[NOTÍCIAS]: FESTIVAL RITEK PAREDES DE COURA APOIA CAUSAS SOCIAIS



Num momento em que o país atravessa uma conjuntura económica fragilizada, as causas sociais revestem uma enorme importância e requerem uma ainda maior atenção por parte da comunidade civil.

Conscientes da urgência em ajudar e contribuir para os mais necessitados, o Festival Ritek Paredes de Coura não é alheio aos que mais precisam e associa-se este ano a três áreas de responsabilidade social: a saúde, a educação e formação e a defesa dos animais.

No campo da educação e formação, a organização do festival apoiará o Clube de Natação e Cultura de Paredes de Coura. Esta associação sem fins lucrativos iniciou a sua actividade em Outubro de 1999 e desde essa data tem-se dedicado a formar jovens nas áreas da natação, step e ginástica aeróbica, dança, patinagem artística, judo e atletismo. Nesta última modalidade o clube tem conquistado títulos distritais e regionais, nos escalões de formação.

A defesa dos animais é uma causa que carece cada vez mais de apoio quer institucional quer particular e por isso o festival Ritek Paredes de Coura fará reverter fundos para a Associação Courense de Defesa dos Animais, a AcodAnimais. Alguns dos principais objectivos desta associação, fundada em 2008, passam por recolher animais feridos, doentes ou em risco imediato; procurar novos donos para animais abandonados; fazer respeitar as leis de defesa e protecção dos animais; promover campanhas de sensibilização das populações (nomeadamente escolar) para a defesa e protecção dos animais; e prestação de vários serviços como albergue temporário de animais, serviços veterinários, entre outros.

Em relação à saúde, e porque nenhum cidadão fica indiferente ao sorriso do Tiago, a organização do festival Ritek Paredes de Coura não quis deixar de lado a causa deste bebé com raízes familiares em Paredes de Coura que padece de duas doenças raras – uma ao nível da formação da cabeça e outra invulgar e problemática, o Sindroma Klipeel Trenaunay Weber, uma doença venosa que se manifesta na má formação das veias (neste caso na perna esquerda), causando a hipertrofia das mesmas e, se não tratada, causará um crescimento exagerado do membro (gigantismo) podendo originar a impossibilidade de suportar o peso da perna afectada e causar a imobilidade, ou ainda, em casos extremos a amputação.

Nesse sentido, a organização procederá à recolha de cinco euros junto dos portadores de convite de 4 dias para assistirem ao festival, que reverterão para as três causas sociais acima enunciadas. A contribuição deverá ser feita, aquando do levantamento do passe de acesso, à entrada do recinto do festival Ritek Paredes de Coura, que se realiza de 17 a 20 de Agosto.

[+]Info: Paredes de Coura

0 comentários:

Enviar um comentário