[NOTÍCIAS]: Cartaz do Groovebox completo.



Ao décimo quinto aniversário, o espaço de eleição dos festivaleiros adeptos da electrónica volta a surpreender – depois do anúncio de Gui Borratto e Richie Hawtin, completa-se o cartaz do Groovebox com uma mão cheia de nomes de peso, entre os quais não podia faltar Rui Vargas, uma presença assídua em 15 anos do festival.

Entre revelações e nomes estabelecidos, o cartaz do Groovebox orgulha-se de apresentar artistas de relevo nos panoramas nacional e internacional, presenteando o público com muito mais do que uma série de actuações. Para dançar até altas horas da madrugada em versão non-stop e ao som dos DJ’s mais aliciantes do momento.

BART, dia 4 de Agosto - Nascido em 1977, Bart Cruz tem sido um amante de música desde que se lembra. Dj há cerca de seis anos, o seu trabalho relacionado com a música electrónica tem sido desenvolvido não apenas a tocar discos, mas também lançando novos artistas e quebrando barreiras entre a cena nacional e internacional, graças à sua editora, a Feed Me Records. Reconhecido entre os seus pares pela sua versatilidade musical, oscilando entre o house, o techno e ambiências que tanto podem ser viradas para o dub, como para um trance minimal. Fazendo jus ao seu currículo que inclui vários festivais internacionais, Bart actuará no festival SWtmn, com a árdua tarefa de abrir a pista do Groovebox para os quatro dias de celebração musical contínua.

ZÉ SALVADOR & SERGINHO, dia 4 de Agosto - Zé Salvador é um dos djs portugueses com créditos já firmados, coleccionando presenças regulares em alguns dos melhores clubes nacionais e o reconhecimento tanto do público, como da crítica especializada. Apesar do seu low profile, que é aliás, uma das suas imagens de marca, Serginho tem vindo a destacar-se como outro incontornável cultor da vertente mais estratosférica e estilizada da house no Norte. Recentemente, criou o projecto Blá Blá Blá, juntamente com André Mecre, tendo editado o seu 1º EP, "Prisma", pela editora Unless Records. O disco recebeu boa crítica a nível internacional e atingiu o #1 buzz chart na Alemanha. Juntos, têm actuação marcada para dia 4 de Agosto, no Groovebox do SWtmn, aquecendo a pista para quatro dias de festival.

SIERRA SAM (LIVE), dia 4 de Agosto - Nas lides da música electrónica há mais de uma década, Sammy Goossens aka Sierra Sam tornou-se um dos nomes mais relevantes da cena electrónica belga. Com registos lançados por editoras como a Reload, a Pure Plastic, a Müller, entre tantas outras, os dotes de produção de Sierra Sam têm sido elogiados por figuras como Luciano, Loco Dice, M.A.N.D.Y, Richie Hawtin ou Tiefschwarz. Actualmente, reside em Berlim, sendo Label Manager da Tuning Spork e da Contexterrior. Com lançamentos programados na Dame Music e na Dirt Crew, Sierra Sam destaca-se dos seus pares pelo seu trabalho incansável de produção, algo que se revela também nas suas prestações ao vivo. Dia 4 de Agosto, terá a difícil tarefa de aquecer a pista de dança para a actuação de Gui Boratto. No entanto, o artista belga não se intimida e promete uma noite sem igual.

MIGUEL NETO, dia 5 de Agosto - Apaixonado pela música electrónica dos anos 90, primeiro como consumidor e só depois como DJ, Miguel Neto sempre se inclinou para o house e para o techno. Frequentador assíduo da cena electrónica berlinense, a música alemã acaba por ser a sua maior influência. Deste modo, não é de estranhar que encontremos na sua música uma tendência minimalista, onde o analógico se funde com o digital, numa selecção que prima pela qualidade e pelo ecletismo com que brinda a pista de dança. Nos últimos anos, passou pelos principais clubes do sul do país, por festivais de verão de relevo como o Super Bock Surf Fest em Sagres e tem garantido uma presença mensal no programa de rádio “Assemble Radio” da Oxigénio, conquistando assim um lugar de destaque no panorama nacional. Actualmente, está a criar a sua própria editora juntamente com Joao Maria – a Assemble Music. De passagem pela Zambujeira do Mar dia 6 de Agosto, Miguel Neto promete um set dinâmico e irresistível, pronto a satisfazer os ouvidos mais exigentes e os corpos com mais vontade de dançar.

JOAO MARIA & ANTÓNIO ALVES, dia 5 de Agosto - Se, por um lado, Joao Maria é um dos nomes mais sólidos e respeitados da nova geração de Djs portugueses, por outro António Alves tem conseguido afirmar-se como uma das grandes promessas da cena nacional. No que toca a Joao Maria, a paixão pela música é o seu motor e o seu maior trunfo, explorando isso tanto nas suas actuações ao vivo como nos diversos programas de rádio que assina. Nos últimos anos tem feito parte da programação dos melhores festivais nacionais, entre os quais o SWtmn. António Alves, apesar de contar com apenas 26 de idade, promove projectos musicais em várias frentes desdobrando-se entre clubes e iniciativas online como o mediático Mamilo.org . Sexta-feira, dia 5 de Agosto, serão donos e senhores do Groovebox, com a garantia de fazer dançar até não se poder mais.

