[REPORTAGEM]: David Fonseca | TMN ao Vivo | 3 de Abril de 2012



David Fonseca é um artista completo. Autor, compositor, guitarrista, cantor e até pianista pela primeira vez, neste concerto.

Com meia hora de atraso, e com uma plateia já a desesperar com as músicas que a Rádio Comercial insistia em oferecer, David Fonseca apresentou-se perante uma plateia esgotada, desejosa de saber o que o artista andou a fazer neste novo álbum. Isto para aqueles que não cantavam já a plenos pulmões as novas composições como se fossem músicas conhecidas de há muitos anos.

Três enormes bolas de espelhos e luzes prateadas decoravam o palco quando David Fonseca deu o mote com o novo single "What Life is For". Uma plateia maioritariamente constituída por casais e grupos de amigos, acolheu este single de forma calorosa.

Assim à primeira vista ninguém diria que este era o concerto de apresentação de um CD acabado de sair, ainda sem rodagem em palcos e, portanto, com muitas composições desconhecidas do grande público. A euforia que invadiu o TMN ao Vivo na noite de terça-feira mostrou claramente porque é que David Fonseca é um dos artistas nacionais mais produtivos e mais aclamados da última década.

Um som irrepreensível e um jogo de luzes cativantes encontraram "Kiss Me", com as suas palmas inconfundíveis e com um David Fonseca muito agradado a sorrir "ainda se lembram, muito bem".

As novíssimas "Under the Willow", o segundo single de apresentação de «Seasons: Rising» e "Armageddon" fizeram as delícias dos presentes, assumindo-se como duas canções muito mais musculadas ao vivo, interpretadas também com muito mais intensidade.

Falador como de costume, David Fonseca entreteve o público com piadas, com trechos de canções tocadas na guitarra e no piano e pôs toda a gente a rir quando interpretou de forma cómica "Single Ladies (Put A Ring On It)", de Beyoncé depois de afirmar que não sai em clubs à noite "porque não passam as músicas que eu gosto, como por exemplo esta."

Para o momento alto (enorme) do concerto estava reservada "Superstars". O fantástico hit de 2007 causou muitos sorrisos e pôs toda a gente a saltar numa verdadeira celebração.

O bom da sala TMN ao Vivo é que tão depressa serve para fazer uma festa imensa, como no minuto seguinte se torna num espaço intimista, como o foi no momento de receber as antigas "I See The World Through You" e "Who Are You", causando o momento mais calmo e solene da noite.

Passava uma hora do início do concerto e David Fonseca brincava com o público "estão tão fresquinhos como eu, não é?". Estavam, de facto, e só queriam ouvir mais música. "Stop 4 a Minute" fez com que o cantor saísse do palco, corresse pelo meio da plateia e regressasse, glorioso, ao palco.

Não foi preciso pedir muito pelo encore. Pouco depois de ter abandonado o palco, o cantor regressa e pergunta "então o que é que vocês querem ouvir?". A gritaria foi muita, cada pessoa dizendo uma coisa diferente, mas no fim "80's" ganhou. Agora já sem os medleys e as covers pelo meio que eram costume nas tours anteriores, a cação continua a ser um dos grandes hinos da carreira de David Fonseca.

Foi preciso voltar para um segundo encore, pois ninguém arredava pé. Acabou como começou, com chave de ouro, ao som de "What Life is For", um sucesso garantido que conquistou Lisboa e transformou a sala TMN ao Vivo numa autêntica pista de dança. De certeza a este club, David Fonseca já gostava de ir.





Para visualizar as galerias, deverá ter instalada a última versão do Adobe Flash Player



Voltar ao início


Fotografia: Joana Sousa
Texto: Inês Mendes
Agradecimentos: Vachier Produções
Músico: David Fonseca
Local: TMN ao Vivo, Lisboa
Data: 3 de Abril de 2012

0 comentários:

Enviar um comentário