[REPORTAGEM]: Peter Murphy | Hard Club | 1 Outubro 2011



O Dia Mundial da Música comemorou-se em grande estilo com a presença de Peter Murphy num Hard Club esgotado. O lendário rei do gótico (permitam-me referir esta piada já de início e, assim, realçar um sentido de humor cada vez mais apurado) é costumeiro no nosso país e nem o calor atípico de Outubro afastou uma plateia nostálgica, na sua maioria adornada por t-shirts negras, cabelos compridos e olhos esfumados.

No primeiro concerto da digressão europeia de Ninth (o último álbum de originais, lançado em Junho deste ano), Peter Murphy surgiu elegante, soturno e enérgico com "Velocity Bird" logo a abrir as hostilidades. As coreografias hipnotizantes não se fizeram esperar: as piruetas foram uma constante e o bater de asas em câmara lenta, percorrendo o palco de uma ponta à outra, aguçaram ainda mais a sua veia artística. E se é verdade que o som poderia estar em melhores condições, o mesmo já não se pode dizer da performance empenhada de Peter Murphy.
O veterano continua com uma voz inconfundível, tanto poderosa como dramática, ingrediente fundamental para uma actuação teatral e revivalista. Abrangendo uma discografia tão extensa, os temas de "Bauhaus" (banda de quem foi mítico vocalista) também não foram esquecidos e fizeram as delícias dos fãs mais antigos. Nesta viagem alargada, e percurso feito por mais de vinte anos de êxitos consagrados, os momentos de cumplicidade com o público foram muitos e clássicos como "A Strange Kind Of Love" ou "I’ll Fall With Your Knife" foram cantados em coro, demonstrando – se duvidas ainda houvesse - o magnetismo que o artista exerce sobre os palcos portugueses.

Depois de mais de duas horas de puro espectáculo, distorções de guitarras e sintetizações potentes, o carisma de Peter Murphy materializou-se em vénias e, numa derradeira despedida, o músico saiu de cena envolvido num enorme aplauso (totalmente merecido) vindo de uma plateia rendida mais uma vez aos encantos mais obscuros do rock.

Alinhamento:
Velocity Bird
Peace To Each
Seesaw Sway
Disappearing
Silent Hedges
Subway
A Strange Kind Of Love
Bela Lugosi’s Dead
Black Stone Heart
I’ll Fall With Your Knife
I Spit Roses
Memory Go
She’s In Parties
In The Flat Field
Raw Power
Stygmata Martyr
Cut You Up
All Night Long
The Passion Of Lovers
The Prince And Old Lady Shade
Uneven And Brittle
Cool Cool Breeze
Hurt
All We Ever Wanted Was Everything




Para visualizar a galeria, deverá ter instalada a última versão do Adobe Flash Player



Voltar ao início


Fotos: Carina Guilherme
Texto: Vanessa Silva
Agradecimentos: Everything is New
Músico: Peter Murphy
Local: Hard Club, Porto
Data: 1 Outubro de 2011

1 comentários:

Vanessa disse...

só para dizer que o concerto foi no hard club... :)

Enviar um comentário