[NOTÍCIAS]: Natiruts no Festival Marés Vivas 2011



Os Natiruts "estão de volta!" E estão de volta para actuar no MVtmn … Este é o recado em "Raçaman", sucesso que faz parte do novo disco homônimo da banda. No dia em que actuam Manu Chao e Xutos e Pontapés, os Natiruts vão fazer as honras de abertura do Palco TMN, no qual vão apresentar o seu ultimo disco "Raçaman".

Sendo um dos mais populares nomes da música brasileira, os Natiruts acabam por ter a responsabilidade de inovar sempre, e vem sendo assim durante anos. Desde as suas primeiras aparições, o reggae, visto como um movimento não só musical, mas também sócio-cultural, começou a ser visto e considerado pela grande media, o que só aumentou a responsabilidade citada.

Mas para os Natiruts, INOVAR é algo natural. Bom exemplo disso foi quando eles passaram a abrir os seus espectáculos com o que havia de mais ácido na vertente "obscura" do reggae: o DUB, e os seus famosos Soundsystems. Saía então o NATIDUB, um formato que trouxe o público, de uma maneira geral, para perto desta cultura underground jamaicana, e, claro, de dois dos seus maiores representantes, Mad Professor e U-roy, ambos já trazidos ao Brasil pela Zeroneutro, empresa responsável pela gestão empresarial dos "Natiruts".
Mais tarde, veio a mania nacional... O "Reggae Power!" Não tinham como escapar. De 10 em 10 minutos, dava Natiruts nas rádios, independente dos géneros destas! Numa maratona incessante de espectáculos, o reggae de Brasília chegava a ouvidos nunca antes explorados e os fãs não paravam de crescer. Concertos lotados, DVD de ouro, enfim, a "cereja do bolo" para um trabalho feito com todo o carinho e atenção. Depois de várias metas alcançadas, chegou a hora de se recolherem para um novo trabalho... E este chega em forma de single, no qual fica claro: Viemos para "incomodar".
"A Nova música dos Natiruts", anunciavam os locutores das principais rádios brasileiras. Enquanto os primeiros segundos de "Raçaman" foram executados, era impossível não notar a força do instrumental e a imponência da mensagem. Sem perder a identidade em nenhum momento, os Natiruts trouxeram uma sonoridade mais moderna e um conceito artístico tão contundente, que faz com que o trabalho transcenda as barreiras, muitas vezes preconceituosas, do reggae nacional. Alexandre Carlo é o produtor artístico, compositor de todas as canções do disco e um dos principais responsáveis por todo o perfeccionismo que dita à cena brasileira o nível que o reggae MERECE estar perante a media.
O que é desculpa para um, é motivo de luta para outro. Os Natiruts reescreveram parte da história do reggae de forma independente, ou seja, sem nenhuma editora. Mesmo assim, o trabalho foi com força para todos os cantos do Brasil e para muitas partes do mundo!
Grande parte dos recursos adquiridos nos concertos, venda de discos e DVDs é claramente visto como subsídio para os ousados próximos passos. O disco "Raçaman" tem uma ficha técnica de se admirar. As bases foram gravadas nos antigos estúdios da Transamérica, onde Djavan, Legião Urbana e até Raul Seixas já gravaram. As vozes foram captadas em São Paulo, Brasília e, a maior parte, no Rio de Janeiro, no conceituado estúdio AR.

Na mixagem, podemos perceber incisivamente a preocupação de se fazer uma obra diferenciada. Os Natiruts foram para Londres, mais precisamente para os estúdios Ariwa, do lendário Mad Professor. Lá, praticamente 90% do disco teve um toque especial de "Mad", o que poderá ser notado claramente pelos mais exigentes amantes do verdadeiro reggae roots tradicional. Para a masterização, os Natiruts voltaram ao Brasil, para as mãos de outro ícone do setor, Carlinhos Freitas.
O disco começa com a própria "Raçaman", em uma mistura das genialidades de Alexandre Carlo e de Mad Professor. A mensagem crua e sonora de Alexandre, passa entre os efeitos típicos do Dub, é o tempero deste som. Caixa e baixo marcam forte em prol de um ritmo contagiante e imponente.

Do dançante, agora caímos num reggae arrastado, "gostoso", daqueles que fazem as pessoas "viajar".

Quem conhece os Natiruts, sabe. Quando um novo trabalho entra em cena, não é só nas músicas que sentimos a diferença. A parte visual dos concertos também leva um toque todo especial e condizente com a proposta atual. Em "Raçaman", a banda promete surpreender com um resgate à cultura brasileira.
Prometem uma experiência única de imersão musical, dando um toque cénico a cada canção executada. Quem for conferir o resultado, verá claramente o cuidado que os Natiruts, e sua empenhada produção, têm em trazer sempre uma novidade que surpreenda, não necessariamente baseado na tecnologia gratuita e sem significado, mas, sim, em obras feitas com o coração, cheio de valor sentimental e cultura.


NATIRUTS
14 DE JULHO | MARÉS VIVAS







Cartaz Completo
[+]info: www.peventertainment.pt

0 comentários:

Enviar um comentário