Cansado
Morninha do Inferno
Esse Olhar Que Era Só Teu
A Menina Dança?
Putos a Roubar Maçãs
O Assobio
Blues da Tanga
Temptation
Marchinha de Santo António Descambado
~ENCORE~
Mr. Eastwood
Cacto


Para visualizar a galeria, deverá ter instalada a última versão do Adobe Flash Player



Voltar ao início


Fotografia: José Ferreira
Texto: André Vieira
Agradecimentos: Cristina Carvalho - Init4damusic
Banda: Dead Combo
Local: Hard Club, Porto
Data: 14 de Outubro de 2011



0 comentários:

Enviar um comentário