[REPORTAGEM]: Dream Theater | Coliseu dos Recreios | 26 de Fevereiro de 2012



Casacos de cabedal e cabelos compridos. Não! Não estamos a falar de moda. Mas sim, de um 'desfile' de grandes talentos. Ainda nem um ano fez desde a última visita de Dream Theater a Portugal. No entanto, o Coliseu dos Recreios tornou-se pequeno para a quantidade de fãs que quiseram assistir à A Dramatic Tour of Events.

Sem demoras, e com pano de fundo a dar as boas vindas à banda de abertura, as hostes tiveram a cargo dos Periphety. Formados em 2005 e vindos de Washington D.C., a banda de Spencer Sotelo parece ter agradado os presentes. Um metal progressivo juntou em palco três guitarras que conseguiram deitar 'abaixo' a sala. O som é potente, mas a voz por vezes distancia-se do tom da música.
Mesmo assim, Sotelo seduziu os portugueses, que mostraram conhecer muito bem os seus temas.
Ainda com elementos dos Periphety em cima do palco, já a equipa técnica tratava de baixar o pano de fundo, dando destaque à bateria de Mike Mangini. Sem mais demoras, ouviram-se gritos na sala. Não é todos os dias que vemos à nossa frente, uma bateria "artilhada" com vários tambores, bombos, pratos e tudo o mais que um baterista deste nível tem direito.

«A Dramatic Turn Of Events» marca a saída de Mike Portnoy (2010) e a entrada do actual baterista Mike Mangini. Os fãs não pareceram saudosos, muito pelo contrário. Mangini já faz parte da banda, e parece ter feito a vida toda.
Três cubos suspensos no palco foram alvo de constantes projecções ao longo do concerto. A primeira, de uma animação com bonecos da banda, que juntamente com "Dream is Collapsing" de Hans Zimmer deram as boas vindas aos Dream Theater.

"Bridges in the Sky" foi o tema escolhido para abertura deste concerto na capital. Aliás, se tivéssemos curiosidade e pesquisássemos, já saberíamos qual seria o alinhamento deste espectáculo. A banda não variou muito o repertório durante esta tour.
"Boa noite Lisbon", gritou LaBrie. Seguiram-se vários elogios ao público e à sala, continuando aquilo que seriam duas horas de puro 'corre-corre' por parte do vocalista James LaBrie. Também o teclista Jordan Rudes não parou um segundo. E o baterista, teve até direito a um solo, bastante aplaudido pelos fãs.

Dream Theater contam já com 23 anos de carreira. Apesar da idade dos integrantes, a energia continua bem visível. Não esperamos por um fim tão breve. Muito pelo contrário, esperamos que Portugal continue a fazer parte das suas tours (tal como tem acontecido até ao momento).

Não só de «A Dramatic Turn Of Events» se fez esta noite. Passámos por álbuns bem antigos - que nem chegam à idade de alguns dos presentes na plateia. Apesar da presença de 'malta' jovem, mais de metade dos fãs que se deslocaram ao Coliseu dos Recreios eram adultos (que muito provavelmente viram a banda nascer).
Houve tempo de relembrar velhos temas de velhos álbuns, ficando de fora 4 dos 11 trabalhos editados pela banda.

Se acústico e metal não combinam, John Petrucci e James LaBrie mostraram o contrário. Em "The Silent Man" e "Beneath the Surface" sentaram-se na frente do palco, para presentear os portugueses com dois dos momentos mais calmos da noite. Mas o momento alto foi no encore. Talvez por isso, tenha sido guardado para o final, um dos grandes hits da banda. Depois de muitos pedidos, como habitual, os Dream Theater regressaram uma segunda vez ao palco para cantar "Pull me Under", do álbum «Images and Words» (o segundo álbum da banda, e o primeiro desde a formação com o actual vocalista).

Se do concerto do Porto para o Lisboa passaram 7 meses, um novo concerto não deverá vir tão em breve. Mesmo assim, aguardamos de braços abertos, uma banda que nunca se esquece de Portugal.

Alinhamento:
Intro: Dream Is Collapsing (Hans Zimmer)
Bridges in the Sky
6:00
Build Me Up, Break Me Down
Surrounded
The Root of All Evil
Solo Bateria
A Fortune in Lies
Outcry
The Silent Man (acústico)
Beneath the Surface (acústico)
On the Backs of Angels
War Inside My Head
The Test that Stumped Them All
The Spirit Carries On
Breaking All Illusions
~ENCORE~
Pull Me Under






Para visualizar as galerias, deverá ter instalada a última versão do Adobe Flash Player




Voltar ao início


Fotografia: José Reboca
Texto: Cátia Santos
Agradecimentos: Pev Entertainmen
Bandas: Dream Theater, Periphery
Local: Coliseu dos Recreios, Lisboa
Data: 26 de Fevereiro de 2012

0 comentários:

Enviar um comentário