Tim | Coliseu de Lisboa | 17 Dezembro 2010



O Coliseu dos Recreios acolheu esta sexta-feira Tim e convidados, num concerto que atraiu público de todas as idades, para um concerto esgotado.

A disposição dos músicos em palco fugia à tradição, aproveitando o cenário do espectáculo de Vitor Hugo Cardinalli, o palco circular que serve as artes circenses serviu nesta noite para acolher a banda. O palco contribuiu também com alguma cor e dinamismo ao espectáculo, o que certamente terá agradado ao público, particularmente às várias dezenas de crianças presentes.

Banda essa formada por um núcleo central de guitarras, baixo, bateria, teclas e acordeão, contando ao longo do espectáculo com várias participações de artistas convidados, bem conhecidos do público português, como Vitorino, Teresa Salgueiro, Rui Veloso e Celeste Rodrigues, irmã da fadista Amália Rodrigues. Segundo as palavras do próprio, "chegou a altura de pagar as promessas que fiz aos que fui conhecendo".

Tim tomou as rédeas do concerto, percorrendo através da música a sua própria história, desde os tempos da Fábrica do Braço de Prata, passando também por temas de vários intérpretes Portugueses, como António Variações, Xutos e Pontapés, UHF, Madredeus, entre outros, num leque de temas bastante variado, para todos os gostos.
De notar também uma grande empatia entre a banda e o público, resultando num à vontade pouco frequente em espectáculos de casa cheia no Coliseu dos Recreios.

Os artistas convidados foram-se revezando, interpretando cada um cerca de 4 temas com Tim, em momentos intimistas, que surpreenderam e deram mostras da qualidade musical que temos em terras lusas. Um dos pontos altos da noite terá certamente sido a extraordinária voz de Teresa Salgueiro, ex-líder dos aclamados Madredeus, que ecoou pelo Coliseu, encantando o público. A participação de Rui Veloso também foi muito aplaudida, e a tremenda voz de Vitorino tomou papel central durante alguns temas de cariz mais popular.
Celeste Rodrigues, embora presente mais como gesto de homenagem, não deixou também de contribuir com dois fados e mais alguns temas, alguns em conjunto com Vitorino.

Músicas como "Menina estás à Janela", "Por quem não esqueci", "É para amanhã" ou "Homem do Leme" fizeram as delícias de miúdos e graúdos, intervaladas por momentos de rock, funk, e uma ou outra "balada", que formaram no seu conjunto um concerto bastante equilibrado, que não cansou o púbico presente.

No final, uma plateia de pé aplaudiu Tim e os seus companheiros de aventura, reflectindo claramente o carinho que o público português nutre pelo incansável autor, e líder de uma das mais importantes bandas da história da música portuguesa.

Alinhamento:
Braço de Prata
Hora das Gaivotas
No Cimo do Monte
Uma Rocha Negra
Melhor Amigo
Adeus Serra da Lapa
O Amor (com Celeste Rodrigues)
Fado Celeste
Esta Lisboa
Limão (com Vitorino)
Tinta Verde
Bola de Trapos
Fado Triste
Menina Estás à Janela (com Teresa)
Canção de Embalar
-
-
É Para Amanhã (com Rui Veloso)
A Ilha
Sayago Blues
Fado do Encontro
Voar
Por Quem Não Esqueci
Lua Partida ao Meio
A Noite
Homem do Leme





























































Voltar ao início


Fotos: João Roda
Texto: João Cartaxo
Agradecimentos: Magic Music
Músico: Tim
Local: Coliseu de Lisboa, Lisboa
Data: 18 Dezembro 2010

0 comentários:

Enviar um comentário