[REPORTAGEM]: Aloe Blacc | CoolJazzFest | 28 Julho 2011



Foi no passado dia 28 de Julho, depois de dois meses de ter estado em Lisboa para um espectáculo na Aula Magna, que o cantor americano pisou o palco do CoolJazzFest para apresentar o seu mais recente trabalho, Good Things.

Love, com corações feitos com as mãos, e Piece com um “vê” de vitória, juntamente com o Soul que tanto o caracteriza, resultam naquilo que tanto transmitiu durante toda a noite - “Paz, amor e soul” - são como uma religião para Blacc.
Primeiramente vimos a sua banda, The Grand Scheme num instrumental , dando logo lugar, já com o cantor em cima do palco a Hey Brother . O concerto estava a começar a aquecer, e o público que ainda não tinha mostrado sinais de querer ir para a frente – para bem dos fotógrafos - não aguentaram e tiveram que se juntar ao palco para dançar e cantar. O próprio Aloe Blacc confessou que gostava de ter ali um corredor com pessoas a dançar, pois ”quando era pequeno via uma série em que havia um corredor onde dançavam uma música nova em todos os episódios”.
Umas músicas mais mexidas e outras mais calmas, tanto para dançar sozinho como para dançar agarrado ao parceiro/à parceira. You Make Me Smile trouxe um ambiente mais romântico, e podemos garantir, através do que vimos no Parque Marechal Carmona, que a música de Aloe Blacc é uma óptima escolha para um serão a dois.
Houve tempo para dedicar um tema àquela que é considerada como uma das grandes vozes dos tempos modernos, Amy Winehouse – “nunca te vamos esquecer Amy” e ainda para falar das decisões erradas que os políticos fazem, em Politicians.

I Need a Dollar foi o auge. Todos quanto ali estavam gritavam ” I need a dollar dollar, a dollar is what I need ” e sejamos sinceros, bem que precisamos, com esta crise que nos bateu à porta.
E porque o soul tem um pouco de reegae e vice-versa, No Woman no Cry de Bob Marley foi entoado, seguindo-se de Man Eater dos Hall & Oates, acabando ainda o tema I Need a Dollar com um dueto com a cantora Maya Jupiter.

Depois de uns aplausos bem merecidos e de uns assobios de felicitações, Aloe Blacc regressou ao palco ao som de Billie Jean de Michael Jackson, não nos apercebendo de imediato qual o tema que estava a ser cantado, pois Blacc transformou a música para um registo tão seu, tão soul.
Seguiu-se Loving You Is Killing Me e porque ”Não devíamos estar aqui, já devíamos ter ido embora, mas vamos cantar mais uma”,cantaram California Dreaming, dos The Mamas & the Papas dedicada à sua cidade, onde já não estavam há muito tempo devido à sua digressão.
Num espaço de dois meses os lisboetas tiveram oportunidade de ver Aloe Blacc e podemos garantir que, caso viesse mais uma vez daqui a dois meses, voltaria a encher mais uma Aula Magna ou um Parque Marechal Carmona.


Para visualizar a galeria, deverá ter instalada a última versão do Adobe Flash Player



Voltar ao início


Fotos: José Reboca
Texto: Cátia Santos
Agradecimentos: Assessoria de Imprensa e Música no Coração
Festival: Cascais CoolJazzFest
Local: Parque Marechal Carmona
Data: 28 Julho de 2011

0 comentários:

Enviar um comentário