Foi mais uma grande noite dedicada ao reggae, com o Coliseu dos Recreios em Lisboa, a acolher o regresso dos norte americanos Soldiers of Jah Army, depois de na noite anterior terem atuado no Hard Club, no Porto.
A hora já marcava, e a sala versatilmente adaptada, quer para a plateia sentada quer para a plateia em pé, já estava repleta de fãs de várias gerações, na sua maioria jovens adolescentes. Sem mais demoras a banda portuguesa URBANVIBSZ, proveniente do Barreiro, subiu ao palco e desde logo contagiou o público com as habituais good vibrations do reggae, fazendo lembrar Bob Marley and The Wailers, com uma dezena de elementos.
A banda que nasceu em setembro de 2009 apresentou o seu EP numa atuação com cerca de trinta minutos, com uma nota bastante positiva, o que deixou todos os presentes com água na boca para o retorno em grande dos rapazes de DC, Soldiers of Jah Army.
Os conhecidos SOJA, já com cinco álbuns na bagagem, subiram ao palco sensivelmente meia hora depois da banda portuguesa, para apresentar o seu mais recente álbum «Strenght to Survive».
"I Don't Wanna Wait", de 2009, foi o tema escolhido para abrir o concerto, e parece que foi uma aposta ganha, com o vocalista Jacob Hemphill a dizer que o que estava a ver era lindo, e que os portugueses são incríveis. Os sons fortes do saxofone e do trompete não deixam ninguém indiferente fazendo com que todos os presentes dançassem mais de duas horas seguidas.
A banda que nasceu em 1998, foi intervalando as várias baladas que tem dispersas pelos vários álbuns, com a música contagiante, chegando mesmo a cantar um dos seus maiores êxitos "You Don't Know Me" num estilo brasileiro, sem deixar de parte o som inconfundível do piano de Patrick O'Shea. Hemphill em conjunto com os restantes elementos da banda e com a ajuda dos habituais instrumentos de percussão, que tão bem caracterizam o samba, não deixou ninguém indiferente, revelando que foi no país irmão que aprendeu.
O vocalista nunca deixou de revelar a sua humildade e simpatia, agradecendo sempre no fim e até durante cada música, muitos vezes soltando em português o "muito obrigado". O líder do grupo, chegou mesmo a filmar e fotografar os fãs e os próprios colegas de banda enquanto atuava.
Um dos momentos altos da noite foi de facto quando o grupo tocou mais uma balada, "Let You Go", com todos os seus admiradores a acenderem o isqueiro e a levantarem as máquinas. Jacob Hemphill emocionado, confessou não saber em concreto a história do Coliseu dos Recreio, mas que ainda assim a conseguia sentir na perfeição, largando de vez a vez "this place is awesome!".
A música que se seguiu "Revolution" foi com certeza um exemplo forte da mensagem que a banda tanto quer transmitir, e é bastante comum às bandas reggae: paz, justiça, liberdade, amizade - com a curiosidade do trompetista ter colocado o instrumento musical ao ombro, como se fosse uma arma.
Com o avançar da noite e do concerto, os norte americanos não deixaram de surpreender todos com a sua contagiante alegria em palco, transparecendo mesmo o divertimento que os 7 elementos estavam a ter em palco, como se estivessem numa garagem. Atiravam as baquetas de um lado para o outro e todos eles tocaram os seus instrumentos musicais com as baquetas de Ryan Berty.
Quando parecia que as surpresas tinham acabado e o concerto se iria arrastar para o final, Richie Campbell subiu ao palco e cantou dois dos seus êxitos "Blame It On Me" e "That's How We Roll". A banda tocou o maior êxito do seu último álbum "Not Done Yet" e abandonou o palco.
Como já é hábito, nem que o próprio grupo diga que é a última canção, os fãs acreditam. A banda voltou nem 5 minutos depois, com o vocalista a dizer que o que estava a ver era lindo e que amava o público, não pelo dinheiro ou pela fama, mas para espalhar a mensagem da verdade e para salvar a raça humana.
"Here I Am" foi assim o último tema, com todos os elementos da banda a serem apresentados, fazendo um solo com o instrumento que os caracteriza, abandonando - agora sim - o palco. Foram mais de duas horas de espetáculo, onde ninguém saiu indiferente.
Alinhamento:
I Don't Wanna Wait
Mentality
Rest of My Life / Faith
Decide You're Gone
Strength To Survive
Be Aware
When We Were Younger
Rasta Courage
You Don't Know Me
Let You Go
Revolution / To Whom
You and Me
Not Done Yet
Sorry
Everything Changes
Tell Me / Here I Am
Para visualizar as galerias, deverá ter instalada a última versão do Adobe Flash Player
Fotografia: Cátia Agapito
Texto: Bruno Santos
Agradecimentos: Música no Coração
Banda: SOJA
Local: Coliseu dos Recreios, Lisboa
Data: 9 de novembro de 2012
0 comentários:
Enviar um comentário