[REPORTAGEM]: Festas do Mar (7º Dia) | Cascais | 25 Agosto 2011



As expectativas eram altas para este dia das Festas do Mar, mas infelizmente não passaram disso, expectativas elevadas.
Apesar do recinto estar a abarrotar, aliás, o maior do festival, pelo que a organização confirmou, não conseguimos sentir aquele espírito que se sentiu noutros concertos anteriores, e muito se deveu à presença em palco de Vanessa da Mata.

Vanessa que nos veio apresentar o seu mais recente trabalho Bicicletas, Bolos e Outras Alegrias, subiu ao palco envergando uma longa saia preta e um casaco vermelho, parecia que vinha directamente de uma casa de fados. A noite prometia ser bem chegada aos portugueses - pensei.
Simpática, sim, mas muito calma e muito tímida, que aliás, faz uma perfeita junção com as suas músicas que nos embalaram numa noite que esperava por mais.
Vermelho do álbum Sim de 2007 fez as hostes de um alinhamento que contou com dezoito temas que percorreram os seus cinco álbuns, dando mais destaque ao recente com musicas como: Bicicletas, Bolos e Outras Alegrias, Meu Aniversário, Moro Longe, As Palavras, Ainda Bem, Vê Se Fica Bem, O Tal Casal, Te Amo, Fui Fui e Bolsa de Grife.
Não é admiração quando um público, pouco conhecedor do trabalho de Vanessa só interage nas músicas mais conhecidas, e pouco se manifestaram nos temas do recente álbum editado em 2010. No entanto, muitos eram aqueles que abanavam os braços e chamavam pelo nome da cantora. Contudo, só ao fim do terceiro tema é que houve alguma comunicação entre o palco e a plateia, com um "Boa noite Cascais. Espero que se divirtam." Lá pelo meio perguntou quem tinha o seu álbum e pouco mais houve de interacção, tirando um o outro agradecimento e um pedido para participarem com ela no tema Boa Sorte.
Aliás, até ao momento o mais aplaudido mas ainda assim, notou-se um certo desânimo no público quando em vez de um "Ben Harper" colocam a voz de um dos músicos distorcida por uma talk box. Ainda tivemos esperança de ver um dueto, quem sabe, com um dos nossos tantos cantores portugueses, mas fora de questão. Não houve dueto e apesar de ter sido a música mais cantada da noite, deixou muito a desejar.

Despediu-se do palco depois de ter cantado Ai, Ai, Ai, que animou um pouco mais a noite, regressando de novo ao palco com nova energia, para agradecer à Câmara Municipal de Cascais e no mesmo papel onde tinha os agradecimentos, aproveitou para fazer uma cábula da letra da música que se seguia. O seu inglês não nos pareceu perfeito, mas mesmo assim tornou-se engraçado ouvi-la cantar e a olhar para o papel para interpretar Stir Up de Bob Marley.
No final fez uma bola com a folha e mandou para o público, acabando em festa com o tema Sinhá Pureza - aqui vimos uma Vanessa muito mais desperta, sorridente e dançante.

Esperamos por vê-la num concerto próprio, onde muito provavelmente se sentirá mais à vontade e com um público mais conhecedor do seu trabalho.

Alinhamento:
Vermelho
Bicicletas, Bolos e Outras Alegrias
Não Me Deixe Só
Meu Aniversário
Moro Longe
A Lua e Eu
Amado
As Palavras
Ainda Bem
Vê Se Fica Bem
Distância
O Tal Casal
Te Amo
Boa Sorte
Ilegais
Fiu Fiu
Bolsa de Grife
Ai, Ai, Ai
~ENCORE~
Stir Up
Sinhá Pureza


REPORTAGEM FESTAS DO MAR 2011:
1º Dia | James (19 Agosto 2011)
2º Dia | Amor Electro (20 Agosto 2011)
3º Dia | Carminho (21 Agosto 2011)
4º Dia | Deolinda (22 Agosto 2011)
5º Dia | Zeca Sempre (23 Agosto 2011)
6º Dia | Aurea (24 Agosto 2011)
7º Dia | Vanessa da Mata (25 Agosto 2011)
8º Dia | Susana Félix (26 Agosto 2011)
9º Dia | Luís Represas (27 Agosto 2011)
10º Dia | Homenagem a Tozé Brito (28 Agosto 2011)



Voltar ao início


Fotos: José Reboca
Texto: Cátia Santos
Agradecimentos: Câmara Municipal de Cascais
Banda: Vanessa da Mata
Local: Baía de Cascais, Cascais
Data: 25 Agosto 2011 (7º dia do festival)

0 comentários:

Enviar um comentário