[REPORTAGEM]: Yann Tiersen | Lx Factory | 05 de Maio 2011



O multi-instrumentista francês Yann Tiersen, começou dia 4 a sua tour Europeia de apresentação do novo álbum Dust Lane, lançado no passado mês de Outubro de 2010.

Ontem, na segunda data da tour de promoção do referido álbum, passou pelo Lx Factory, em Lisboa (passando também pelo Porto dia 7), pouco mais de um ano depois de ter tocado três datas em Portugal, entre as quais no CCB, onde já tinha deixado um cheirinho das suas novas tendências, acompanhado da sua banda post-rock.

Para abrir a noite, e enquanto ainda se iam juntando algumas pessoas, subiram ao palco os Lousy Guru. Embora com um estilo difícil de definir, deram um concerto alegre, recheado de vozes, desde os coros energéticos às vozes à capela. Uma banda ideal para começar a noite, acompanhada de vários instrumentos, entre os quais o acordeão.

Há muito que o músico que se celebrizou pelas bandas sonoras de filmes como, "O Fabuloso Destino de Amélie" e "Adeus Lenin", deixou este registo clássico. No entanto, minutos antes de Yann Tiersen subir ao palco, por entre a plateia dos jovens que dizem saber das novas tendências rock do músico, paira uma esperança de que o génio do acordeão e do piano nos brinde com um dos seus temas mais antigos.
Mas a tela na parte de traz do palco não engana ninguém, este é o lançamento do novo álbum de Yann Tiersen, que se sabe ter novas sonoridades e influências, algo que já vem de álbuns anteriores como Les Ratrouvailles, e que Yann explica "o meu objectivo foi apresentar o contraste entre o eléctrico denso e uma parte mais sóbria e minimalista mesmo calma".

Depois de uma espera repleta de expectativas, bem como curiosidade, e após as afinações dos mil instrumentos, apagam-se as luzes, e a sala enche-se de aplausos imediatos que transparecem admiração.
O concerto começa com um frenesim de cordas e percussão, que rapidamente confirmou, para os mais incrédulos que estávamos na presença de do novo Yann e a sua banda.
O violino continua lá, para dar o seu toque mais personalizado, e por vezes, quando toca sozinho nos braços do talentoso músico, relembra-nos que estamos na presença de um génio.
De repente agarra-se à guitarra e revela-se efusivo, já ninguém o pára. Além de tocar também canta, e desta vez em Inglês. Dust Lane é o primeiro álbum em que tanto as letras como os títulos das músicas são todos em inglês.
À medida que se desenrola o concerto, entre teclas electrónicas, sente-se a falta do acordeão e do piano. O público divide-se, há os que dançam e aqueles mais reticentes. Mas sem hesitar, no fim de cada música aplaudem sempre com gritos de entusiasmo. O Yann pega no violino e ouve-se um silêncio ensurdecedor, para dar espaço a quem sabe. Toca a solo. E o restante silêncio permanece. Desta vez os aplausos excedem-se. Era um momento assim que muitos esperavam.
O concerto continua, instrumentos frenéticos, luzes intermitentes, e um Yann sorridente. Algumas músicas mostram-se mais melancólicas, talvez espelhando acontecimentos como a morte da sua mãe, que aconteceu durante a gravação deste álbum.

De uma forma geral Yann mostrou-se electrizante, num novo formato, menos individualista, mais acompanhado, mas muito longe daquilo que o celebrizou. Talvez por isso aquando do encore, presenteou-nos com a Valse d'Amélie, numa versão muito subtil, adaptada ao novo registo.

Não se ouviu piano, ou acordeão, os instrumentos que mais caracterizavam a sonoridade deste músico. É sem dúvida uma nova fase, melhor ou pior? Diferente. Mas continua a transpirar talento.

Lousy Guru


Para visualizar a galeria, deverá ter instalada a última versão do Adobe Flash Player


Yann Tiersen


Para visualizar a galeria, deverá ter instalada a última versão do Adobe Flash Player


Voltar ao início


Fotos: Rui Gaiola
Texto: Joana Duarte
Agradecimentos: SMOG
Músico: Yann Tiersen
Local: Lx Factory, Lisboa
Data: 5 Maio de 2011
Site Oficial do Músico: www.yanntiersen.com

0 comentários:

Enviar um comentário