[REPORTAGEM]: Joss Stone + X-Wife | Festival dos Oceanos | 30 Julho 2011



Dia 30 de Julho trouxe-nos a abertura do Festival dos Oceanos, organizado pelo Turismo de Lisboa, a Câmara Municipal de Lisboa e o Turismo de Portugal. Em tempo de crise, era de esperar que a Praça do Comércio enchesse para ouvir, principalmente, Joss Stone. Esta excelente iniciativa, de um festival gratuito, fez sorrir, cantar, aquecer corações e por momentos esquecer todos os problemas do quotidiano.

Num ambiente quase familiar, tendo os presentes as mais diversas idades, subiram ao palco, por volta das 21h30, os X-Wife. A banda portuense constituída por João Vieira (voz e guitarra), Fernando Sousa (baixo), Nuno Sarafa (bateria) e Rui Maia (teclas e sintetizador) foi sempre muito interventiva, interagindo com o público. João Vieira sempre bem disposto, deixou bem vincado que era um prazer estar ali e que aquele era um dos concertos, até à data, que mais estava a ”curtir”, confessando que não era de tudo, paleio para agradar o público. Os músicos, que lançaram o seu primeiro EP em 2003, tanto abordaram temas antigos tal como divulgaram temas do seu mais recente álbum Infectious Affectional como Keep On Dancing, Across The Water, Fireworks e That’s Right. Despediram-se esperando terem sido uma boa surpresa para aqueles que não conheciam a banda.

No recinto, agora mais cheio, notava-se alguma ansiedade para que Joss Stone subisse ao palco e o speaker que puxava pelo público dava a impressão, a alguns, de que se encontravam num estádio de futebol. E foram sendo distribuídas bolas e chapéus de palha durante para que o público continuasse animado.

Eis se não quando, por volta das 23h15, o publico entusiasmado e incentivado pelos músicos da artista, que entretanto entraram em palco, chama por Joss Stone. A artista surge no palco como é habitual, descalça e vestida com um longo vestido cor-de-rosa, animada cantando You Had Me, deixando os presentes ao rubro. Sempre muito simpática Joss interagiu e direccionou-se muito para os espectadores e no tema Super Duper Love a cantora foi ‘ajudada’ com os ”yeah” cantados pelo público.

Joss Stone foi explicando ao longo da sua actuação o significado das suas músicas. Em Somehow do seu mais recente álbum, Joss explicou que achava que todos já estiveram naquela situação, em que apesar de ”tudo e mais alguma coisa” não conseguimos evitar nos apaixonar porque ”ele ou ela é tão querido(a)”.

Todos os seus temas, como Put Your Hands On Me,Boat Yard, Tell Me What We’re Gonna Do Now, foram sempre muito aplaudidos, e Joss Stone, sempre sorridente e simpática, tornou-se irresistível para os presentes que vibravam com a sua música.

Entretanto um dos melhores momentos da noite chegou, quando a cantora chamou ao palco Sara Tavares para cantar consigo Master Blaster de Stevie Wonder que, sem dúvida alguma, aqueceu o Terreiro do Paço.
Seguiu-se Fell In Love With A Boy e após Tell me ‘Bout It, Joss Stone começa a apresentar a sua banda, salientando-se a voz masculina do coro, Ellison Kendrick, que canta Fuck You de Cee Lo Green, deixando o publico em êxtase. Agradecendo em português a cantora e os restantes músicos abandonam o palco fazendo prever que voltariam.

Tal como se esperava Joss Sone volta, e o encore começa com Take Good Care seguido de Newborn, Big Ol´game , terminando com o conhecidíssimo Right To Be Wrong que “incendiou” de novo o recinto. A cantora não podia ter terminado a sua actuação de melhor forma, concluindo a sua despedida chamando Sara Tavares para que a ajudasse a distribuir rosas, já muito características dos seus concertos, para a plateia que durante toda a noite a acarinhou.

Este primeiro dia de Festival dos Oceanos, foi uma excelente abertura para um festival que, mesmo sendo gratuito, muito promete.





Para visualizar as galerias, deverá ter instalada a última versão do Adobe Flash Player



Voltar ao início


Fotos: Cátia Santos
Texto: Inês Onofre
Agradecimentos: LPM Comunicação
Festival: Festival dos Oceanos
Local: Praça do Comércio
Data: 30 Julho de 2011

2 comentários:

Anónimo disse...

O senhor quantos músicos dos x-wife é que viu em palco? Eram só três? Mau jornalismo...

Tribo da Luz disse...

Caro anónimo.
Agradecemos o seu reparo e como pode verificar, já emendámos a reportagem.
Cumprimentos.
Equipa da Tribo da Luz.

Enviar um comentário