[CRÍTICA]: MAVERICK SABRE | LONELY ARE THE BRAVE



Maverick Sabre foi já denominado pela BBC Radio “a versão masculina da voz da Amy Winehouse”. Talvez a comparação seja exagerada, à primeira vista, mas uma audição atenta ao seu álbum de estreia, «Lonely Are The Brave», pode levar-nos a concordar com ela.

Londrino mas de descendência irlandesa, associado ao R&B mas também ao rap e a sonoridades mais folk, Maverick Sabre, de nome verdadeiro Michael Stafford, está prestes a completar apenas 22 anos. Isto torna ainda mais surpreendente que já tenha conseguido uma nomeação para os Brit Awards na categoria da Critics Choice Awards.

“Let Me Go” é o single de apresentação deste seu primeiro álbum que encerra em si muitas influências de artistas tão distintos como Bob Dylan, Tupak Shakur ou Bob Marley.

Assim é este trabalho: feito de sonoridades distintas mas que se complementam e se encontram umas nas outras. A voz particular de Maverick Sabre soa uma pouco estranha, de início, pois não é o tipo de voz que se encontra geralmente nos géneros escolhidos, mas aos poucos vai-se tornando numa sonoridade leve e envolvente bastante cativante.

Na grande maioria as composições são ligeiras, com bastante groove e muito cuidados nos arranjos. Canções como “Cold Game” e “These Days” encontram Maverick Sabre mais melancólico, num compasso mais lento mas sempre com as raízes R&B bem presentes. “Open My Eyes” e “Running Away”, por outro lado, são mais descontraídas e upbeat.
O constante recurso a coros e orquestrações criam um som “cheio”, normalmente nas composições com mais soul, em contraste com as canções mais “cruas” e mais directas.

«Lonely Are the Brave» é um daqueles CD’s em que cada audição revela um pormenor novo. Há espaço para rap, para soul, para pop e para um pouco de blues também. Um álbum de estreia muito competente, diverso e verdadeiramente eclético.



01. I Need
02. Let Me Go
03. Open My Eyes
04. Memories
05. Cold Game
06. No One
07. These Days
08. Sometimes - Album Version
09. I Used to Have it All
10. Shooting the Stars
11. I Can Never Be
12. Running Away
13. A Change is Gonna Come - Acoustic Version
14. I Don't See The Sun / They Found Him a Gun


Voltar ao início


Nota: 6/10
Crítica por: Inês Mendes
Cantor: Maverick Sabre
Álbum: Lonely Are the Brave

0 comentários:

Enviar um comentário