[REPORTAGEM]: Festival MED (1º dia) | Loulé | 22 Junho 2011



O Festival MED é um evento de world music inspirado na cultura mediterrânica que transforma o centro histórico da cidade de Loulé num desfile de manifestações culturais entre 22 e 25 de Julho.

A 8ª edição do Festival arrancou hoje a todo o vapor numa enorme explosão cultural, onde para além da música podemos encontrar, gastronomia, exposições, artesanato, teatro e muita animação. Em dia de abertura a afluência foi grande e o público marcou presença em 6 palcos dispersos um pouco por todo o recinto. Matriz, Cerca, Castelo, Bica, Arco e Classic são estes os palcos que integram o Festival e com concertos a decorrer em simultâneo torna-se difícil para o público escolher o espectáculo a assistir dada a elevada qualidade das actuações.

Lula Pena, a voz de Pasion de Rodrigo Leão, actuou no palco Castelo onde apresentou o seu mais recente trabalho Troubadour, enquanto decorriam em simultâneo os concertos de Migna Mala e António Zambujo, todos contaram com a presença do público que se multiplicou pelos palcos. A dinâmica do Festival também passou pelos visitantes da feira de artesanato que de uma forma itinerante ia assistindo aos concertos e que rapidamente compunha os espaços com menor afluência.

O palco Arco tornou-se pequeno para receber a sua última actuação da noite - os Instinct Baroudeurs. Com uma enorme energia em cima do palco, este grupo de percussão ainda se faz acompanhar de uma performance vibrante na dança.

O ponto alto da noite foi protagonizado pelo grupo Jaadu - Titi Robin & Faiz Ali Faiz, com sonoridades marcantes e um ritmo progressivo que caracterizam a música Qawwali. Esta forma de expressão cultural é uma tradição da religião Sufi, a vertente mística do Islão que procura transmitir uma mensagem universal de paz e harmonia a quem a presencia.
A combinação de músicos ocidentais e muçulmanos em palco resultou num espectáculo de fogo de artifício vocal e misticismo dos sons emanados pelo Harmonium, em plena comunhão com Acordeão e acompanhados ao ritmo da percussão da Tabla. O músico francês Thierry Robin na sua guitarra acompanhou de forma sublime a grandiosa interpretação vocal de Faiz Ali Faiz que se entregou com enorme devoção ao espectáculo.

Coube aos espanhóis Muchachito Bombo Infierno as honras de fecho deste 1º dia de Festival, com uma actuação muito vibrante e uma vez mais muito público a deixar-se contagiar pela alegria e energia produzidas em palco. Neste que foi um regresso muito aplaudido passados 3 anos desde a sua última presença neste festival.
A acompanhar a banda, encontrava-se o artista plástico Santos De Veracruz, que ao ritmo da música e como vem sendo hábito deu origem a uma tela pintada em palco.


Actuações - 22 de Junho de 2011
Quartetum - Portugal
Nobre Ventura - Portugal
Migna Mala - Portugal
Lula Pena - Portugal
António Zambujo - Portugal
Instinct Baroudeurs - Portugal
JAADU - Faiz Ali Faiz & Titi Robin - Paquistão/França
Eroscópio - Portugal
Marrokan - Portugal
Muchachito Bombo Infierno - Espanha


REPORTAGEM MED 2011:
1º Dia (22 de Junho)
2º Dia (23 de Junho)
3º Dia (24 de Junho)
4º Dia (25 de Junho)



Para visualizar a galeria, deverá ter instalada a última versão do Adobe Flash Player



Voltar ao início


Fotos: Andreia Lopes
Texto: Juvenal Cruz
Agradecimentos: Câmara Municipal de Loulé
Festival: MED 2011
Local: Loulé, Algarve
Data: 22 Junho de 2011 (1º dia do festival)

0 comentários:

Enviar um comentário