CASSY, dia 5 de Agosto - De seu nome Catherine Britton, Cassy é uma das figuras mais empolgantes da música electrónica actualmente. Nascida em Inglaterra, criada na Áustria e habitante de Berlim desde 2003, a perspectiva de Cassy sobre a música é uma fusão de tudo o que foi assimilando pelo caminho. Entre o house e o minimal, o trabalho de Cassy move-se sempre à volta de um ecletismo, que está muito para lá do universo electrónico. Entre as suas influências encontramos nomes tão distintos como Talking Heads, Elle Fitzgerald, Madness ou Joseph Haydn. Assim, não é de estranhar que o seu trabalho tanto na pista como enquanto produtora se revele como uma lufada de ar fresco num mundo praticamente dominado por homens. Dia 5 de Agosto, será a rainha do Groovebox, provando que o mais importante é sempre a vontade de fazer dançar.

RARESH, dia 5 de Agosto - Tendo conseguido o reconhecimento de gigantes do universo electrónico como Sven Väth ou Ricardo Villalobos ainda no início da sua carreira, Raresh é um caso raro de sucesso meteórico. Depois de ter tocado em vários clubes na sua cidade natal, Bacau, o artista muda-se para Bucareste, o centro da actividade musical na Roménia. Aí, mergulha definitivamente na cena electrónica, assinando pela primeira vez com uma agência de booking, a Sunrise, garantido assim uma residência em todos os eventos Sunrise desse verão, onde partilhou a cabine com nomes como Steve Bug ou Richie Hawtin. O salto não se fez esperar. Depois de ter conseguido a atenção de Villalobos, não demorou muito para que se mudasse para a Cocoon, entrando no circuito internacional de DJs. Raresh é um fenómeno rítimico, com um surpreendente e eclético gosto musical, isto para além de uma capacidade técnica tremenda. Dia 5 de Agosto, a pista de dança da Groovebox vai ser pequena demais para a festa que se vai fazer ao som deste artista romeno.

HUGO SANTANA, dia 6 de Agosto - Hugo Santana não é um novato nestas coisas da electrónica. Tendo iniciado o seu percurso na pista de dança do lado de cá da cabine, a sua paixão pela música fez com que tudo mudasse em 2002 – altura em que decide tomar conta dos decks e da mesa de mistura. Desde então, não tem parado, coleccionando actuações em clubes de referência como o Lux, o Paradise Garage ou o extinto Cabaret Maxime, entre tantos outros, e garantindo residências no Op Art, Estado Líquido e na discoteca Horta da Fonte. Tendo passado pelo SWtmn em anos anteriores, Hugo Santana promete voltar a não desiludir todos aqueles que quiserem fazer da Zambujeira do Mar a maior pista de dança do país, no dia 6 de Agosto.

RUI VARGAS & ANDRÉ CASCAIS, dia 6 de Agosto - Rui Vargas é, sem sombra de dúvida, um divulgador de música de dança (e não só…) nato. Seja qual for o registo, os pontos de contacto que estabelece entre coisas aparentemente distantes é algo que faz com a naturalidade que um conhecimento enorme permite. E que o distingue. É essa perseverança de paixão pela procura de música que o faz ser, ano após ano, uma das referências em Portugal enquanto DJ. Talvez por isto tudo, a partilha da cabine com André Cascais pareça tão natural a quem conhece os dois. É que André Cascais comunga de tanto do que já foi dito, desde a procura à divulgação a colocar o disco certo para o momento certo. Foi isso que Giles Smith viu nele quando o convida para residente das selectas festas londrinas Secretsundaze, umas daquelas festas que fazem Londres ser Londres. O mesmo que viu Rui Vargas quando o convida para fazer o mesmo no Lux. Tem sido o encontro de ambos, mês após mês, nas cabines do Lux e do Pitch ou nos maiores festivais portugueses, que os leva a acreditar que é mais divertido tocarem assim, juntos. Porque o outro pensa e sente como nós. Ou então, nos surpreende. Quando as duas coisas acontecem, como acontece aqui, então, é a pista que agradece.

MARA TRAX (MAAYAN NIDAM & VERA), dia 6 de Agosto - Projecto de Maayan Nidam (aka Miss Fitz) e Vera Heindel, Mara Trax é uma explosão rítmica virada para o house. Entre o deep e o minimal, o old school e a música mais recente, a abordagem que a dupla tem à pista de dança distingue-se pela simplicidade aliada à preocupação constante com o groove. É, aliás, debaixo desse desejo de fusão entre a música de dança “tradicional” e as novas tendências que se desenha a simbiose entre as duas artistas. Apesar de ambas as djs terem alcançado sucesso individualmente, sendo parte integrante da sempre emocionante cena electrónica alemã, quando se juntam na cabine – apesar de não trabalharem juntas há muito tempo - a magia acontece. E é essa a magia que ninguém poderá perder, dia 6 de Agosto, na Groovebox do 15º SWtmn.

