[REPORTAGEM]: Expensive Soul | Casa da Música | 31 de Março 2011



Os Expensive Soul, acompanhados pela Jaguar Band e por múltiplos convidados, apresentaram-se no dia 31 de Março pelas 22h na sala Suggia da Casa da Música, doze dias após a passagem pelo Cinema São Jorge em Lisboa, para um concerto acústico que não deixou indiferente a plateia e que esgotou por completo aquela sala.

Este espectáculo marcou-se pela especial sonoridade que músicos de grande qualidade que acompanharam New Max e Demo deram a temas tão badalados com O Amor é Mágico. Uma secção de cordas, uma de sopros e uma harpa, entre outros, permitiram dar uma nova roupagem às músicas deste grupo portuense.
Mal Demo entrou em palco acompanhado de New Max, afirmou estar grato por tocar em casa e pediu um viva à música nacional. A enorme ovação comprovou que a música Portuguesa e, em especial este grupo, atravessam um grande momento.

Poucas foram as vezes em que New Max e Demo acompanhados por geniais músicos, deixaram o público sentar-se, fazendo dessa, a noite dos Expensive Soul. Os primeiros temas pautaram-se por melodias como Dou-te Nada e o Tempo Passa.
O primeiro convidado da noite foi Virgul, um amigo de longa data, que interpretou Brilho e This is for My People, o primeiro grande momento da noite, com toda a plateia, sem excepção, de pé e a cantar. Quando poderíamos pensar que era altura da plateia se sentar, Demo, com a sua grande expressividade e interactividade, levou novamente o público a levantar-se com os primeiros acordes do grande single O Amor é Mágico.

O segundo convidado da noite, foi nada mais nada menos que o “pai da música portuguesa, Rui Veloso. Tocando harmónica, acompanhou os Expensive Soul em Acordo às Cinco. Após uma passagem pelo grande êxito Chico Fininho veio outro grande momento: Demo e New Max, juntamente com Rui Veloso interpretaram Porto Sentido, numa homenagem à cidade Portuense.

O concerto prosseguiu a velocidade estonteante, não havendo hipótese de o público descansar um único momento. Demo, defendeu que Portugal tem grandes músicos e como tal foi tempo de ouvir um solo fantástico de Gileno Santana ao trompete a soar ao célebre tema de Jazz Summertime.
Os terceiros mas não últimos convidados da noite foram as Vozes da Rádio, que em conjunto com os Expensive Soul interpretaram primeiramente Vi-te Picar no Ouriço, celebrado pelo Conjunto António Mafra, e em segundo lugar Eu Não Sei num momento acompanhado por cavaquinhos, ferrinhos, mostrando a boa disposição partilhada por todos os músicos presentes em palco.
Após ser interpretado Quero Ver-te Outra Vez, e terem abandonado o palco, os Expensive Soul nada mais poderiam fazer do que voltar para um encore que teria ainda algumas surpresas. O público teve a oportunidade de ouvir Quero Voar e Falas Disso. Estaria reservado para este encore a quarta e última participação especial da noite com Kika Santos a interpretar Sinfonia do Amor.

O último tema marcou sem dúvida o melhor momento da noite com todos os convidados especiais em palco a cantarem juntamente com a dupla de Leça da Palmeira o grande tema O Amor é Mágico e com a Sala Suggia a dançar e acompanhar, num momento vibrante e enérgico e de grande cumplicidade entre todos. Demo não deixou o palco sem referir que este tinha sido o concerto da sua vida, com a sua gente, com o seu povo e dedicar este grande espectáculo à sua filha.

Este foi sem dúvida um concerto cheio de energia. Quem esperava uma versão mais calma dos vários temas celebrizados por New Max e Demo, saiu da sala Suggia com vontade de dançar ainda mais e de seguir atentamente este projecto que atravessa neste momento uma das suas melhores fases.


Alinhamento:
Isto é alma
Como eu venho
Tem calma contigo
Dou-te nada
O tempo passa
Brilho
This is for my people
O amor é mágico
Contador de histórias
Acordo às cinco
Porto Sentido
Treze mulheres
Eu e tu o que?
Só contigo
Recado
Game Over
Sara
Vi-te picar no ouriço
Eu não sei
Quero ver-te outra vez
~Encore~
Quero voar
Falas disso
Sinfonia do amor
O amor é mágico


Para visualizar a galeria, deverá ter instalada a última versão do Adobe Flash Player



Voltar ao início


Fotos: Carina Guilherme
Texto: Flávio Cruz
Agradecimentos: LxAgência
Artista: Expensive Soul
Local: Casa da Música, Porto
Data: 31 de Março de 2011
Site Oficial da Banda: www.expensivesoul.com

0 comentários:

Enviar um comentário