[REPORTAGEM]: Capitães da Areia | TMN ao Vivo | 11 Novembro 2011



Foi para uma sala bem composta e num dia de São Martinho com gosto a Verão que os Capitães da Areia decidiram fazer o concerto de lançamento do seu mais recente álbum de estreia «O Verão Eterno d’Os Capitães da Areia».

Os cinco elementos da banda, liderados por Capitão Pedro (que nesta noite especial foram acompanhados de um coro e saxofonista) começaram a noite logo de rompante com uma das grandes malhas da banda, “Capitão Bomba”, canção porta-estandarte dos primórdios iniciais da carreira da banda que transportou a sala para um verão inacabado ainda com cheiro a maresia, mudanças de pele de escaldões solares e fins de tarde na praia. Seguiram-se uma panóplia de canções novas que figuram no novo álbum, sempre a de tom alegre a apelar à dança e abanico.

Não faltou também um dos principais singles da banda, “Bailamos no Teu Microondas” que até direito teve à explicação de Capitão Pedro relativamente ao facto da bandeira que aparece no videoclip não ser a da França mas sim uma bandeira náutica dos Capitães da Areia. Uma das canções que que possivelmente mais levou ao aquecimento das gargantas para uma cantoria em uníssono por parte dos presentes e que teve mesmo um final imprevisivelmente bom.

Logo de seguida, ouviu-se o actual single da banda “Dezassete Anos” remetendo-nos para uma eterna e encantada adolescência com todos os devaneios amorosos e aventureiros que lhe são bem característicos.

Foi também com alguma surpresa e alegria que se fez ouvir uma bela cover dos Heróis do Mar, “Alegria” de seu nome foi também o principal adjectivo que recheou o line up de canções até então, que colmatou com uma prestação a solo do guitarrista da banda revestida de travos de sonoridade de Beach House em “Verão Eterno”.

O público ansiava por mais, e as preces foram ouvidas seguindo-se o encore onde houve mesmo tempo para uma agradável e cómica surpresa que foi a mudança de postos da formação da banda onde se avistaram os dotes multi-instrumentalistas de cada membro da banda.

Já a caminhar para o final da actuação, Capitão Pedro chamou um convidado muito especial ao palco, de seu nome Manuel Fúria, fundador e mentor da Amor Fúria, editora discográfica da banda. Ocasião bastante divertida que deu azo a podermos ver um certame de fecho de concerto com o próprio Manuel Fúria a carregar às cavalitas o vocalista da banda no meio da multidão.

Em suma, tratou-se de uma boa apresentação desta nova promessa da música portuguesa que apesar de não trabalhar para o bronze, promete reluzir o melhor que se faz no panorama musical actual, contemplando-nos com uma sonoridade doseada de ares solarengos de Verão, sem necessidade de protector solar.

Alinhamento:
Introdução
Capitão Bomba
Brincos de Cereja
Os mistérios da poupança
Senhora das Indecisões
Mariana Bem-me-quer
Amor Exige Propaganda
Portas do Sol
Bailamos no teu Microondas
Dezassete Anos
Às minhas dores
Alegria
Grécia revista e aumentada
Raparigas da minha idade
Verão Eterno
~ENCORE~
Rapazes de Lisboa
Dezassete Anos

Voltar ao início


Texto: Tiago Gonçalves
Agradecimentos: Oficina da Ilusão
Banda: Capitães da Areia
Local: TMN ao Vivo, Lisboa
Data: 11 Novembro de 2011

1 comentários:

Filipa Nogueira disse...

Nos dias que correm este concerto foi uma surpresa muito agradável e inspiradora. Vale a pena ficar atento a Os Capitães da Areia!

Enviar um comentário