[REPORTAGEM]: Festival MED (2º dia) | Loulé | 23 Junho 2011



No segundo dia de Festival Med, Loulé continua de portas abertas às músicas do mundo com palcos distribuídos pela zona histórica da cidade e onde é possível transportar os visitantes pelas diversas sonoridades de outras culturas. Quem visita este Festival, para além de música de todo o mundo vai ainda encontrar as ruas típicas bem compostas com artesanato, gastronomia, animação, expressões artísticas e onde em cada esquina tem a possibilidade de sentir que o resto do mundo veio até Loulé por estes dias.

A noite de 23 de Junho começava a aquecer e os Godai Project, um projecto original português, traziam a animação ao palco Bica. Num estilo descontraído e com influências de blues, rock e bossa-nova numa fusão de sonoridades, foi assim que este grupo formado por Inês Graça (voz e guitarra), Alex Caravela (guitarras acústicas), Mário Branco (teclados), Nuno Martins (baixo) e André Lopes (bateria) marcaram a sua presença neste festival.

Foi então a vez dos The Gilbert's Feed Band subirem ao Palco Castelo e transportarem-nos ao seu mundo imaginário e cheio de fantasia. Este agrupamento musical português não deixa ninguém indiferente ao apresentar um espectáculo irreverente cheio de atitude, acrobacias e animação. Música estrambólica é como auto-definem o seu som e o espectáculo que lhe dá vida acompanha o conceito ao colocar em palco diferentes surpresas e actuações circenses, espalhando pelo público grande animação.

Continuando em “terreno português” com Sean Riley & The Slowriders, originais de Coimbra, é altura de começar a actuação e depressa o recinto do palco Cerca ficou composto. Liderados por Afonso Rodrigues na voz e na guitarra, esta banda define-se pelos sons do rock. Cantam em Inglês e assim demonstram o que de qualidade se faz em Portugal.

A meia dúzia de passos somos agora transportados para a Nigéria com Seun Kuti & Egypt 80. As expectativas eram grandes e o palco Matriz foi o eleito para receber esta banda. Com uma grupo energético e bem disposto de trompetistas, saxofonistas, bateristas, guitarristas e bailarinas-coristas, Seun Kuti é quem lidera permitindo a apresentação individual de cada um na frente do palco e levando assim o público ao êxtase e a não colocar mais os pés no chão até ao final do concerto. Seun faz questão de relembrar o seu falecido pai, Fela Kuti, enquanto fundador da banda Egypt 80 que o acompanha e ainda hoje mantém muitos dos músicos.

Pelo segundo dia consecutivo, o palco Cerca tem as honras de fecho do festival e recebe desta vez Magnifico da Eslovénia. Com uma boa dose de excentricidade e exuberância, com um estilo único e uma performance original, Magnifico é uma mistura de conceitos e também de géneros musicais: do funk ao techno, do twist ao R&B, sempre com um toque dos ritmos Balcãs.

Actuações - 23 de Junho de 2011
Josué Nunes - Portugal
Toca Tintas - Portugal
Godai Project - Portugal
The Gilbert’s Feed Band - Portugal
Sean Riley & the Slowriders - Portugal
Outorga - Portugal
Seun Kuti & Egypt 80 - Nigéria
Mudo As Maria - Portugal
Os Golpes - Portugal
Magnífico - Eslovénia


REPORTAGEM MED 2011:
1º Dia (22 de Junho)
2º Dia (23 de Junho)
3º Dia (24 de Junho)
4º Dia (25 de Junho)



Para visualizar a galeria, deverá ter instalada a última versão do Adobe Flash Player



Voltar ao início


Fotos: Andreia Lopes
Texto: Juvenal Cruz
Agradecimentos: Câmara Municipal de Loulé
Festival: MED 2011
Local: Loulé, Algarve
Data: 23 Junho de 2011 (2º dia do festival)

0 comentários:

Enviar um comentário