Ensemble Song | Centro Cultural do Bom-Sucesso | 4 Dezembro 2010



No dia 4 de Dezembro, no Centro Cultural do Bom Sucesso, os Ensemble Song provaram que, apesar da tenra idade do projecto, são capazes de proporcionar não só um concerto mas um espectáculo completo.

Esta banda, que ainda não interpreta temas originais, surgiu em 2008 “fruto da vontade de um grupo de músicos amigos, que através da música encontra uma forma de se completar”, segundo um dos membros da banda. O projecto distingue-se pelo facto de englobar instrumentos que, geralmente, não se encontram nas tradicionais bandas de garagem, como saxofones e trompetes, o que se reflecte no estilo do grupo que “combina diversos géneros musicais, entre os quais rock, pop, jazz e soul”.

A actual formação da banda conta com 8 elementos: na voz Raquel Rolo Duarte, na guitarra David Costa, no teclado Luís Lopes, no baixo Fábio Rodrigues, na bateria Rúben Santos, no trompete Tiago Trigo, no saxofone alto e saxofone soprano Rui Miranda e no saxofone tenor e barítono Jorge Vieira.

O espectáculo começou por volta das 22:30, numa sala praticamente cheia, com o tema “Carrossel Dos Esquisitos” (Clã), seguido de “These Boots Are Made For Walking” (Nancy Sinatra), momento em que a vocalista da banda exigiu “mão no ar” às senhoras de botas na plateia. A Raquel Rolo Duarte mostrou-se sempre extremamente comunicativa, animada e proporcionou-nos ainda alguns momentos de muito humor. A ligação com o público foi crescendo à medida que o espectáculo avançava, com a interacção de outros elementos da banda, e, ao quarto tema, “Golden Skans” (Klaxons), o público levantou-se, dançou e cantou. Mas este momento não foi único, tendo-se repetido nas canções “Sunny” (Bobby Hebb), “You Know I’m No Good” (Amy Winehouse) e “Son Of A Preacher Man” (Dusty Springfield).

Todos os temas interpretados sofreram arranjos musicais, realizados pelos Ensemble Song, permitindo assim englobar a totalidade dos instrumentos da banda e incluir ainda alguns solos de sopro. A excepção deu-se na interpretação de “Playground Love” (Air) que contou apenas com Raquel Rolo Duarte, Luís Lopes e Jorge Vieira em palco, num dos momentos mais calmos do espectáculo mas não menos envolvente.

O espectáculo terminou com “National Express” (The Divine Comedy), tema antecedido por “God Put A Smile Upon Your Face” (Coldplay), numa versão exclusivamente instrumental, onde foi visível a capacidade da banda em dar a cada música o seu cunho, através de arranjos ousados e uma grande dinâmica conferida pela variedade de instrumentos em palco.

Set List:
“Carrossel Dos Esquisitos”
“These Boots Are Made For Walking”
“Make It Wit Chu”
“Sonhadores Inatos”
“Golden Skans”
“Acordar”
“Playground Love”
“Criatura Da Noite”
“Sunny”
“Dá-me Lume”
“You Know I’m No Good”
“Capitão Romance”
“Touch Me”
“Different People”
“Son Of A Preacher man”
“God Put A Smile Upon You Face”
“National Express”


















































Fotos: Rodrigo Vargas
Texto: Filipa Leite Rosa
Agradecimentos: Ensemble Song
Banda: Ensemble Song
Local: Centro Cultural do Bom-Sucesso
Data: 4 Dezembro 2010
Site Oficial: http://www.myspace.com/ensemblesong

2 comentários:

Anónimo disse...

Bom, estou a ver que foi um concerto cheio de "Bom-Sucesso" ;-) e que bem que estão todos! Parabéns aos tenrinhos, mas cheios de garra e talento, Ensemble Song! Besos Nicole

Pedro Duarte disse...

Estiveram impecáveis, cada vez melhores! Força Ensemble!
Do vosso Roadie, lol

Enviar um comentário