[NOTÍCIAS]: Cartaz SAPO POSITIVE VIBES DO 15º SWtmn



Hoje em dia, o Palco Sapo Positive Vibes tornou-se num dos pilares do festival SWtmn, levando milhares de pessoas à Zambujeira do Mar só para ouvir as bandas que por lá passam. Em seis anos de existência, já por ali passaram nomes como Beenie Man, David Rodigan, Dub Inc, Jimmy Cliff, Steel Pulse, os lendários The Wailers, entre tantas outras referências do reggae, sem nunca esquecer bandas e artistas portugueses.

Assim, entre referências nacionais e internacionais, bem como valores em ascensão, a programação reservada ao 15º aniversário do maior festival de Verão do país foi escolhida a dedo, para viver a música no máximo, da melhor maneira possível!

LIKE THE MAN SAID, 4 de Agosto - Oriundos da Margem Sul, Vale da Amoreira, os Like The Man Said nasceram em 2001. Sendo uma banda Roots/Rock/Reggae, onde Consciência, Amor, uma filosofia Vegan são alguns dos temas em foco, a sua música está cheia de boas energias. O álbum de estreia, com fortes influências Roots /New Roots, brinda-nos com grandes participações: Lutan Fyah, One Love Family, Jonah Timilah, Cabrita e José Raminhos. Dia 4 de Agosto, têm honras de abertura de um dos mais importantes palcos reggae nacionais: o SAPO Positive Vibes.

BURRO BANTON, 4 de Agosto - Sendo um dos nomes notáveis associados à explosão do dancehall, em meados dos anos 80, Burro Banton é uma lenda do género. Nascido em 1956, na capital jamaicana, Banton começou o seu percurso ainda na década de 70, tendo trabalhado com variados sound systems desde então. Como MC e como DJ, o artista de Kingston é conhecido pela sua voz grave e pelo estilo agressivo das suas letras. Nos últimos anos, tem-se dedicado ao projecto Massive B, e a intensas digressões por todo o Mundo. O 15º SWtmn não podia ficar de fora e Burro Banton passa pela Zambujeira do Mar no dia 4 de Agosto, para que a festa comece da melhor forma.

FAYA FEX SOUND SYSTEM, 4 de Agosto - Formado por quatro amigos (Bernardo Paixão, Francisco Fonseca, João Martins e Ricardo Azurara) naturais de Lisboa, nascidos em 1989, o Faya Fex Sound System nasce em 2008, inspirado pelos Sounds já existentes em Portugal. Tudo começou quando descobriram a única loja de reggae em Lisboa e se aperceberam que a cultura Sound System se baseava a trabalhar com vinil. Hoje em dia, a sua biblioteca já conta com mais de 50 horas de diversos estilos de música Reggae, tais como Roots, New Roots e Dancehall e ainda alguns Dubplates. Tendo tocado em locais como a LxFactory, Absoluto, Paradise Garage ou Crew-Hassan, entre tantos outros, o ponto alto da sua carreira foi a segunda edição do No Mercy Sound Clash, de onde saíram vitoriosos, sucedendo a Jula Jah como Champion Sound. De passagem pela Zambujeira do Mar, os Faya Fex são um dos valores nacionais em aposta nesta 15ª edição do SWtmn.

BLOCO BLEQUE, 5 de Agosto - Na estrada desde 2007, o grupo tem na sua formação nomes conhecidos do cenário musical do Espírito Santo no Brasil: o guitarrista e vocalista Gustavo Macaco (que tocou na banda de rock Símios), o vocalista e guitarrista Alexandre Lima (figura conhecida nacionalmente por seu trabalho no grupo de rockongo Mahnimal), a cantora Juana Zanchetta (pinçada das rodas de samba de Vitória) e o Mestre Genivaldo (diretor de bateria da Escola de Samba Unidos de Jucutuquara, sete vezes campeã do Carnaval Capixaba), que comanda os percussionistas que participam da bateria do Bloco. No fundo, o Bloco Bleque é inspirado nos blocos de rua do Rio de Janeiro onde batucada, arte e poesia se fundem, num movimento que reúne vários artistas num só bloco.

