[REPORTAGEM]: Festilha XIII | C.C. Ílhavo e C.C.G.N | 25 e 26 Novembro 2011



Este é, considerado por muitos, como um dos melhores festivais de Tunas de todo o país. Com uma organização conjunta entre a Câmara Municipal de Ílhavo e a TUA (Tuna Universitária de Aveiro) desde 2004, tem como principal objetivo trazer até Ílhavo uma qualidade acima da média no que diz respeito à tradição universitária que se vive em todo o país.

Com um espírito bastante tradicional, irreverente e boémio que caracteriza este festival universitário, já era de esperar casa cheia nos dois dias de festival. Apesar de cada dia ter a sua programação, bastante distinta e que merecia destaque para determinada faixa etária, no final foi um resultado bastante positivo para a organização que afirmou faltar vender muito poucos bilhetes.

Dia 1 – “T.U.A e Amigos”
No primeiro dia o festival foi acolhido no enorme Centro Cultural de Ílhavo. Com um programa muito cultural e direcionado para as famílias aveirenses, contou com a apresentação da própria Tuna, fazendo prevalecer o humor característico dos seus membros e a irreverência e à vontade demonstrado para estar em cima do palco.

De seguida subiram ao palco os fantásticos jovens pertencentes à Orquestra Juvenil da Escola de Música Gafanhense, com uma história relativamente recente mas com uma presença e qualidade inigualável que levou o público a fantásticas ovações no final de cada tema.
Logo a seguir subiu ao palco a Tuna da Universidade Sénior da Fundação Prior Sardo, com uma necessidade e vontade de transmitir ao público tudo aquilo em que trabalham ao longo do ano.
O palco recebeu então um novo grupo, uma fantástica surpresa que deixou alguns maravilhados, com o Grupo de Fados de Aveiro que transmitiu uma qualidade de voz, de interpretação e remeteu muitos dos presentes a grandes espetáculos mundiais, dada era a enorme qualidade dos presentes.
Por último, mas não menos importante, subiu ao palco a T.U.A. com a qualidade que já vem sendo habitual e as músicas mais apreciadas pelo público, levou a uma ovação de pé no final. Um dos momentos marcantes desta atuação foi ainda a serenata feira à Sr.ª Vereadora da Câmara que arrancou várias gargalhadas e sorrisos da parte dos presentes.

Dia 2 – Concurso de Tunas
Este era o dia tão esperado pelos apreciadores do espírito académico. Mais uma vez a apresentação do mesmo esteve a cargo dos Jogralhos (Grupo de Jograis Universitários do Minho), uma animação pegada e que já vem sendo hábito neste festival. Ao longo de toda a noite foram muitas as gargalhadas que conseguiram arrancar do público, levando muitas vezes a várias interações pessoais entre os membros e o próprio público das primeiras filas.
A primeira subida ao palco foi do Grupo de Fados de Aveiro, que mais uma vez transmitiu uma qualidade fenomenal aos presentes. Com uma história de apenas 3 anos, tem corrido o país a cantar e tocar poetas como Manuel Alegre, Ary dos Santos, António Nobre e compositores como Carlos Paredes, João Bagão e António Brojo e foi mesmo estas referências que estiveram presentes nestes dois dias do XIII Festilha.

O resto da noite foi uma animação pegada, com a presenta da Bruna (Tuna Universitária da Figueira da Foz), Tuna de Medicina da Universidade de Coimbra, Tuna Universitária de Beja, Tuna de Medicina do Porto e a Tuna da Universidade de Aveiro. Cada uma delas trouxe um pouco da cultura de cada universidade e até da sua zona geográfica. Com um estilo bastante tradicional e ao mesmo tempo fazendo referência a estilos mais modernos, foi uma fantástica noite para todos os presentes.

As danças, os cantares e até a interação entre as tunas e o público foram de uma qualidade enorme, levando muitos dos presentes a comentarem que esta tinha sido, provavelmente, uma das melhores noites que o Festilha já proporcionou.



Para visualizar as galerias, deverá ter instalada a última versão do Adobe Flash Player



Voltar ao início


Fotografia: Ana Martelo
Texto: Arminda Esgueirão
Agradecimentos: Centro Cultural de Ílhavo
Local: C.C. Ílhavo e C.C.G.N, Aveiro
Data: 25 e 26 Novembro de 2011

0 comentários:

Enviar um comentário