Macy Gray | Aula Magna | 23 Novembro 2010



Macy Gray regressou esta terça-feira a palcos portugueses, com o seu mais recente álbum "The Sellout" na bagagem, num concerto que não conseguiu encher a Aula Magna em Lisboa, mas que conseguiu atrair ainda assim um número generoso de fãs e curiosos para assistirem ao regresso da cantora norte-americana a Portugal.

Com um público de uma faixa etária mais adulta que o público de outros concertos, e por sinal mais exigente também, fez-se sentir cedo a dificuldade em cativar e motivar a festa no recinto lisboeta. No entanto, pouco a pouco o público presente na Aula Magna deixou-se conquistar pelos ritmos e acordes da Soul e R´n´B norte-americana.

Com uma primeira parte curta, com apenas três temas, a cabo de Honey LaRochelle, juntamente com o guitarrista que mais tarde partilharia o palco com Macy Gray, o público aqueceu um pouco, com a voz poderosa da jovem cantora, que se começou agora a lançar no mercado online de música de originais, através do portal iTunes.

Terminada a primeira parte, deu lugar o concerto da noite, Macy Gray. Acompanhada de uma enérgica banda, e de uma extraordinária corista, que muitas vezes tomou o papel de protagonista ao motivar e cativar o público, Macy começou com uma breve introdução ao sabor de um leve swing, e um ambiente jazz, que preparou os espectadores para o primeiro tema "Ghetto Love", do album Big, editado em 2007.

Com o ambiente Soul instalado, prosseguiu sem pausas para Kissed It, introduzindo o novo álbum "The Sellout" ao público português, seguida de um tema antigo, Caligula, do seu primeiro álbum de originais, "On How Life Is", de 1999. Com as transições entre músicas a serem escassas, e curtas, o ritmo do espectáculo era bastante animado, o que no entanto não parecia suficiente para a plateia presente na Aula Magna, que se mantinha sentada. Após puxar vigorosamente pelo público, Macy e companhia conseguiram por fim levantar a plateia ao sexto tema, Glad you Were Here.

A festa prosseguiu, com aquela que seria a primeira de muitas covers tocadas pelo conjunto. Creep, de Radiohead, do álbum Pablo Honey, ecoou pelo recinto universitário em Lisboa, e colheu a afectividade do público presente. Logo de seguida, tempo para outra cover, desta feita Nothing Else Matters, dos Metallica. Uma escolha improvável para um grupo de Soul e R´n´B, e que se traduziu numa versão um pouco desajustada do tema, mas que não deixou de receber uma boa ovação por parte da plateia, especialmente devido a interpretação vocal por parte da corista, a cargo de quem ficou a interpretação do tema inteiro, visto que Macy Gray se encontrava durante este tema no backstage.

Terminada a segunda cover, foi tempo de Macy subir novamente ao palco, com uma indumentária diferente, desta feita um vestido de brilhantes dourados, diferente do traje com que abriu o concerto, para apresentar "On and On", e o enérgico "Why Didn´t you Call me Baby", que colocou o recinto em festa. Por esta altura, a plateia já se encontrava de pé, e muitos davam largas à dança ao som do grupo norte-americano. Acompanharam também a cantora em "Sweet Baby", tema que se seguiu, em jeito de medley, a "Still" , do seu primeiro álbum.

O concerto prosseguiu com "That Man" e a conhecida "Sexual Revolution", que antecederam um dos momentos altos da noite, o tema "Oblivion", em que um membro da comitiva de Gray distribuiu pelo público nas filas da frente cartazes com a letra da música, a la Bob Dylan, enquanto Macy Gray a interpretava. Em ambiente festivo, fechou a primeira parte do concerto com "I Try", seguramente um dos temas mais aguardados da noite, que contou com o coro do público nos refrões.

Seguiu-se um período de descanso, com Macy a descansar no palco, no pódio onde se encontrava a bateria, enquanto o guitarrista do grupo entretinha a plateia com uma interpretação quase a solo de "We Are The Champions", conhecido tema dos Queen, que mais uma vez contou com a participação do público na letra da canção. Por fim, a terminar, o encore, com os temas "Beauty In The World", o seu mais recente single, "Demons" e "Que Sera", os dois últimos também em jeito de medley, que deixaram o público português a pedir mais. Macy Gray voltou.

Set List:
Jazz Intro
Ghetto Love
Kissed it
Caligula
Stalker
Glad you´re Here
Creep
Nothing Else Matters
On & on
Why Didn`t You Call Me?
Do Something
Still/Sweet Baby
That man
Lately
Sexual Revolution
Oblivion
I try
We are the Champions
Beauty in the World
Demons
Que Sera


Honey Larochelle





















Macy Gray










































Fotos: João Roda
Texto: João Cartaxo
Agradecimentos: PevEntertainment
Cantora: Macy Gray
Local: Aula Magna, Lisboa
Data: 23 Novembro 2010
MySpace Oficial da cantora: www.macygray.com

0 comentários:

Enviar um comentário