JUNIOR KELLY, 5 de Agosto - Nome de referência no reggae internacional, Junior Kelly é conhecido naõ só pela sua música mas também pela sua dedicação ao movimento rastafari. Com mais de uma dúzia de álbuns editados, o jamaicano é conhecido pelas suas colaborações com Sizzla, Luciano e Anthony B e, naturalmente, pelas suas prestações ao vivo. Dia 5 de Agosto, passa no SWtmn com a tarefa de mostrar ao público nacional por que razão é um dos nomes mais respeitados da cena reggae actual. E temos a certeza que não vai desapontar.

QUEEN IFRICA feat. TONY REBEL, 5 de Agosto - Quando uma mulher vence num mundo quase exclusivamente só de homens, o mérito é a dobrar. Por isso, não é de estranhar que o respeito por Queen Ifrica na comunidade rastafari seja inabalável. Com uma carreira musical iniciada em 1995, a filha do lendário Derrick Morgan tornou-se uma referência incontornável do reggae actual. Em parceria com Tony Rebel, um nome de relevo no panorama internacional, tem corrido o Mundo espalhando a mensagem de Jah e as good vibes do reggae. Juntos, vão fazer com que a festa do 15ºSWtmn, no dia 5 de Agosto seja absolutamente inesquecível.

BIG BADDA BOOM SOUND SYSTEM, 5 de Agosto - Sound System nascido em Setembro de 2006 nos arredores de Lisboa, juntou três amigos que já há algum tempo se identificavam com a música vinda das Caraíbas. Em apenas cinco anos de existência Big Badda Boom já actuou ao lado de quase todos os sound systems de Portugal, bem como em concertos de artistas como Max Romeo, Collie Buddz ou Lukie D. Com mais de 150 actuações o Big Badda Boom Sound System já espalhou vibrações de Norte a Sul de Portugal, em inúmeras festas académicas e palcos de referência como o próprio Positive Vibes. Para além de todo o trabalho dentro de Portugal, Big Badda Boom é o Sound System nacional que mais tocou a Europa nos últimos anos, com datas em Espanha, Itália e, mais recentemente, Alemanha. No segundo dia de SWtmn, prometem levar a Zambujeira do Mar ao rubro!

SENTINEL, 5 de Agosto - Sound System alemão de renome, os Sentinel chegaram à ribalta ainda no ano de 2003. Oito anos depois da revelação no RIDDIM Soundclash de Munique, os Sentinel continuam a fazer história, trabalhando regularmente com artistas como Beres Hammond, Buju Banton, Sizzla, Bounty Killer ou Beenie Man. A sua série “Sentinel Dancehall Mixes”, com edições anuais dedicadas não apenas ao dancehall mas a toda a cultura reggae, tornou-se lendária, tal como Sound System. Dia 5 de Agosto, a história dos Sentinel escreve-se na Zambujeira do Mar.

AGIR, 6 de Agosto - Cantor, compositor e produtor, Agir é um dos mais multifacetados músicos portugueses de nova geração. Apesar de só ter editado o seu álbum de estreia no final do Verão passado, o percurso de Agir na música conta já com vários anos de actuações pelo país fora. Além de ter andado dois anos em digressão com Paulo de Carvalho, há mais de cinco anos que o autor de êxitos como “Wella” ou “Desculpa” tem vindo a actuar por discotecas em todo o país, sobretudo em formato DJSet. Absolutamente ecléctico, Bernardo Costa – ou Agir – mostra que apesar de a sua música assentar nas bases fundamentais do Dancehall, é possível fundir o género com Hip-Hop, Reggae, Soul ou House. No SWtmn, Agir prepara-se para levantar o pó do chão, actuando para milhares de pessoas que há muito esperavam por uma oportunidade destas.

