[REPORTAGEM]: Funchal Music Fest (2º Dia) | Parque Santa Catarina | 20 Agosto 2011



A manhã de Sábado ameaçava chuva, o céu estava negro e a única coisa que se pensava era: "Será que se pode entrar no recinto com guarda-chuva?" O que acabou por não ser necessário já que São Pedro resolveu dar-nos uma noite excelente.
As coisas pareciam correr melhor no segundo dia, sem nenhum atraso significativo nos concertos e com o recinto já quase completamente cheio.

Eram 20:15 quando Rita Redshoes subiu ao palco do Funchal Music Fest. Completamente cheia de energia pediu ao público, um pouco acanhado ainda, que dançasse com ela, perguntando “Não se dança na Madeira?”, e lá se foram dando, aos poucos e poucos, uns "passinhos" de dança.
The Beginning Song, Choose Love e Captain of my Soul, marcaram presença assim como On a Coconut Island, que transporta o festival para os anos 30, transformando o recinto numa máquina do tempo gigante.

O segundo a actuar foi Legendary Tigerman, aqueles que ainda não o conheciam, embora fossem poucos, estavam curiosos e perguntavam-se, “Mas é só ele em palco?”. A resposta é sim, mas a energia que trás para cima de palco é mais que muita e é especialmente contagiante.
É quase impossível ficar indiferente aos ritmos do Blues e, nem de, como dizia o próprio Paulo Furtado, "abanar o rabo" ao som de I Got My Night Off.
Do álbum Femina, trouxe-nos entre outros temas, The Saddest Thing to Say, Life Ain’t Enouth For You e Hey, Sister Ray acompanhado por Rita Redshoes que subiu ao palco para este dueto.

Mas é claro que a banda mais esperada da noite eram os Xutos & Pontapés. Os fãs mais dedicados distinguiam-se entre a multidão pelos lenços vermelhos que traziam nos punhos e as t-shirts com o enorme X nas costas.
Quando a banda entrou em palco surgiu uma onda de gritos e aplausos que pareciam nunca mais acabar. O público não parou por um segundo que fosse, pulando e cantando todas as músicas do início ao fim do concerto.
A minha Casinha, Maria, Contentores entre outras, foram os clássicos que não podiam deixar de faltar fechando a noite com Para Sempre.
O momento mais difícil foi ver a banda abandonar o palco, ninguém queria que se fossem embora e fizeram com que os Xutos acabassem por voltar várias vezes para mais um encore que sabia sempre a pouco.
Já não há muito que se diga acerca desta banda, com mais de 30 anos de carreira e com um reportório enorme, é uma daquelas bandas que temos de ver pelo menos uma vez na vida.


REPORTAGEM FUNCHAL MUSIC FEST 2011:
1º Dia (19 Agosto 2011)
2º Dia (20 Agosto 2011)
3º Dia (21 Agosto 2011)




Voltar ao início


Fotos e Texto: Mafalda Melim
Agradecimentos: Funchal Music Fest
Local: Parque de Santa Catarina, Funchal
Data: 20 Agosto 2011 (2º dia do festival)

0 comentários:

Enviar um comentário