[REPORTAGEM]: Judas Priest | Pavilhão Atlântico | 27 Julho 2011



Dia 27 de julho o Pavilhão Atlântico recebeu os Judas Priest com a sua digressão de despedida, Epitaph Tour 2011. Apesar de poder ter sido a última oportunidade de ver os pioneiros da New Wave of British Heavy Metal, o Pavilhão Atlântico esteve a meio gás, talvez por estarmos quase em Agosto e ser época de festivais de Verão.

Às 20h em ponto os Queensrÿche entram em palco com o vocalista Geoff Tate a tirar o chapéu à pouca plateia ainda presente e aos ainda menos seguidores desta banda histórica. Geoff Tate preocupou-se mais em ter uma atitude de estrela de Rock, chegando mesmo a mandar ao ar o tripé do microfone, atingindo sem querer o público da primeira fila. Apesar da boa prestação dos músicos e do excelente som que se fazia ouvir, notámos pouca motivação por parte da banda em cativar a audiência, acentuada pelo vazio e ambiente de apatia que se fazia sentir na sala. Durante 40 minutos pudémos ouvir alguns clássicos da banda tais como, Jet City Women (fazendo referência à sua terra de origem, Seattle), Eyes Of A Stranger e Empire.

Pouco depois das 21:40, com uma plateia mais bem composta e com o cair do pano gigante que envergava em tons vermelhos o nome desta tour(Epitaph), surgem os grandes Judas Priest. O Deuses do Metal vieram acompanhados de um espectáculo visual que incluíu muitos lazers, imagens alusivas aos seus álbuns, fogo e correntes em palco. Depois do início em força com Rapid Fire iniciam Metal Gods com fogo à mistura e com Rob Halford anunciando em grande estilo: The Priest is Back. O som estava poderoso e muito bem conseguido provando assim que é possível fazer bom som no Pavilhão Atlântico graças aos conhecimentos dos técnicos de som. Para complementar tudo isto os Judas Priest davam um concerto de arromba e grandes prestações de todos os elementos mostrando assim que velhos são os trapos. Destaque para o alternar de solos de Glenn Tipton e do “novato” Richie Faulkner, que substituiu KK Downing , fazendo lembrar o ex-guitarrista em versão jovem e com muita energia em palco. O baterista Scott Travis também mostrou aquilo que vale malhando na bateria com muita garra e fazendo rodopiar no ar as suas baquetas da bateria. A banda continua o desfile dos temas mais marcantes com Diamonds & Rust, um tema de Joan Baez, Turbo Lover (muito bem entoado pelo público), a balada de Heavy-Metal Beyond the Realms of Death e Prophecy sendo este um excelente tema do álbum Nostradamus, com muitos lazers e fogo à mistura e com Rob Halford envergando uma capa brilhante e um bastão com o símbolo da banda. A noite fica marcada com o tema Breaking The Law, na qual Halford deixou o público cantar a música na íntegra. A terminar, um grande solo de bateria que abre caminho à tão aguardada Painkiller. Foi sem dúvida especial e arrepiante ouvir este e outros temas tão marcantes na história do Heavy Metal e ao mesmo tempo saber que esta pode ter sido a última vez de os ver e ouvir ao vivo!

O encore continua com o mais puro Heavy-Metal e com todos os clássicos. Rob Halford entra em palco com a sua mota para nos presentear com as pérolas Hell Bent for Leather e You've Got Another Thing Comin. Num segundo encore terminam com Living After Midnight.
Nesta noite o tempo andou para trás e vivémos as épocas douradas do Heavy-Metal. Os Judas Priest despediram-se fazendo juz à sua condição de um dos principais ícones e impulsionadores de todo um estilo de musica a qual perdura ao longo de quase quatro décadas e com a promessa de um possível retorno mas não em forma de digressão.

Alinhamento:
Rapid Fire
Metal Gods
Heading Out to the Highway
Judas Rising
Starbreaker
Victim of Changes
Never Satisfied
Diamonds & Rust
Dawn of Creation
Prophecy
Night Crawler
Turbo Lover
Beyond the Realms of Death
The Sentinel
Blood Red Skies
The Green Manalishi (With the Two Pronged Crown)
Breaking the Law
Painkiller
~ENCORE I~
The Hellion
Electric Eye
Hell Bent for Leather
You've Got Another Thing Comin
~ENCORE II~
Living After Midnight



Para visualizar a galeria, deverá ter instalada a última versão do Adobe Flash Player



Voltar ao início


Fotos cedidas por Everything is New: Rúben Viegas
Texto: Paulo Tavares
Agradecimentos: Everything is New
Banda: Judas Priest
Local: Pavilhão Atlântico, Lisboa
Data: 27 Julho de 2011

0 comentários:

Enviar um comentário