[REPORTAGEM]: Festas do Mar (6º Dia) | Cascais | 24 Agosto 2011



A quarta-feira das Festas do Mar foi dedicada a uma das promessas das músicas portuguesa, Aurea.
Já todos ouviram falar deste nome e já todos ouviram um tema ou outro desta jovem cantora que tanto tem sido requisitada para comparecer em todos os espectáculos e festivais de verão.

Foi uma brilhante aposta da Câmara Municipal de Cascais e isso notou-se assim que chegámos. Carros às voltas à procura de estacionamento, outros estacionavam mesmo em cima de passeios e até de passadeiras (não se assustem, nada que atrapalhasse o trânsito)."Isto hoje vai estar cheio", pensei - e assim foi. A Baía de Cascais tornou-se pequena para a quantidade de fãs, simpatizantes e curiosos que queriam assistir ao concerto.

Por volta das 22h00, com um curto vestido verde e com os pés descalços, como habitualmente gosta de cantar, Aurea subiu ao palco juntamente com os outros oito músicos que a acompanham. Um pano de fundo com o nome da cantora e um cenário que contava com candeeiros, um piano de cauda, uma cómoda e alguns outros objectos que nos fazia lembrar os anos 50/60, fizeram-nos parecer que tínhamos voltado no tempo e que estávamos num filme de época.
The Main Things About Me fez as hostes de um concerto recheado energia e boa música (tão boa que por vezes muitos se perguntam se "isto é português"? - sim, meus caros, em Portugal faz-se muito boa música).
Aurea, que transborda simpatia e talento, conta ainda com uma voz que nos faz lembrar um misto de Duffy e Amy Winehouse - que aliás, é uma das suas referências, como gosta sempre de relembrar. Só ouvindo para perceber o potencialidade desta jovem cantora de 23 anos que, muito provavelmente devido ao seu curso de teatro, a torna tão expressiva em cada tema que interpreta.

Aquela visão de ter um artista parado em frente ao microfone já era! Aurea, não parou um segundo e o mais engraçado é que não quer o protagonismo só para ela, muito pelo contrário. Nas suas andanças pelo palco, a cantora foi parando junto dos seus músicos, metendo-se com eles, sorrindo e aplaudindo um a um. Se isto não é amor à banda, anda lá muito perto. Gostámos e aplaudimos, porque uma banda não se faz de um vocalista, mas sim de um conjunto enorme de talentosos músicos e cantores.

"Vou pedir por diversas vezes para ouvir as vossas vozes", disse Aurea, e do público alguém gritou "És linda!". Mas as vozes vindas da plateia não ficaram por aí, o público acompanhou Busy (For Me) - o primeiro single do álbum de estreia - em uníssono com a vocalista. No No No No (I Don't Want Fall in Love With You Baby) foi igualmente bem sucedido e até as surpresas da noite Kiss de Prince, e Be My Baby de The Ronettes, foram cantaroladas por todos.

Com certeza Cascais ficará marcado no coração da cantora e a sua música no coração de todos quanto ali estiveram.


Alinhamento:
The Main Things About Me
Waiting, Waiting (For You)
The Only Thing That I Wanted
Tower Of Strength
Busy (For Me)
Kiss (Prince)
Okay Alright
Heading Back Home
Knock on Wood
Dreaming Alive
Don't Ya Say It
~ENCORE~
Be My Baby (The Ronettes)
No No No No (I Don't Want Fall In Love With You Baby)
Busy (For Me)



REPORTAGEM FESTAS DO MAR 2011:
1º Dia | James (19 Agosto 2011)
2º Dia | Amor Electro (20 Agosto 2011)
3º Dia | Carminho (21 Agosto 2011)
4º Dia | Deolinda (22 Agosto 2011)
5º Dia | Zeca Sempre (23 Agosto 2011)
6º Dia | Aurea (24 Agosto 2011)
7º Dia | Vanessa da Mata (25 Agosto 2011)
8º Dia | Susana Félix (26 Agosto 2011)
9º Dia | Luís Represas (27 Agosto 2011)
10º Dia | Homenagem a Tozé Brito (28 Agosto 2011)



Voltar ao início


Fotos: José Reboca
Texto: Cátia Santos
Agradecimentos: Câmara Municipal de Cascais
Banda: Aurea
Local: Baía de Cascais, Cascais
Data: 24 Agosto 2011 (6º dia do festival)

0 comentários:

Enviar um comentário