Noiserv | Biblioteca Orlando Ribeiro | 18 Dezembro 2010



David Santos, ou Noiserv no contexto musical, tem percorrido várias localidades do país com o seu último projecto, o EP intitulado "A day in the day of the days". Na passada noite de sábado, 18 de Dezembro, foi a vez de Telheiras, na Biblioteca Orlando Ribeiro, espectáculo inserido no âmbito do 7º aniversário deste espaço.

O projecto musical Noiserv, com origem em 2005, tem vindo a afirmar-se no panorama nacional como um dos mais criativos e originais. Na realidade, David Santos criou uma sonoridade única, conjugando dois factos que erradamente poderão ser considerados antagónicos. O primeiro relaciona-se com a complexidade na criação e reprodução das suas composições devido à grande variedade de instrumentos utilizados, como o xilofone, guitarra ou, ainda, um pequeno acordeão, mas também de outros objectos, nada usuais, para produzir sons diferentes, como uma máquina fotográfica no tema “Bullets On Parade”. O segundo facto tem a ver com o resultado final que, não obstante aquela complexidade, se traduz num conjunto de músicas minimalistas e extremamente agradáveis, sem grandes variações mas de uma imensa intensidade.

"A day in the day of the days" é o segundo EP de Noiserv (2010) que, nas palavras de David Santos, pretende ser “a banda sonora para um dos nossos dias”, o que se reflecte no alinhamento das cinco canções que constituem o projecto, correspondendo cada uma delas a uma hora diferente do dia. O espectáculo começou, então, com o primeiro tema “da manhã” “06:00 am - Mr. Carousel”, fortemente aplaudido por uma plateia de fãs que encheram o auditório da biblioteca. Sem grandes conversas, o tímido David Santos segue para a próxima canção “Bullets On Parade”, tema do LP “One Hundred Miles from Thoughtlessness”, um álbum extremamente bem recebido pelo público e considerado um dos melhores de 2008, no âmbito nacional. O concerto avança assim, com as canções desses dois projectos, reproduzidas intercaladamente, com duas excepções: “Palco Do Tempo”, a única cantada em português e composta para o documentário "José e Pilar", e "Where Is My Mind", uma cover dos Pixies, que fechou o concerto numa segunda e final subida ao palco, “exigência” do público.

No entanto, não é possível descrever o espectáculo com rigor sem referir Diana Mascarenhas, prima do músico e responsável por toda a parte gráfica do projecto Noiserv. Durante o espectáculo, Diana cria desenhos que são projectados em tela que, de certa forma, completam a actuação do músico, proporcionando à plateia uma espécie de video clip em directo. Esta componente visual confere a cada tema um dramatismo único em espectáculos ao vivo e é também isso que torna Noiserv um projecto tão original, com uma criatividade única, extremamente apreciada.

Durante o espectáculo, David foi dando algumas pequenas explicações sobre a origem dos seus temas, como no caso de “Melody Pops” que, segundo o músico, foi inspirada em “certas noites, em Portalegre, com um grupo de amigos a tentar fazer música com aqueles chupas com flauta na ponta”. Estes pequenos momentos de interacção enriqueceram o espectáculo, tornando-o muito intimista, como um concerto “entre amigos”, divertidos com a visível timidez do artista e tocados com o prazer manifestamente mostrado por David na interpretação de cada tema.

Alinhamento:
06:00 am – Mr. Carousel
Bullets On Parade
01:58 pm – B.I.F.O.
Melody Pops
Tokyo Girl
Consolation Prize
11:15 am – The Sad Story Of A Little Town
Palco Do Tempo
Bontempi
Where Is My Mind



































Voltar ao início


Fotos: Rodrigo Vargas
Texto: Filipa Leite Rosa
Agradecimentos: Criasons
Artista: Noiserv
Local: Biblioteca Orlando Ribeiro, Lisboa
Data: 18 Dezembro 2010
Site Oficial: www.noiserv.net

0 comentários:

Enviar um comentário