Pedro Abrunhosa & Comité Caviar | Coliseu do Porto | 23 Novembro 2010



Pedro Abrunhosa apresentou-se no passado dia 23 de Novembro no Coliseu do Porto para o segundo de dois grandes concertos no país. Estes dois espectáculos foram marcados pela particularidade de ter sido a primeira vez que uma banda portuguesa gravou e emitiu um concerto em 3D.

O Coliseu esgotou para apreciar ao vivo o seu novo álbum. No palco, um ambiente intimista, muito característico de todas as performances de Abrunhosa, na plateia, um público que aguardava ansiosamente o regresso deste Portuense a casa.
Não passava muito das 21h30m quando os Comité Caviar entraram em cena, fazendo soar os primeiros acordes de “É difícil”. Mal Pedro Abrunhosa pisou o palco foi presenteado com uma enorme ovação demonstrando o grande apreço que a cidade do Porto tem por este músico. Seguiram-se dois temas interpretados ao piano, “Quem me leva os meus fantasmas” e “Pode o céu ser tão longe”.
Pedro Abrunhosa, envergando um casaco de militar, não resistiu à crítica social e política interpretando “Eu sou o poder”, agora acompanhado pelo Quarteto de Metais que dava mostras de uma energia contagiante.
O “É um prazer voltar a casa”, pronunciado por Abrunhosa levou o Coliseu ao êxtase, demonstrando o prestígio que este intérprete tem na cidade que o viu nascer.
Foram percorridos os seus álbuns, recordaram-se grandes êxitos como “Não posso mais” e “Pontes entre Nós”. Um dos pontos altos da noite verificou-se quando o cantor e o público saltaram ao som de “E salta Porto, e salta Porto, olé, olé”.

A primeira das participações especiais foi de Cristina Massena ao cantar em dueto “Se Houver um Anjo da Guarda”. Seguiu-se “É preciso ter calma”, com Edgar Caramelo a fascinar o público com um solo de Saxofone. O reencontro entre dois velhos amigos mereceu uma das maiores ovações da noite: “Eu não sei quem te perdeu”, acompanhado genialmente por Rui Veloso.
Pedro Abrunhosa deu voz ao auditório no tema “Ilumina-me” colocando todo o Coliseu iluminado por telemóveis e isqueiros. Poderia pensar-se que este seria o fim do concerto, no entanto, haveria tempo ainda para ouvir “Hallelujah” interpretado ao piano e a solo, relembrando Jeff Buckley. Em “Lua”, Rui Veloso regressa ao palco acompanhado pela sua genial guitarra para novo dueto, interpretando “Walk on the Wild Side”, num tributo a Lou Reed.

No final, os músicos em palco agradeceram o concerto que aqueceu a noite do Porto e trouxe Pedro de regresso a casa.
Quando tudo parecia que já tinha terminado, Pedro Abrunhosa volta para um encore que resumiu em duas músicas o que foi todo o concerto: a intimidade em “Tudo o que eu te dou” e a energia em “Talvez Foder”.
Quem esteve presente assistiu a um Pedro Abrunhosa energético, mostrando que o seu sucesso está para durar e a um Coliseu esgotado a aplaudi-lo de pé, sem o querer deixar sair da sua cidade.




























































Set List
É dificil
Quem me leva os meus fantasmas
Pode o céu ser tão longe
Eu sou o poder
Entre a espada e a parede
Não posso mais
Pontes entre nós
Se eu fosse um dia o teu olhar
Se houver um anjo da guarda - com Cristina Massena
Durante toda a noite
Rei do Bairro Alto
Socorro!
É preciso ter calma - com Edgar Caramelo
Não desistas de mim
Eu não sei quem te perdeu – com Rui Veloso
Ilumina-me
Fazer o que ainda não foi feito
Capitão da Areia
Hallelujah
Momento
Lua – com Rui Veloso
Walk on the Wild Side
Tudo o que eu te dou
Talvez foder


Fotos: Carina Guilherme
Texto: Flávio Cruz
Agradecimentos: Sons em Trânsito
Cantor: Pedro Abrunhosa
Local: Coliseu do Porto, Porto
Data: 23 Novembro 2010
Website Oficial: www.abrunhosa.com

1 comentários:

Anónimo disse...

Eu estive presente neste concerto foi maravilho! Não tenho palavras para descrever o quanto o pessoal do Porto é amável e gentil é por tudo isto que eu amo aquela Grande cidade muito Obrigado ao Pedro e ao Grande Porto... Para sempre no meu coração...

Enviar um comentário