ALPHA BLONDY, 6 de Agosto - A história do reggae africano com certeza não seria a mesma sem Alpha Blondy. Considerado uma espécie de Bob Marley afro, com discursos contra o Apartheid e as brigas tribais que dominam o continente, Alpha Blondy, um dos grandes nomes do reggae mundial, acaba de lançar seu novo álbum. “Vision” chega ao mercado após três anos do aclamado “Jah Victory”. Como habitualmente, nos seus trabalhos mais recentes, o álbum possui uma dosagem de rock e outras influências sem fugir do reggae raiz tradicional que marcou a sua carreira. Este álbum marca o 15º de originais na carreira de Blondy, que conta já com 30 anos. Blondy nasceu em Seydou Kone na Costa do Marfim. Iniciou a sua carreira como vocalista da banda de rock Atomic Vibrations mas rapidamente se virou para o lado do reggae após ouvir Bob Marley & The Wailers. Os seus primeiros trabalhos foram gravados em terras jamaicanas. Trabalhou como tradutor na TV inglesa e iniciou a sua carreira de glórias com o álbum “Cocody Rock”, corria o ano de 1984. Três anos depois, lançou a sua obra-prima, o álbum “Jerusalém”. Gravado com os The Wailers, o disco inclui mensagens religiosas e sociais da melhor qualidade, cantadas em inglês, francês, hebraico e ainda no dialecto africano dioula.

NU BAI SOUND SYSTEM, 6 de Agosto - O Nu Bai Sound System é um colectivo de Selectas e Hosters que viu na cultura que advém da música Reggae uma forma positiva de estar na vida, exprimindo-se através dela. Em Maio de 2003, Lisboa via assim nascer o Nu Bai Sound que começou a ganhar reconhecimento devido às suas animadas performances nocturnas, assegurando residências no Mood em Lisboa, Tamariz no Estoril, Senhora do Rio na Praia Grande ou Ouriço na Ericeira. Já subiram a grandes palcos como SWtmn em 2007 ou o Super Bock Surf Fest em 2005 e 2006, bem como várias festa académicas, partilhando o palco com nomes de proa como David Rodigan, Pow Pow Movement, Richie Spice, Max Romeo ou Dub Incorporation. Já com treze mixtapes editadas, escolher a melhor música para a celebração do 15º aniversário do SWtmn não será de todo um problema para um dos melhores Sound Systems nacionais.

TONY MATTERHORN, 6 de Agosto - Directamente de Kingston na Jamaica, chega Tony Matterhorn, veterano do dancehall com uma carreira de quase 20 anos. O seu percurso na música começou no início dos anos 90, no entanto foi já neste século que viu o seu trabalho reconhecido mundialmente. O seu single de 2006, “Dutty Wine”, foi um caso raro de sucesso nas tabelas de dancehall britânicas, com direito a lugar na Billboard R&B Hip-hop Chart, onde alcançou um honroso 35ºlugar. Este ano, já lançou sete novos sons, que se espera que leve ao SWtmn, para brindar a Zambujeira do Mar com o melhor dancehall jamaicano.

SOULS OF FIRE, 7 de Agosto - Formados na Praia de Leça, no Porto, no ano 2000 os Souls of Fire são antes de mais um grupo de amigos que abraça a praia, num espírito de comunhão. Uma banda de todos e para todos, cujo primeiro disco, “Comunicar”, foi editado em 2006. Altamente elogiados e acarinhados pelo público, em 2009, e depois de três anos a escrever novas canções, editaram o segundo trabalho, intitulado “Subentender”. O principal desafio desse álbum era ser ainda mais verdadeiro que o primeiro, mais interventivo, que retratasse experiências e momentos marcantes da banda, tais como o concerto com Skatalites, a experiência de trabalhar com Jim Fox em 2006, concertos com Alpha Blondy, os Waillers, Gentleman, Groundation…e tantos mais! Entretanto, e enquanto preparam um novo disco, continuam a crescer, a dar concertos e a fazer aquilo que mais os motiva: partilhar música e fazer amigos. Dia 7 de Agosto, no SWtmn, não será diferente.