ZIP, dia 6 de Agosto - Co-fundador da mítica editora Perlon, Thomas Franzmann aka Dimbiman aka Zip iniciou a sua carreira musical há mais de vinte anos. Antes de se ter tornado DJ e produtor, Thomas já passou por bandas de formação tradicional e projectos audiovisuais, mas, quando em 1997, funda a mítica Perlon juntamente com Markus Nikolai, o seu caminho mudou drasticamente. Zip é, hoje em dia, uma referência da música de dança internacional, com residência em clubes de topo como o Robert Johnson (Offenbach) ou o Panorama Bar (Berlin). Ocasionalmente, também tem integrado os painéis de jam sessions promovidas por Ricardo Villalobos e Richie Hawtin. Com um currículo imbatível e um gosto musical apurado, dia 6 de Agosto, não há desculpas para faltar à festa que Zip vai levar até ao Groovebox do SWtmn.

FRESHKITOS, dia 7 de Agosto - No início do ano 2004, inspirados na projecção de algumas duplas da altura, os jovens e entusiastas Gustavo Pereira e Filipe Rodrigues (Philly) uniram-se dando origem aos Freshkitos. Com intrépidas pretensões desde o início, conferiram ao underground português a inovação e dinâmica de que este parecia carecer. A força e a diversidade transparecidas nos seus sets contagiam e harmonizam os espaços de renome onde actuam, dentro e fora do país, cultivando gerações. Em 2008, altura em que cada vez mais se aposta na dance scene portuense e a baixa do Porto se encontra em constante rejuvenescimento, inauguram, em conjunto com Nuno F. o Gare Club, ponto de passagem obrigatório na cidade. Situado junto à Estação de São Bento (daí a inspiração para o nome) tornou-se um conceituado espaço dedicado essencialmente ao panorama electrónico em geral e às novas tendências a que este se liga, por onde passaram já alguns dos grandes nomes da música nacional e internacional, como Richard Dorfmeister, Gui Boratto, Magda ou Sven Väth, entre outros. No SWtmn actuam no último dia, juntando assim a companhia de Richie Hawtin ao seu vasto currículo, e aquecendo a pista naquela que será, certamente, uma das noites mais quentes do ano.

STEREO ADDICTION, dia 7 de Agosto - Veteranos de actuações no Sudoeste TMN, os Stereo Addiction são conhecidos pelas suas prestações incansáveis. Apesar de terem iniciado carreiras distintas a solo muito antes de serem uma dupla, a verdade é que a relação que John-E e Gustavo desenrolaram à volta da música é quase uma história de amor. O final, claro está, tem sido feliz, com o duo a integrar o cartaz de vários festivais de renome e a partilhar a cabine com referências como Carl Cox, John Digweed ou Sasha. Dia 7 de Agosto, regressam à Zambujeira do Mar para que toda a gente dance até de madrugada, ao som da melhor banda sonora possível.

HELLO? REPEAT SOUNDSYSTEM (DAZE MAXIM & JAN KRUEGER), dia 7 de Agosto - Podíamos dizer que Daze Maxim e Jan Krueger são os dois nomes que formam o projecto Hello? Repeat Soundystem. No entanto, o trabalho que têm desenvolvido juntos é quase a definição de simbiose. De um lado a produção, conhecimento e teoria musical de Dan, do outro as capacidades técnicas de Jan enquanto DJ. Mais do que um duo de música electrónica, os Hello? Repeat Soundystem são uma equipa, onde se joga com o melhor do techno e do house, sem limites de idade. No fundo, são campeões de maratonas de vinil tocado por noites dentro e madrugadas fora. Na última noite de SWtmn, passam pelo Groovebox para brindar o público português com uma actuação que será, certamente, inesquecível.


BART | 4 AGOSTO
ZÉ SALVADOR & SERGINHO | 4 AGOSTO
SIERRA SAM (LIVE) | 4 AGOSTO
MIGUEL NETO | 5 AGOSTO
JOAO MARIA & ANTÓNIO ALVES | 5 AGOSTO
CASSY | 5 AGOSTO
RARESH | 5 AGOSTO
HUGO SANTANA | 6 AGOSTO
RUI VARGAS & ANDRÉ CASCAIS | 6 AGOSTO
MARA TRAX (MAAYAN NIDAM & VERA) | 6 AGOSTO
ZIP | 6 AGOSTO
FRESHKITOS | 7 AGOSTO
STEREO ADDICTION | 7 AGOSTO
HELLO? REPEAT SOUNDSYSTEM (DAZE MAXIM & JAN KRUEGER) | 7 AGOSTO


Cartaz Completo
[+]info: www.sudoestetmn.com

0 comentários:

Enviar um comentário