[REPORTAGEM]: B Fachada | Teatro Maria Matos | 3 de Abril 2011



B Fachada é o artista improvável. Mas são esses que costumam ser os melhores. Tem um humor tímido e despreocupado, é humilde e directo e sem truques, como ele próprio referiu no concerto de domingo à noite no Teatro Maria Matos, em Lisboa. “Desculpem se isto parece amador, mas é assim, sem truques. Não há magia”, disse enquanto os músicos – e ele próprio – se preparavam para um novo tema.

Foi, aliás, sem truques, que B Fachada entrou em palco e se sentou ao piano para tocar uma versão de Índios da Meia Praia, de Zeca Afonso. No final soltou uma risada para a plateia, mas prossegue em silêncio, toca mais uma a solo e só depois guarda o piano e salta para as teclas e para a frente do palco.
Entram Martim, no contrabaixo, Mariana, na bateria e Lula Pena, colaboração de destaque do mais recente álbum de B Fachada, É Pra Meninos, o mote para o concerto de domingo e que nessa tarde e na tarde anterior tinha sido apresentado a crianças.
Tocam Barrigão, o tema em que Lula Pena participa, mas a sua prestação acabou por ser sem chama. Melhor esteve Francisca Cortesão - ou Chica, como foi apresentada carinhosamente -, que se juntou ao palco um pouco depois para agarrar o piano, a guitarra e ainda a voz de apoio.

Durante uma hora, os quatro músicos cantaram a vida comum do dia-a-dia, focando a sua apresentação no disco É Pra Meninos e em alguns temas do álbum homónimo com que B Fachada se sagrou. O público vai sorrindo ou lançando umas risadas às tiradas humorísticas do músico, mas mantém-se em silêncio. Não pensem em distrair-se num concerto de B Fachada. As letras são incisivas, divertidas e irónicas e precisam de toda a atenção possível.

Apesar de cansado – porque concertos para crianças dão trabalho, disse – ainda volta para dois encores de um tema apenas. Ao segundo, suspira, num misto de brincadeira e verdade, “não aguento mais”, e arranca para Kit de Prestidigitação. Aquela canção que diz “Tu queres de tudo e eu dou-te tudo”. Veio mesmo a calhar.



Para visualizar a galeria, deverá ter instalada a última versão do Adobe Flash Player


Voltar ao início


Fotos: Hugo Amaral
Texto: Ana Baptista
Agradecimentos: Teatro Maria Matos
Músico: B Fachada
Local: Teatro Maria Matos, Lisboa
Data: 3 de Abril de 2011
Myspace Oficial do músico: www.myspace.com/bfachada

0 comentários:

Enviar um comentário