INNER CIRCLE, 7 de Agosto - Com o seu álbum de estreia editado em 1974, os Inner Circle são uma das bandas lendárias do movimento reggae. Reconhecidos por êxitos como “Bad Boys”, "Sweat (A La La La La Long)" ou “Game People Play”, foi entre o final dos anos 80 e o início dos anos 90, que a banda jamaicana atingiu o sucesso planetário. Desde então, tem-se mantido no activo, com cinco álbuns editados nesta década e uma notável carreira na gestão de um dos estúdios mais conceituados de Miami, o Circle House. No SWtmn actuam na última noite, sendo uma das bandas reggae mais aguardadas no nosso país.

FIRESTARTER SOUND, 7 de Agosto - O Firestarter Sound nasceu em meados de 2006, pelas mãos de Emerson Ferreira da Positive Vibes, após ter organizado várias festas SoundSystem e de se ter apaixonado pela cultura. Sentiu assim necessidade de criar o seu próprio SoundSystem. Focado no trabalho e sem tempo para tocar, é muito raro ver Firestarter a tocar desde 2007. Contudo, em Abril deste ano, o sound system acolheu um novo membro, Selecta Rafa. Entre palcos de renome - como o Sapo Positive Vibes ou Super Bock Surf Fest – e as ondas hertzianas da Rádio SWtmn, o Firestarter Sound tem provado estar em forma, pelo que a actuação marcada para dia 7 de Agosto não desapontará os milhares de pessoas que se deslocam até à Zambujeira do Mar para ouvir o melhor reggae.

ULTIMATE REGGAE BASHMENT - Supersonic vs Herb-a-lize It, 7 de Agosto - Os Supersonic vêm de Berlim e são um dos mais interessantes projectos reggae do momento. No activo desde 1998. Em 2007 editaram finalmente o primeiro álbum que recolheu excelentes críticas junto da imprensa. Entretanto, nos últimos anos, deram a volta ao Mundo, tendo adquirido uma enorme experiência de palco. Do outro lado, Vindos directamente da Holanda chegam-nos os Herb-a-lize it. O grupo começou quando Stef, o engenheiro de estúdio, visitou a Jamaica, em 1995. Entre o reggae e o dance hall, dos concertos dos Herb-a-lize it diz-se que não há dois iguais. Numa actuação imperdível, o SAPO Positive Vibes, despede-se encerra o 15º SWtmn com a promessa de fazer da Zambujeira do Mar o maior Sound Clash do país.


PALCO SAPO POSITIVE VIBES
LIKE THE MAN SAID | 4 de Agosto
BURRO BANTON | 4 de Agosto
FAYA FEX SOUND SYSTEM | 4 de Agosto
BLOCO BLEQUE | 5 de Agosto
JUNIOR KELLY | 5 de Agosto
QUEEN IFRICA feat. TONY REBEL | 5 de Agosto
BIG BADDA BOOM SOUND SYSTEM | 5 de Agosto
SENTINEL | 5 de Agosto
AGIR | 6 de Agosto
ALPHA BLONDY | 6 de Agosto
NU BAI SOUND SYSTEM | 6 de Agosto
TONY MATTERHORN | 6 de Agosto
SOULS OF FIRE | 7 de Agosto
INNER CIRCLE | 7 de Agosto
FIRESTARTER SOUND | 7 de Agosto
ULTIMATE REGGAE BASHMENT - Supersonic vs Herb-a-lize It | 7 de Agosto



[+]info: www.sudoestetmn.com

0 comentários:

Enviar um comentário