[REPORTAGEM]: More Than a Thousand | TMN ao Vivo | 24 Setembro 2011



Há dez anos atrás foi editado o primeiro EP, daquela que seria uma das melhores e mais aclamadas bandas do underground português. Os More Than a Thousand (MTAT), quiseram comemorar esta data especial junto dos seus fãs e amigos.

Dia 24 o TMN ao Vivo foi palco para receber esta banda que mostrou continuar em forma mesmo depois de uma década de vida. Uma noite que começou por volta das 22h30 e que acabou apenas às 01h30, trouxe a Lisboa uma imensidão de jovens fãs e alguns que já acompanham a banda desde as suas origens, em 2001.
Um espectáculo que contou até com um pequeno bolo de aniversário, que posteriormente foi oferecido ao público, que depressa o comeu sem qualquer problema pela falta de garfos ou colheres-

Mas porque dez anos não se fazem sem os amigos por perto, os MTAT convidaram os My Cubic Emotion (MCE) e os Devil In Me para a primeira parte desta comemoração.
Os MCE que acompanham os aniversariantes desde as suas origens, contam com 9 anos de existência. No entanto, e com uma casa a meio gás, apenas tiveram oportunidade para animar a sala durante vinte minutos.
A porta giratória do TMN ao Vivo continuava a rodar, e a sala começou a ficar composta para receber os Devil In Me, os segundos convidados da noite que, conseguiram cativar um maior número de público, que entre circle pit e crowd surfing iam gritando bem alto a letra de alguns dos temas da banda. No entanto, este concerto foi marcado pelas falhas técnicas que na opinião do vocalista, “O que seria de uma banda punk/hardcore sem problemas?”. O público não se preocupou e lá continuou a saltar como se nada fosse.

Mas porque a noite era dos More Than a Thousand, foi a vez de os setubalenses subirem ao palco. O som, esse, por vezes não foi o melhor. A voz de Vasco Ramos, o vocalista, foi muitas das vezes abafada pelo som dos instrumentos. Até a participação de Fábio Batista de Hills Have Eyes no tema “Sharp Tongue”, mal se fez ouvir. No entanto, e porque isso não afectou em nada o ambiente ali vivido, os MTAT conseguiram, como sempre, fazer daquela sala um autêntico palco de mosh e circle pit. Se pensam que isso é coisa apenas para o sexo masculino, desenganem-se. Do público para o palco iam subindo algumas raparigas, que num mergulho estonteante se mandavam para os braços daqueles que se encontravam na plateia.
“Façam barulho Lisboa. ‘Bora lá começar isto”, gritou o vocalista. Entre músicas como “Make Friends and Enemies”, “It's Alive (How I Made A Monster)” e “First Bite” do último álbum, Vasco perguntou quem conhecia um tema recentemente colocado na internet “Feed the Caskets”. Se o tema é recente, não pareceu, pois o público continuou a cantar juntamente com a banda. Coisa que aconteceu ao longo deste concerto de MTAT, mesmo quando temas como “Arctic”, “The Hollow” e “Memories and Addictions” de álbuns mais antigos foram ecoados.
E porque os MTAT desde a sua formação até aos dias de hoje já contaram com alguns ex-membros, foi a vez de pedir a André Viegas, antigo vocalista da banda, para pisar o palco e partilhar o protagonismo com Vasco, no tema “Trip to Goth’am City”.
Outro momento alto da noite, foi o solo de Vasco, que apenas com a guitarra tocou “Someone Like You” da cantora Adele, seguindo-se do tema “In Loving Memory”, com direito a luz de telemóveis no ar, o momento mais romântico e calmo desta noite de hardcore português.

Apesar das dificuldades técnicas, os More Than a Thousand deram um excelente concerto, foram poderosos em palco e bastante comunicativos com os seus fãs. Aguardamos pela comemoração do vigésimo aniversário, com casa igual ou ainda mais lotada que a desta noite no TMN ao Vivo.


Alinhamento:
Make Friends and Enemies
It's Alive (How I Made A Monster)
First Bite
We Wrote This Song About You
Nothing But Mistakes
Feed The Caskets
Arctic
The Hollow
Memories and Addictions
Walking On The Devil’s Trail
Trip To Goth’am City
In Loving Memory
Roadsick
Teenage Wastelands
A Sharp Tongue Can Cut Your Own Throat
Black Hearts
No Bad Blood
It's the Blood, There's Something in the Blood






Para visualizar as galerias, deverá ter instalada a última versão do Adobe Flash Player



Voltar ao início


Fotos: José Reboca
Texto: Cátia Santos
Agradecimentos: Metrónomo
Banda: More Than a Thousand
Local: TMN ao Vivo, Lisboa
Data: 24 Setembro de 2011

0 comentários:

Enviar um comentário