A banda britânica Anathema, esteve novamente em Portugal no passado dia 20 de outubro para um concerto no Paradise Garage, inserido na Tour Europeia de 2012.
As portas abriram antes das 21 horas, começando por essa hora a banda de abertura, os californianos Astra que nos presentearam com quarenta minutos de Rock progressivo e psicadélico.
Poucos minutos depois das 22h os Anathema entram em palco, com a simpatia e humildade que lhes é tão característica, com todos os elementos da banda a cumprimentarem o público de sorrisos rasgados.
O concerto percorreu várias fases da carreira da banda, mas principalmente os dois últimos álbuns, sendo este espetáculo, também uma apresentação do novo trabalho que saiu em abril, «Weather Systems».
Sendo assim a banda inicia o concerto com os dois primeiros temas do novo álbum «Untouchable, Part 1», que transmite força em contraste com a calma de «Untouchable, Part 2». O público mostra-se efusivo batendo palmas, revelando a sua satisfação e acompanhando a letra. Vincent Cavanagh, cumprimenta o público em português, “Boa noite! Tudo bem?” e passam ao terceiro tema do oitavo álbum «We're Here Because We're Here», "Thin Air".
Durante todo o concerto a banda mostrou-se comunicativa, como é habitual sobretudo Vincent Cavanagh e o seu irmão Daniel Cavanagh, o guitarrista. No quinto tema da noite, “Everything” chegam-se mais perto do público e o vocalista bate punho com punho com as pessoas da frente, em jeito de cumprimento.
Depois do tema “Emotional Winter” Daniel Cavanagh aproveitou para apresentar o teclista português que os acompanha, Daniel Cardoso, explicando que o conheceu durante um espetáculo em Braga, tendo sido abordado com uma proposta de colaboração. Daniel Cavanagh elogiou-o como sendo o melhor músico que já conheceu e anuncia o tema seguinte como um dos preferidos de Cardoso, “A Simple Mistake”. Seguiu-se "Lightning Song", mais um tema do novo trabalho, que mais uma vez agradou ao público.
No tema “A Natural Disaster”, Vincent pede a ajuda do público para fazer um espetáculo de luzes com telemóvel, isqueiros, etc. Pedido satisfeito, o efeito criado formou um ambiente que condizia com a música. A canção que se seguiu, foi “Flying”, em que o vocalista voltou a apelar ao público, desta vez para que o acompanhassem em uníssono na letra terminando com um improviso de Daniel Cavanagh enquanto a banda fazia pausa para o encore.
Depois de dezasseis temas tocados, Vincent confessa não ser fácil escolher entre nove álbuns com apenas duas horas para tocar. Já no encore começam com uma música, que para a banda é sempre especial, bem como para os fãs, “One Last Goodbye”.
Para finalizar, o último tema da noite foi “Fragile Dreams”, que levou toda a plateia ao rubro com muitos saltos à mistura.
Nesta noite, foi de louvar a voz de Daniel Cavanagh e da vocalista Lee Douglas, para além da boa disposição da banda, que se despediram com a promessa de voltarem brevemente, pois já andam com ideias para um novo trabalho. Antes de saírem do palco, a pedido de Vincent, Daniel Cardoso tira uma fotografia do público, para mais tarde recordar esta passagem por Portugal.
Alinhamento:
Untouchable, Part 1
Untouchable, Part 2
Thin Air
Dreaming Light
Everything
Deep
Emotional Winter
Wings of God
A Simple Mistake
Lightning Song
The Storm Before the Calm
The Beginning and the End
Universal
Closer
A Natural Disaster
Flying
~ENCORE~
One Last Goodbye
Fragile Dreams
Para visualizar as galerias, deverá ter instalada a última versão do Adobe Flash Player
Fotografia: Paulo Tavares
Texto: Ana David
Agradecimentos: Prime Artists
Banda: Anathema
Local: Paradise Garage, Lisboa
Data: 20 de outubro de 2012
0 comentários:
Enviar um comentário