[REPORTAGEM]: Richie Campbell e Alborosie | Campo Pequeno | 30 de Novembro 2011



Passavam das 21h00, hora marcada para o início do espectáculo, já o Campo Pequeno estava praticamente composto, na sua maioria jovens, para uma incrível noite de reggae, cumprindo assim as expectativas por parte da organização. Como fundo, um pano ao estilo e com as cores do reggae, vermelho, verde e amarelo, com a mensagem "Positive Vibes - One Love, One Heart, One Destiny".

Pelas 21h05, começam-se a ouvir os primeiros gritos de entusiasmo por parte do público, adivinhando-se a entrada do primeiro artista em palco. A abrir o concerto do português Richie Campbell e o italiano Alborosie, o também português Original Dengaz aparece de chapéu e óculos escuros.
O rapper, conhecido pela velocidade das rimas, tem vindo a crescer a nível nacional, com vários concertos por todo o país, tendo no seu reportório várias participações em concertos de Richie Campbell. Original Dengaz que começou também no gênero musical reggae, percebeu que a sua onda é o hip hop, nao deixando de parte o reggae em algumas das suas canções. Original Dengaz cantou cinco músicas e contou com a ajuda de outros cantores portugueses como Sagaz, em "Skill Respeito & Humildade (Old School, New School)", NGA, em "Não Vale a Pena" e Agir, em "Eu Consigo".
O rapper puxou várias vezes pelos jovens espectadores, gritando o nome de Richie Campbell e Alborosie, para delírio de todos os fãs. Pela primeira vez no Campo Pequeno, deixou um conselho a todos os presentes, para lutarem pelos seus sonhos, fazendo assim uma introdução à sua quarta e penúltima música, "Eu Consigo". Dengaz humildemente, disse saber que não estavam ali para o ver, mas agradeceu e pediu o apoio para a sua última música, uma música que retrata a sua vida. Passavam trinta minutos do seu início, o concerto de Original Dengaz chegava ao fim.

Vinte minutos decorridos e já com a sala lotada, entrava o português Richie Campbell. O jovem cantor também pela primeira vez a actuar no Campo Pequeno, agradeceu desde logo o facto da sala estar cheia, realçando ainda, que foi a primeira vez que o Campo Pequeno esgotou num concerto reggae. Richie soube sempre puxar pelo público e um dos momentos altos da noite, foi quando pediu a todos para levantarem os braços para tirar uma fotografia e colocá-la no seu Facebook. O mais conhecido cantor de reggae português, da actualidade, cantou todos os seus temas mais conhecidos: "Held In", "Everytime I Cry", "Blame it On Me" e "Missing You". Cantou ainda alguns êxitos de cantores internacionais, "Insane in The Brain", dos Cypress Hill, "Still" de Dr. Dre e Snoop Dogg e "I Need a Dollar" de Aloe Blacc.
Orgulhoso, mostrou sempre uma forte ligação com os fãs. Interagiu várias vezes com o público, pedindo para fazerem uma onda (a famosa hola mexicana, do Campeonato do Mundo FIFA de 1986, no México) e para saltarem ao ritmo da música, ficando a assistir sentado no chão do palco.
Dengaz voltou a entrar em palco para cantar mais uma música, desta feita com Richie Campbell, "From the Heart" e como em concertos anteriores juntos, o rapper voltou a afirmar que Richie Campbell era o melhor cantor reggae de Portugal e que este tinha os melhores fãs do mundo.
Richie Campbell saiu do palco, deixando a incerteza se iria voltar para cantar uma das suas músicas mais conhecidas "Blame it On Me". O que aconteceu, em forma de balada, também já habitual, com apenas uma luz a sobressair no palco, todos os fãs acenderam os isqueiros e ajudaram o cantor na letra da música.
Antes de se despedir, pediu para o ajudarem uma vez mais a cantar, desta feita na sua última actuação da noite "Whoa". O público mais uma vez não o desiludiu. Richie Campbell, por volta das 23h10, despediu-se com um concerto muito animado, deixando a tarefa complicada para o siciliano Alborosie, de voltar animar todos os fãs presentes.

Alberto D'Ascola, conhecido como Alborosie, entrou em palco volvidos 30 minutos, com as suas já famosas bailarinas e o resto da banda. Começando com cinco músicas sem parar, o cantor italiano, conhecido pelas suas rastas enormes, agarrou uma como se esta fosse uma arma, deixando mensagens como "legalize the ganja" (legalizem a marijuana).
"Police in Helicopter", de John Holt, foi um dos momentos altos da noite do siciliano, enquanto tocavam as sirenes da polícia como som de fundo.
O cantor e também produtor italiano, que já veio várias vezes a Portugal, sendo esta igualmente a sua primeira actuação no palco do Campo Pequeno, ausentou-se várias vezes de palco, deixando as suas dançarinas a actuar com o resto da banda, ou até mesmo o seu baterista a fazer solos.
Proferiu várias mensagens para os portugueses "you've got to believe in your heart, your soul, rastafari" (tens de acreditar no teu coração, na tua alma, rastafari) ou "be positive" (sê positivo).
Conseguindo sempre agarrar o público, brincou várias vezes com as rastas, levando os jovens portugueses ao êxtase. Utilizou várias vezes a sua língua materna, chegando inclusive a cantar uma versão em italiano da conhecida música "We No Speak Americano". Quando o cantor chamou uma fã ao palco, para surpresa de todos, a rapariga trazia uma bandeira de Espanha, o que levou a uma recepção pouco calorosa por parte dos presentes.
Para terminar a noite, Alborosie apresentou todos os seus companheiros de banda e finalizou em grande com um dos seus maiores êxitos "Kingston Town".

Apesar de algumas falhas técnicas com o som, enquanto os artistas estavam a actuar, a noite foi de emoções fortes, mostrando que o reggae em Portugal está a evoluir cada vez mais.

Alinhamento Alborosie:
Dung a Babylon
No Cocaine
Herbalist
Real Story
Police in Helicopter (Cover John Holt)
Respect
Money
Police Polizia
Patricia
Still Blazing
Rastafari Anthem
One Sound
Bring Back My Love
Welcome To Jamrock (Cover Damian Marley)
Can't Stand It
We No Speak Americano (versão italiana)
Kingston Town


Alinhamento Richie Campbell:
Intro
911
Wanna Bet
Held In
Hate On Me Now
She Love's Me So
Never Lose My Faith
I Need A Dolar (Cover Aloe Blacc)
Think About Life
Please
Everytime I Cry
Missing You
Black Roses Feat. Barrington Levy
From the Heart Feat. Dengaz
Still (Cover Dr. Dre & Snoop Dogg)
Insane In The Membrane (Cover Cypress Hill)
Blame It On
Love Story
Whoa


Alinhamento Dengaz:
Skill Respeito & Humildade
Mais Que Isso (Old School, New School) Feat. Sagaz
Não Vale a Pena Feat. NGA
Eu Consigo Feat. Agir
O.D.






Para visualizar as galerias, deverá ter instalada a última versão do Adobe Flash Player



Voltar ao início


Fotografia: Joana Sousa
Texto: Bruno Santos
Agradecimentos: Inha
Cantor: Richie Campbell
Local: Campo Pequeno, Lisboa
Data: 30 Novembro de 2011

0 comentários:

Enviar um comentário