[REPORTAGEM]: Vans Of The Wall | Santiago Alquimista | 28 Outubro 2011



O Santiago Alquimista, sala mítica de Lisboa, preparava-se para receber mais um evento Vans Off-the-Wall, organizado pela Xuxa Jurássica, promotora já conhecida pela constante organização de grandes concertos do punk/hardcore. Desta vez marcaram presença bandas thrash punk do underground português como os Pussy Hole Treatment (PTH), The Skrotes e Mr Miyagi, abrindo caminho para a banda que encerrava esta noite, os SSS (Short Sharp Shock) de Liverpool, Reino Unido.

Chegámos, já os PTH tomavam conta da festa. O circle pit invadia a sala, e os menos tímidos cantavam com a banda. Uma excelente escolha para abrir esta noite, a bateria rápida, a intensidade e a energia visível tomava conta dos membros da banda. Depois de algumas músicas novas, o vocalista Nóia intervêm apelando “pensem por vocês próprios”, já se adivinhava que se seguia um dos temas do EP Destroy Everything Now – “Think for yourself”. O ambiente começava a aquecer, a sala compunha-se e a noite prometia.

Seguiu-se a banda do Seixal, os The Skrotes, ouvia-se “Tudo cá para cima”, o set estava prestes a começar. Atitude, intensidade e muita rapidez, tudo o que se pode esperar num bom concerto de punk. O público restrito mas muito dedicado não saiu de cima do palco, cantou, "moshou", deu tudo, proporcionando um ambiente de união, que rapidamente contagiou os mais inibidos, que aquando do circle pit não resistiram a participar. Numa fase em que as vidas giram em volta das redes sociais lia-se na t-shirt do vocalista Micael “Log Out, Shut Down, Go Mosh”, evidenciando os ideais interventivos que caracterizam o punk/hardcore. Não faltaram temas como “Chuck Norris’s Fist”, “Carpe Diem”, Skate or Die”que fizeram as delícias dos fãs. Nota para uma participação final inesperada de João Arroja (Apresentador do Curto Circuito), que cantou, ou improvisou de forma efusiva, transparecendo a energia contagiante que se vivia naquela sala.
Entre um concerto e outro, o promotor Chibanga aproveitou para agradecer a presença das bandas e o patrocínio da Vans, pelo facto de apoiar novas bandas, e permitir a realização deste evento.

Subiram ao palco os putos do skate de Viana do Castelo, os Mr Miyagi. Muitas das pessoas ali presentes pareciam estar mesmo à espera de os ver. O palco estava rodeado, os stage dives e crowd surfing eram uma constante. Todos cantavam e viviam aquele momento com a mesma intensidade com que a banda o sentia. Ciso, o vocalista não resistiu a mergulhar nos braços acolhedores do público que o ampararam enquanto cantava, a sublinhar a união e inexistência de barreiras no mundo do punk. Predominaram muitos temas do ultimo álbum da banda To the Bone, abrindo com “Money and Greed is Paramount”, tocando também "Son of Evil”, “HipnoTVzation” ou “Destruction Party”. Se pensarmos no estado crítico do nosso país, quando nos vemos num concerto destes, com um conteúdo revolucionário, inevitavelmente nos identificamos e sentimos cativados. Houve também lugar para os clássicos como “Wasted Time” ou “Fuck Yeah". Até uma múmia entrou na festa, alusiva à noite de Halloween, saltando das varandas da sala cá para baixo para o público. O set desenrolou-se com uma energia incansável, como se mal houvesse tempo para respirar, e o entusiasmo dos fãs não desvaneceu por um segundo. No final o público gritou “Skate na Veia, Sangue no chão”, pedindo à banda para não sair do palco. O tema da demo de 2007 foi entoado por todos para acabar em grande. A fasquia ficou muito elvevada para a banda que se seguia.

O público estava animado, e respondia às provocações dos SSS, que iam fazendo o check sound, “Eh oooh”, “Olá Portugal, Olá Lisboa”. A banda preparava-se para um longo set de músicas rápidas e intensivas. Embora com algumas desistências, a banda de Liverpool mostrou-se empenhada e cheia de energia. Com uma voz caracteristicamente hardcore e a bateria intensiva e rápida, o som roça os míticos Dead Kennedys com um cheirinho a Slayer. Com um álbum cá fora muito recente, lançado ainda este ano de 2011 Problems to Answer, os temas predominantes foram deste último, como por exemplo ”Birdshit”, ou “Man Against Man”. No entanto, não faltaram músicas de álbuns anteriores como “Eat Me Drink Me Burn Me”, da demo, ou “The Answer is Never” e ”Time’s Up”. O público incansável pedia “play faster”. A banda correspondeu com o tema rápido “Deep Sleep”. Os mais resistentes permaneciam junto ao palco, ora a cantar, ora como se tivessem as guitarras ou as baquetas na mão, tocavam com a banda como se não houvesse amanhã.

Esta foi mais uma noite memorável, correspondendo àquilo a que já estamos habituados. Ficamos à espera do próximo.










Para visualizar as galerias, deverá ter instalada a última versão do Adobe Flash Player



Voltar ao início


Fotografia: Rui Gaiola
Texto: Joana Duarte
Agradecimentos: Xuxa Jurássica
Evento: Vans Of The Wall Music Night
Local: Santiago Alquimista, Lisboa
Data: 28 de Outubro de 2011

1 comentários:

Anónimo disse...

hey!
as fotos tao muita boas, parabens!
Há vids?:D

Enviar um comentário