[REPORTAGEM]: Morcheeba | Centro de Congressos do Arade | 22 Julho 2011



Morcheeba, regressa a Portugal para três espectáculos marcados com datas para 22 de Julho em Lagoa, 23 de Julho em Lisboa e 26 de Julho em Cantanhede, inseridos na digressão de apresentação do seu último álbum - Blood like Lemonade - lançado em meados do ano passado e que marca o reencontro da vocalista Skye Edwards com a banda, depois de em 2003 ter apostado numa carreira a solo sendo substituída por Daisy Martey e depois por Jody Sternberg. Dona de uma voz inconfundível, Skye marca o estilo dos Morcheeba, que sem ela acabam por perder uma grande parte da sua identidade enquanto grupo.
Na quarta edição do programa Allgarve, o Centro de Congressos do Arade – Lagoa foi o local escolhido para receber esta banda. Com o objectivo de valorizar o Algarve como destino turístico de qualidade, este programa oferece um variado leque de eventos culturais, associado ao glamour e sofisticação atraindo assim os turistas que nesta época do ano se encontram nesta região.
Os músicos subiram ao palco entoando os primeiros acordes. O guitarrista Ross Godfrey ainda tentou tomar o pulso à plateia mas a recepção calorosa do público estava guardada para a entrada da vocalista Skye, que se apresenta com um simpático “olá” português.
Com seu esplendoroso vestido vermelho remete-nos para o imaginário vampiresco do mais recente álbum e mostra que além dos dotes vocais também tem jeito para a costura ao confidenciar que o vestido foi feito pela própria.
O alinhamento do concerto levou o público a embarcar num cruzeiro apenas com passagem pelos álbuns editados com Skye enquanto vocalista: Who Can You Trust(1996), Big Calm (1998), Fragments of Freedom (2000), Charango (2002) e Blood Like Lemonade (2010).
The Sea marcou a abertura deste que foi um excelente concerto. A acústica da sala esteve ao nível que os Morcheeba nos têm vindo a habituar, um simples fechar de olhos transportar-nos-ia para o conforto de uma sala lounge, onde o som mais parecia estar a ser reproduzido por uma aparelhagem da mais alta-fidelidade.
Em cima da mesa do Dj, bem ao centro, encontrava-se uma garrafa de whisky transformada em objecto de culto. Ao longo do concerto foi alvo de algumas visitas por parte da vocalista, que chegou mesmo a perguntar ao público se também gostavam da bebida que para ela tem um efeito medicinal. A sua presença em palco é marcada pela simpatia, as pequenas risadas são uma constante e aproveita as pausas para falar um pouco sobre a história por detrás dos temas. É o caso de uma primeira ida ao Brasil que deu origem ao tema São Paulo retratando a melancolia que os acompanhou na sua passagem pela cidade. Fez ainda questão de frisar que da segunda vez que lá estiveram tudo correu bem melhor.
O concerto aproximava-se do final. Houve tempo ainda para uma passagem pelo ano de 1969 em Woodstock com a interpretação do tema Coming Into Los Angeles de Arlo Guthrie.
Dado como terminado o espectáculo, o público pede mais e a banda regressa para terminar em grande. Skye quebra as regras e chama o público para perto de si, depressa a zona de segurança junto ao palco é inundada de fãs que tiveram assim o privilégio de um contacto mais chegado ao grupo. É nesta altura que pergunta ao público se quer conhecer a banda e um a um apresenta cada um dos elementos. Os seguranças tentam repor a barreira de separação com o público mas Skye implora-lhes para que os deixem ficar só por mais um tema e consegue: Rome é o tema escolhido para fechar esta actuação.

Alinhamento:
The Sea
Friction
Otherwise
Never An Easy Way
Even Though
Part of The Process
Sao Paulo
Blood Like Lemonade
Coming Into Los Angeles
Slow Down
Crimson
Trigger Hippy
Blindfold
~ENCORE~
Be Yourself
Rome



Para visualizar a galeria, deverá ter instalada a última versão do Adobe Flash Player



Voltar ao início


Fotos: Andreia Lopes
Texto: Juvenal Cruz
Agradecimentos: Incubadora d'Artes
Banda: Morcheeba
Local: Centro de Congressos de Arade, Lagoa
Data: 22 Julho de 2011

0 comentários:

Enviar um comentário